****** Bem Vindos ao Site dos Cadetes da Ovarense ****** Welcome to the Ovarense Cadetes Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

terça-feira, maio 31, 2011

Cadetes Femininas: Classificação Fase Final Inter-Associações

Cadetes Femininas: Resultado da 2ª Jornada Fase Final Inter-Associações

Fundamentos Tácticos: Defesa Zonas Interiores

Cadetes B: Vitoria clara e merecida deixa quase resolvida a eliminátoria

A Ovarense venceu este sábado em Sangalhos a equipa local por 69-46 na primeira mão da eliminatoria para os 3º/4º classificados e ficou a um passo de assegurar a última posição do pódio  no campeonato distrital. A equipa vareira entrou bem na partida conseguindo desde cedo tomar conta do jogo e salvo uma pequena quebra no segundo quarto nunca teve a vitoria em risco.

Durante o primeiro período (28-15) a nossa equipa manteve um ritmo de jogo alto, controlando bem as tabelas, com bom sentido colectivo tanto nos processos ofensivos como nos defensivos, com boa dinâmica nas transições e razoáveis percentagens na finalização. O parcial de 11-2 nos primeiros 2m30 foi muito importante para ganhar confiança e consolidar uma boa prestação no resto do período.

No segundo quarto não conseguimos manter o mesmo nível por culpa própria. Excessos de individualismo, algum desequilíbrio emocional, pouco esclarecimento nas transições (9 «turnovers») e más selecções de lançamento estiveram na base de uma prestação menos positiva. Num período em que ambas equipas estiveram muito mal (quatro minutos sem fazer cesto e 2-1 nos primeiros seis minutos de jogo) estivemos muito mal em todos os capítulos do jogo e só não fomos mais penalizados dado que os bairradinos estiveram muito mal na concretização.

Após o intervalo, a equipa reentrou mais organizada e centrada no jogo. Esperava-se uma reacção forte dos locais mas tal não aconteceu muito por mérito da nossa postura defensiva sendo que fomos mais eficazes a fechar a nossa zona da pintura obrigando ao nosso adversário a procurar os lançamentos exteriores onde revelaram pouca eficácia. Em termos ofensivos não tivemos grandes percentagens   mas conseguimos tirar proveito dos segundos lançamentos (6 pontos) ao bater-nos bem nos ressaltos ofensivos. Esta boa prestação deu-nos a vitória no parcial por 14-09.

Nos derradeiros dez minutos (18-12) acabamos por fazer um jogo sereno mantendo a mesma toada em campo mas conseguimos explorar mais o contra ataque onde tivemos bom aproveitamento e fomos dilatando o resultado até alcançar um a vitória por uma vantagem significativa que nos deixa com pé e meio no terceiro lugar na classificação final.

Temos mais um jogo no próximo fim de semana e não podemos baixar os braços. O objectivo passa por vencer e obter a melhor classificação possível. A equipa agradece todo o apoio de quem os acompanha permanentemente em todos os seus jogos e dedica deseja as rápidas melhoras ao seu atleta Diogo Miranda que não pode dar o seu contributo devido a lesão.

Boa atitude em campo durante grande parte do jogo com concentração, agressividade e sentido colectivo. Bom aproveitamento dos segundos lançamentos em momentos chaves da partida. Percentagens razoáveis na finalização (37% em LC e 40% em L2). Controlo da tabela defensiva.

Baixo aproveitamento nos contra ataques (42%); Falta de concentração e primacia do  individualismo sobre o trabalho colectivo no segundo período; Baixa percentagem nos lances livres (35%). Desequilíbrios emocionais de alguns atletas prejudicando o grupo com as suas atitudes.


Parciais: (28-15) (09-10) (14-09) (18-12)
Marcador: (28-15) (37-25) (51-34) (69-46)

Jogaram: João Prijs, João Marques, Luís Pinto, Pedro Caseiro, Pedro Apolinário, Rui Sousa, Paulo Diaz, José Soares, João Leite, André Pinho e Fábio Silva.

Treinador: George Sing

NBA - Finais: Começa hoje a grande final entre Dallas e Miami

Miami Heat e Dallas Mavericks reeditam esta época as finais de 2006, vencidas pelos Heat por 4-2.

Nesse ano, Heat e Mavs atingiram pela primeira vez na sua história as finais da competição. Cinco anos depois, ei-los de novo na discussão do título.

De lá para cá muita coisa mudou em ambos os conjuntos. Dos campeões de 2006, apenas se mantêm em Miami, Dwyane Wade, Udonis Haslem e claro Erik Spoelstra, treinador-adjunto de Pat Riley em 2006. Tambem os Mavs mantêm apenas dois dos finalistas de 2006, são eles Dirk Nowitzki e Jason Terry.

Calendário de Jogos:

Jogo1 - Miami x Dallas - 01/06, 2h00
Jogo2 - Miami x Dallas - 03/06, 2h00
Jogo3 - Dallas x Miami - 06/06, 1h00
Jogo4 - Dallas x Miami - 08/06, 2h00
Jogo5 - Dallas x Miami - 10/06, 2h00 *
Jogo6 - Miami x Dallas - 13/06, 1h00 *
Jogo7 - Miami x Dallas - 15/06, 2h00 *

* Se for necessário. Hora portuguesa.

segunda-feira, maio 30, 2011

Cadetes A: Classificação Final Campeonato Nacional Zona Norte

Cadetes A: Resultados da 14ª Jornada do Nacional

LPB - Final: Benfica vence 6º jogo e força a "negra".

Com uma vitória garantida no derradeiro minuto, o Benfica empatou a final do playoff (3-3) ao vencer o FC Porto por 85-79 e obrigou à realização de um sétimo jogo para decidir quem é o campeão nacional de basquetebol. Ben Reed, com um triplo a meio minuto do final, foi o elemento chave na vitória.

Os encarnados receberam os Dragões no Pavilhão Império Bonança, e se perdessem veriam a equipa da Cidade Invicta a festejar o título em Lisboa. Mas com uma grande atitude e com o experiente Sérgio Ramos (12 pontos e 9 ressaltos), finalmente, em bom plano os benfiquistas conseguiram recuperar da desvantagem que tiveram, na casa das dezenas, para nos últimos minutos do desafio confirmarem o triunfo. No FC Porto Ferpinta, destaque para a dupla de norte-americanos formada por Greg Stempin e Julian Terrell: em conjunto marcaram mais de metade dos pontos da equipa! Stempin terminou o jogo com 23 pontos, enquanto que Terrell somou 20 pontos e 6 ressaltos. Na equipa da casa, para além do já referido Sérgio Ramos, destaque também para Ben Reed (22 pontos e 5 ressaltos) e Heshimu Evans (13 pontos e 7 ressaltos).

O jogo decisivo será realizado no Dragão Caixa, na próxima quinta-feira.

domingo, maio 29, 2011

Cadetes C: Estatística jogo vs Gafanha 29/Maio

Clicar para Ampliar

Cadetes C: Resultado jogo de hoje

Fase Final Nacional Sub19 Femininas: AD Vagos Campeão Nacional

A AD Vagos venceu este domingo a Escola Mª Alberta Meneres por 57-48 e sagrou-se campeão nacional de sub19 femininos depois de vencer a fase final que se disputou este fim de semana em Vagos.

As locais com um jogo muito colectivo conseguiram vencer e terminar invictas nesta fase. As derrotadas ficaram com o vice-campeonato enquanto que as nossas juniores venceram no terceiro dia o Algés por 54-48 num jogo muito equilibrado e ficaram com o 3º lugar relegando as vencidas para o 4º. Com este resultado as nossas juniores repetem a mesma classificação da época passada.

Fase Final Nacional Juniores: SL Benfica Campeão

O SL Benfica venceu este domingo a equipa do SC Vasco da Gama por 71-67 e obteve o campeonato nacional de Sub18 masculinos numa fase final que se disputou em São João da Madeira. A equipa lisboeta manteve-se sempre na frente do marcador mas teve de conter a reacção final dos nortenhos que com esta derrota ficaram em terceiro lugar e não conseguiram revalidar o seu bi-campeonato.

A Sanjoanense obteve um meritório segundo lugar depois de vencer o CA Queluz por 66-54 numa partida em que manteve sempre o controlo do jogo.

Dois atletas da AD Sanjoanense e três do SL Benfica fazem o 5 ideal da Final4 de Sub18. Eis os nomes dos atletas escolhidos:

João Barbosa e Gonçalo Machado da  AD Sanjoanense e André Miguens, Ruben Silva, e Artur Castela, do SL Benfica.

Cadetes Femininas: Ovarense recebe hoje o Académico do Porto

Fundamentos Técnicos: Crossover

Cadetes C: Ovarense disputa hoje 1ª mão da final do Campeonato Distrital «B»

sábado, maio 28, 2011

Cadetes B: Estatística jogo vs Sangalhos B dia 28/Maio

Clicar para Ampliar

Cadetes A: Resultados da 14ª jornada do Campeonato Nacional


Depois dos resultados de hoje a nossa equipa garante o 5º lugar na classificação e por tanto confirma-se como a melhor equipa de Cadetes Masculinos do Distrito de Aveiro depois de ter-se sagrado campeã distrital em Janeiro. Quanto ao segundo apurado para a Fase Final Nacional, só amanhã é que tudo fica definido sendo que o Ginásio parte em vantagem sobre o FC Porto, embora tenha de superar um adversário mais complicado como é o caso do Gumirães.

Cadetes B: Resultado jogo da 1ª mão quinta fase distrital

Basquetebol Nacional: Sub18 Masculinos Fase Final Nacional

O SL Benfica venceu o seu segundo desafio na fase final nacional esta vez frente ao CA Queluz por 66-41,  ficando mais perto do título nacional. Foi uma partida sem grande história, com os lisboetas a conseguirem uma vitória tranquila, depois de terem conquistado uma vantagem inicial que foram alargando ao longo da partidae aproveitando para dar descanso às suas principais figuras.

O MVP foi Alexey Kaputskiy que chegou ao final do jogo com 10 pontos e 10 ressaltos. André Miguens foi o melhor marcador do encontro com 20 pontos.

Com um período final de enorme qualidade, a AD Sanjoanense fez um parcial de 18-5 e venceu o SC Vasco da Gama por uma dilatada margem de 24 pontos de diferença comprometendo a possibilidade dos viscainos revalidarem o título.

O grande destaque na equipa vencedora foi o internacional Filipe Elias que no final do jogo somou 25 pontos, 10 ressaltos, 3 recuperações de bola e 3 desarmes de lançamento. Bons contributos também de Gonçalo Machado (9 pontos, e João Barbosa (19 pontos).

Amanhã, a Sanjoanense defronta o já eliminado Queluz enquanto que o Benfica jogará frente ao SC Vasco da Gama.

Basquetebol Nacional - Final Nacional Juniores Femininas

A nossa equipa de Juniores Femininas perdeu esta tarde com a AD Vagos por 43-53 e ficou sem hipóteses de chegar a ultima jornada com possibilidades de ainda lutar pelo título nacional. Perante uma adversária que jogava em casa e que na jornada da véspera não teve um jogo tão intenso como o que disputou a Ovarense, as nossas "meninas" bem tentaram mas não conseguiram superar as locais.

Na outra partida da jornada a Escola Mª Alberta Meneres ratificou a sua candidatura ao troféu depois de vencer com facilidade o Algés por 75-49 num jogo sem grande história. Amanhã a nossa equipa procurará chegar ao pódio (3º lugar) ao defrontar o Algés a primeira hora enquanto que a AD Vagos e a Escola Mª Alberta Meneres decidirão quem será o clube que este ano conseguirá vencer o Campeonato Nacional.

Cadetes B: Ovarense regressa hoje à acção

Basquetebol Nacional - Final Nacional Juniores Femininas

A nossa equipa de Juniores Femininas perdeu ontem na sua estreia na fase final nacional frente a equipa da Escola Mª Alberta Méneres por 63-66 num jogo muito equilibrado e em que a nossa equipa esteve muito perto de vencer a forte equipa de Sintra. Na outra partida da jornada a AD Vagos venceu com alguma facilidade a equipa do Algés por 62-34 aproveitando bem o factor de estar a jogar em casa. Numa fase final que se antevê equilibrada a nossa equipa mantém ainda esperanças de chegar ao título embora fique a depender de terceiros.

Hoje será realizada a segunda jornada da competição: A Ovarense defronta a primeira hora (15h00) a equipa da AD Vagos num jogo vital para as nossas aspirações enquanto que a Escola Mª Alberta Meneres defrontará o Algés.

Basquetebol Nacional - Final Nacional Sub 18 Masculinos

O SL Benfica acabou por mostrar a sua superioridade e venceu o seu primeiro jogo da Final4, frente à AD Sanjoanense. Com o resultado de 79-72, os benfiquistas dão o primeiro passo rumo ao seu objectivo, enquanto que os sanjoanenses vêem a sua tarefa ficar bem mais complicada, ficando agora dependentes de resultados de terceiros.

O melhor jogador em campo foi Artur Castela do SL Benfica que terminou o jogo com 22 pontos e 15 ressaltos, contando ainda com a valiosa prestação de André Miguens que também somou 22 pontos.

Na equipa da Sanjoanense o melhor foi o base João Barbosa que terminou um jogo com uma grande jogada individual e mais um triplo para a sua conta: ao todo fez 24 pontos e 2 assistências. O segundo melhor marcador da equipa foi Gonçalo Machado com 11 pontos e 3 triplos marcados.

Na outra partida, o SC Vasco da Gama que defende o seu bi-campeonato entrou da melhor forma, vencendo a formação do CA Queluz que mostrou muitas dificuldades para superar a forma agressiva de jogar dos vascaínos. Com o resultado final de 66-53, o Vasco acabou por vencer, com o base Miguel Toreia a terminar o jogo com 18 pontos, 8 ressaltos e 5 assistências. O #8 dos portuenses foi bem secundado por Pedro Cruz que fez 13 pontos e 4 recuperações de bola, e também por João Guimarães que acabou com duplo-duplo de 10 pontos e 11 ressaltos.

No Queluz, Simão Dala foi o mais inconformado, acabando com 16 pontos e 13 ressaltos, tendo sido excluído com 5 faltas e não podendo dar o contributo à sua equipa nos momentos decisivos.

sexta-feira, maio 27, 2011

NBA - Playoffs: Miami na final depois de eliminar Chicago no quinto jogo

Terminou a temporada de sonho dos Chicago Bulls. A equipa comandada por Tom Thibodeau foi batida por 83-80 pelos Heat, isto depois de ter passado praticamente todo o encontro na frente do marcador.

A perder por 77-65 a 3 minutos do final, os Heat arrancaram para um final de raiva e deixaram o pavilhão dos Bulls em absoluto silêncio. Derrick Rose, o habitual abono de família da equipa da casa, voltou a claudicar num momento chave, ao falhar uma tentativa de tripla em cima da buzina.

Impulsionada pelo habitual LeBron James - apontou o triplo que empatou o jogo a 80 - a equipa de Miami contou ainda com o poder de organização de jogo de Dwayne Wade para superar a melhor equipa da fase regular da NBA. LeBron terminou o jogo com 28 pontos, 11 ressaltos e seis assistências. Enquanto, nos Bulls, Derrick Rose, melhor jogador da época regular, alcançou 25 pontos.

Fica assim adiado o regresso às finais da NBA para os Bulls, ao passo que Miami terá a sua primeira oportunidade para ser campeã desde a chegada do "Big Three" composto por LeBron, Bosh e Wade.
 
Tal como há cinco anos atrás, Heat e Mavericks vão disputar entre si o título da NBA com o arranque das finais marcado para terça-feira, dia 31 de maio.

Cadetes A: Jogos da 14ª Jornada do Campeonato Nacional


A nossa equipa e o SC Vasco da Gama já terminaram a sua participação nesta fase do campeonato. A equipa do Vasco  já garantiu o apuramento para a Final Four Nacional. Se o Ginásio Figueirense ganhar os dois jogos que faltam disputar (tem um jogo em atraso da 8ª jornada frente ao Gumirães) garante o primeiro lugar do Campeonato e o consequente apuramento. Para o FC Porto se apurar tem que ganhar o jogo ao Illiabum e esperar que o Ginásio Figueirense perca um dos dois jogos. Se isso acontecer, o Vasco da Gama apura-se em primeiro lugar e o FC Porto em segundo. Se o FC Porto perder o jogo que falta, o Ginásio apenas precisa de ganhar um dos dois jogos, e apura-se em segundo lugar, atrás do Vasco da Gama.

Quanto aos outros lugares tudo está quase definido: O Gumirães tem assegurado no mínimo o quarto lugar. A nossa equipa e o Galitos discutirão o 5º e 6º. Se a equipa de Aveiro perder na última jornada ficará em 6º caso contrario, ficará no 5º lugar. ED Viana e Illiabum a muito estão condenadas aos dois últimos lugares.

Citações de Grandes Treinadores

"O basquetebol é um jogo de equipa. Mas isso não significa que todos os cinco jogadores devem ter a mesma quantidade de tiros."


Dean Smith - Treinador norte americano

Fase Final Juniores Femininas

A familia dos Cadetes da Ovarense deseja a melhor das sortes a nossa equipa de Juniores Femininas que a partir de hoje estará a disputar a Final «Four» Nacional em Vagos. A equipa orientada por Jorge Maia marca presença pelo 2º ano consecutivo nesta fase. Os jogos serão disputados no Pavilhão Municipal de Vagos.

1ª Jornada – 27 de Maio (Sexta-feira)
Vagos vs Algés às 20h00
Ovarense vs Esc. M.A. Menéres às 22h00

2ª Jornada – 28 de Maio (Sábado)
Vencedor 1º Jogo vs Vencido 2º Jogo às 15h
Vencedor 2º Jogo vs Vencido 1º Jogo às 17h

3ª Jornada – 29 de Maio (Domingo)
Vencido 1º Jogo vs Vencido 2º Jogo às 9h30
Vencedor 1º Jogo vs Vencedor 2º Jogo 11h30

quinta-feira, maio 26, 2011

LPB - Final: FC Porto mais perto do título ao vencer o Benfica no quinto jogo

O FC Porto venceu o Benfica (91-79) no 5.º jogo da final do playoff - colocando a série em 3-2 - e ficou a apenas uma vitória do título de campeão, que poderá alcançar no domingo, na Luz. A equipa de Moncho Lopez voltou a marcar mais de 90 pontos no seu terreno e contou com uma actuação inspirada do poste norte americano Julian Terrel que foi o MVP, com 24 pontos e 15 ressaltos a quem se juntou Greg Stempin com 27 pontos.

O Benfica entrou melhor no jogo, mas, aos poucos, os dragões conseguiram recuperar a desvantagem no resultado e terminarem o primeiro período a vencer (24-18). No segundo período, a equipa de Henrique Vieira reagiu bem, recuperou os seis pontos de desvantagem que trazia do primeiro período e chegou ao intervalo com um empate (38-38).
Com uma entrada fulgurante na segunda parte, a equipa azul e branca distanciou-se no marcador em várias ocasiões (61-52 e 65-55). No final do 3.º quarto, a equipa de Moncho López tinha 11 pontos de vantagem (67-56).

Até ao final da partida, os nortenhos, geriram a vantagem alcançada no terceiro período e colocaram-se a um triunfo de conquistarem o título. Já o Benfica viu as contas do título complicarem-se. O próximo jogo está marcado para o próximo domingo, em Lisboa.

NBA - Playoffs: Dallas primeiro finalista ao vencer no quinto jogo os Thunder

A equipa de Dallas confirmou o seu favoritismo e bateu os Thunder no quinto e derradeiro jogo da eliminatória, por 100-96. Cinco anos depois, os texanos voltam a reinar no Oeste e a reedição das Finals 2006 é o cenário mais provável. Os Dallas Mavericks eliminaram os Oklahoma City Thunder e vão disputar a final da NBA. Os texanos estiveram a um passo de ser forçados a jogar a 6.ª partida, mas Dirk Nowitzki não quis entrar nessa lotaria e liderou os companheiros num fantástico período de dois minutos, nos quais apontou um triplo à "superstar", determinante para fixar o resultado em 100-96 (52-55 no intervalo).
Mesmo com a emoção da conquista do título da Conferência Oeste após uma emocionante recuperação (Dallas perdia 94-90 a 2.12s do fim), o alemão não entrou na festa que tomou conta do American Airlines Center, justificando: "Já temos um troféu desses". Nowitzki lembra-se (talvez melhor do que ninguém) da forma como o título da NBA escapou em 2006.

Dallas chegou ao 2-0 frente aos Miami Heat e acabou derrotado por 4-2 - curiosamente, o conjunto da Flórida está bem lançado frente aos Chicago Bulls, na final do Este, e pode ser de novo o rival dos texanos.
Voltando ao jogo da madrugada desta quinta-feira, Nowitzki teve um parceiro firme em Shawn Marion, que marcou o mesmo número de pontos, 26 (9 ressaltos para o alemão e 8 para o norte-americano) - JJ Barea e Jason Terry acrescentaram 14 e 12 pontos, respetivamente.

Russell Westbrook foi o destaque nos Thunder, com 31 pontos. Kevin Durant e James Harden, ambos com 23, também estiveram em evidência.

Assim sendo, caso os Heat confirmem o triunfo no Este, ainda que Derrick Rose e companhia tenham uma palavra a dizer, voltam a disputar com os Mavericks o título da NBA. Coisas do destino.

Citações de Grandes Jogadores

"Eu tento ignorar a critica e todas as distracções e simplesmente concentro-me em jogar basquetebol duro porque o melhor há de vir...Melhorar partida a partida e tentar aperfeiçoar o meu jogo é o que eu quero fazer."

Andrew Bogut - Estrela dos Milwaukee Bucks

Citações de Grandes Treinadores

"Uma equipa de basquetebol é como os cinco dedos da tua mão. Se tu consegues juntar-los, tu tens um punho. É assim que eu quero que tu jogues".

Mike Krzyzewski - Actual treinador campeão do mundo com os Estados Unidos

quarta-feira, maio 25, 2011

Basquetebol Espectáculo: Top Cinco da jornada de ontem na NBA

Cadetes Ovarense: Próximos Jogos

NBA - Playoffs: Miami Heat vence Chicago Bulls após prolongamento e está mais perto da final

Os Miami Heat venceram os Chcago Bulls por 101-93 na madrugada desta quarta-feira e ficaram a um triunfo do embate do qual sairá o campeão da NBA. O 3-1 na série, só possível após prolongamento (85-85, no final do tempo regulamentar), teve como principal protagonista LeBron James, autor de 35 pontos (seis ressaltos, seis assistências e três desarmes), deixando Chris Bosh (22 pontos) na sombra, depois de boas prestações nas duas partidas anteriores - Mike Miller (12 pontos e nove ressaltos) e Dwyane Wade (14 pontos, a "zero" na 2.ª parte) são outros destaques nas estatísticas do conjunto da Flórida.
Pelos  Bulls, Derrick Rose foi o melhor marcador, com 23 pontos, seguido de perto por Luol Deng e Carlos Boozer marcaram 20 pontos cada, com o norte-americano a acrescentar 11 ressaltos.
O jogo no qual pode ficar decidido o título do Este - e finalista da NBA - tem lugar na madrugada de sexta-feira, em Chicago.

Cadetes A: Classificação Campeonato Nacional

Cadetes Femininas: Fraca segunda parte hipoteca estreia na fase final do Inter Associações

A equipa de cadetes femininas da Ovarense perdeu este domingo na visita ao Galitos por 73-47 em partida a contar para a 2ª jornada da Fase Final do Torneio Inter Associações. Depois de um percurso imaculado durante a primeira fase desta competição (8 vitorias em 8 jogos) a equipa vareira apresentou-se em Aveiro na procura de manter essa invencibilidade perante um adversário que nunca tínhamos defrontado esta época e que na primeira jornada tinha caído perante o Académico do Porto.

A equipa vareira até entrou bem no jogo condicionando o ataque das locais e conseguindo equilibrar o marcador aproveitando a intranquilidade da equipa aveirense. Fruto deste bom desempenho em campo conseguiu chegar ao intervalo a vencer por  24-28.

No reatamento da partida tudo se alterou, uma vez que a equipa perdeu concentração e deixou que as adversárias conseguissem através de um parcial de 15-4 passar para a frente. A partir desse momento nunca mais nos encontramos nem em termos defensivos nem em termos ofensivos caindo novamente em alguns erros do passado com abuso do individualismo em detrimento do colectivo permitindo que o Galitos cavasse uma diferença enorme no marcador produto da sua eficácia no lançamento de campo (40%) e no seu jogo exterior (57%).

Temos de continuar a trabalhar durante os treinos semanais com o objectivo de recuperar-mos o mais rápido possível de forma a estarmos preparados para o próximo jogo frente ao Académico do Porto, no próximo Domingo 29 de Maio pelas 17h00 na Arena.

A equipa agradece aos pais, pelo apoio e força, bem como a todos os amigos do clube que sempre nos acompanham para dar força às nossas «miúdas».
Parciais: (16-16) (08-12) (28-09) (21-10)
Marcador: (16-16) (24-28) (52-37) (73-47)

Cadetes Femininas: Classificação Fase Final Inter-Associações

Cadetes A: Resultados jogos pendentes Campeonato Nacional

terça-feira, maio 24, 2011

Cadetes A: Resultados da 13ª Jornada Campeonato Nacional

NBA - Playoffs: Dallas vence e encosta os Thunder à parede

Os Dallas Mavericks venceram os Oklahoma City Thunder por 112-105 na madrugada desta terça-feira, aumentando a vantagem da série da final da Conferência Oeste para 3-1.

Apesar dos Thunder liderarem por 15 pontos no último período da partida, o conjunto texano conseguiu recuperar, liderados por Dirk Nowitzki, empatando o encontro a 101 pontos. Quando nada o fazia prever, a jovem equipa dos Thunder sucumbiu uma vez mais perante a experiência dos Mavericks. Coincidindo com a sexta falta de James Harden, os texanos partiram para um parcial de 17-2 nos últimos cinco minutos do tempo regulamentar e adiaram a decisão deste quarto jogo para o prolongamento (101-101). Aí, a vitória voltou a sorrir ao conjunto de Dallas, que tem agora a possibilidade de selar a conquista da Conferência e o consequente acesso às Finals 2011 diante dos seus adeptos.

No prolongamento, os Mavericks foram mais eficazes que a equipa de Scott Brooks, aliando uma fantástica prestação ofensiva a uma persistente atuação na defesa.

Nowitzki foi, mais uma vez, o principal impulsionador do conjunto de Dallas, faturando 40 pontos e cinco ressaltos. Do lado dos Thunder, Durant conseguiu 29 pontos.

Com esta vitória, os Dallas Mavericks estão apenas a um triunfo de carimbar o passaporte para a final da NBA, onde defrontarão os Chicago Bulls ou Miami Heat.

Cadetes A: Ovarense finaliza época com vitória gorda frente ao ED Viana

A equipa de Cadetes A da Ovarense fechou no passado sábado da melhor maneira a sua participação no Campeonato Nacional ao vencer por 77-40 o ED Viana na Arena João Gonçalves numa partida de sentido único e em que a equipa vareira se mostrou claramente superior ao seu adversário ao longo dos quarenta minutos.


A equipa vareira queria fechar a época com uma actuação positiva e talvez por isso entrou muito concentrada em campo mostrando muita dinâmica no ataque conseguindo desenvolver um grande caudal de jogo ofensivo embora sem traduzir isso na concretização de pontos devido a alguma falta de eficácia na finalização de contra ataques e aos baixos níveis de concretização apresentados no jogo interior. A nível defensivo a equipa também concedeu algumas facilidades, mais que tudo, na defesa das penetrações fechando mal as entradas para o cesto dos jogadores visitantes. Mesmo assim conseguimos chegar ao final do primeiro período a vencer por 24-15.

No segundo quarto (13-05) a toada do jogo manteve-se com a nossa equipa a procurar sair o mais rápido possível para o ataque mas novamente estivemos muito perdulários na concretização (33% nos contra ataques e 29% em lançamentos de campo).  Em geral foi o pior período da partida, com duas equipas que falharam muito e que não defenderam bem o que proporcionou um alto número de ressaltos e baixissimas percentagens de finalização.

Após o reatamento, melhoramos no aspecto defensivo ao sermos mais consistentes e agressivos o que nos permitiu continuar a realizar transições rápidas melhor sucedidas e tiramos bom proveito nos duelos 1x1. A nível do ataque estivemos melhor alternando bem o jogo exterior (3/7) com o jogo interior. Fruto dessa boa prestação vencemos o parcial por 20-9.

No derradeiro quarto (20-11) e com o jogo totalmente sob controlo, a nossa equipa limitou-se a manter o ritmo não permitindo nunca que os visitantes tentassem uma aproximação no marcador. Ao manter uma alta intensidade defensiva e uma sólida atitude ofensiva a Ovarense ainda conseguiu alargar o resultado obtendo uma vitória justíssima perante um adversário que se bateu bem.

A equipa dedica esta vitória ao Gil Seabra, atleta que sofreu uma complicada lesão na semana passada e a todos os familiares e amigos que durante toda a época fizeram questão de acompanha-la nos bons e maus momentos. Por último agradecemos toda a disponibilidade e apoio logístico com os equipamentos que nos prestou o João durante toda a época.

Consistencia e regularidade exibicional durante toda a partida ; Todo o trabalho dos doze jogadores a contribuir para a vitória final ; Bom estado físico, com a Ovarense que já tinha feito um jogo duro na véspera a correr mais que os seus adversários ; Grande volume de jogo ofensivo e boas percentagens de finalização em todas as áreas; Boa defesa na segunda parte.

Más percentagens nos contra ataques com a nossa equipa a esbanjar demasiadas situações de finalização em superioridade numérica ; Perda do controlo das tabelas no segundo período.  
Parciais: (24-15) (13-05) (20-09) (20-11)
Marcador: (24-15) (37-20) (57-29) (77-40)

Jogaram: Rodrigo Lopes, Nuno Sampaio, Gabriel Diaz, Nuno Leite, Josué Costa, Ricardo Ribeiro, André Vaz, Iuri Martins, Domingos Loureiro, Ricardo Martins e Rodrigo Soeiro.

Treinador: Tam Ling

Fundamentos Tácticos: Defesa Zona e Box-1

segunda-feira, maio 23, 2011

Cadetes A: Boa segunda parte não chega para vencer o SC Vasco da Gama

A equipa de Cadetes «A» da Ovarense somou na passada sexta feira no Porto frente ao SC Vasco da Gama uma derrota por 46-61 em jogo adiantado a contar para a 14ª jornada do Campeonato Nacional numa partida que ficou marcada por duas partes totalmente diferentes. A equipa vareira entrou muito mal no jogo com uma fraca prestação em termos defensivos que somado a uma altíssima eficácia dos locais nos lançamentos de campo (50% em lançamentos de três pontos, 48% em lançamentos de dois e 7/8 em lances livres) e a uma pobre prestação ofensiva ao jogar com muita precipitação e falta de segurança (19 «turnovers») permitiram que os locais disparassem no marcador alcançando uma diferença ao intervalo de 27 pontos (14-41) que praticamente sentenciou o desfecho da partida. 


Após o intervalo, a equipa entrou muito melhor e jogou mais próxima do seu real valor ao conseguir defender com mais intensidade e concentração e ao imprimir um ritmo diferente no ataque beneficiando de uma maior segurança nas transições. No terceiro período conseguimos entrar muito bem  fazendo um parcial de 10-0 nos primeiros 3m51s. Depois de um desconto de tempo dos locais a nossa equipa continuou a dominar a partida mas embora a reduzir a diferença pontual  e  a vencer a segunda parte do desafio (32-20) não pode entrar de novo no jogo permitindo que os locais gerissem com algum conforto a vantagem amealhada no inicio do jogo.

O resultado aceita-se perfeitamente frente a uma equipa que é candidata a estar na Fase Final Nacional. Destaque para o excelente ambiente vivido com muito público presente a apoiar ambas as equipas num campo que apresenta algumas deficiências para a celebração de jogos desta natureza.

Excelente ambiente nas bancadas; Boa segunda parte a mostrar que podiamos equilibrar a partida. Boa aportação dos elementos que sairam do banco; Ganhamos os ressaltos defensivos permitindo poucos segundos lançamentos.


Primeira parte muito fraca com pouca concentração defensiva, pouca dinâmica no ataque e más opções de lançamento. Fracas percentagens nos lances livres (47%) ; Pouco uso do contra ataque com quase nulo aproveitamento (1/5).


A equipa agradece o apoio de todos os pais, amigos e simpatizantes que se fizeram presentes na partida.

Parciais: (07-25) (07-16) (18-14) (14-06)
Marcador: (07-25) (14-41) (32-55) (46-61)

Jogaram: Rodrigo Lopes, Gabriel Diaz, Nuno Sampaio, Nuno Monteiro, Nuno Leite, Ricardo Ribeiro, Iuri Martins, Rodrigo Soeiro, Domingos Loureiro, Josué Costa, André Vaz e Ricardo Martins.

Treinador: Tam Ling

LPB: Ovarense Dolce Vita mantém Mário Leite como treinador para a próxima época

O basquetebol da Ovarense vai continuar a ser dirigido por Mário Leite. Treinador e Administração da SAD chegaram a um entendimento para renovar o vínculo, após várias reuniões de análise à última temporada.

O conjunto de Ovar, de fortes tradições na modalidade (5 vezes campeão nacional) e presença assídua nos pontos altos das restantes competições, tendo conquistado 3 Taças de Portugal e 8 Supertaças, ultrapassou uma época menos positiva, terminando a Liga no sétimo posto. No entanto, este resultado aquém das expectativas é, em grande parte, reflexo das drásticas reduções orçamentais vividas nos últimos anos, constrangimentos esses que obrigam os vareiros a sucessivos emagrecimentos das folhas salariais e consequentes perdas de alguns dos seus melhores basquetebolitas para rivais directos. Gradualmente, a equipa tem perdido competitividade.
Mário Leite (47 anos) esteve ligado como atleta ao plantel sénior do clube durante 15 anos, vivendo os primeiros momentos dourados do emblema, entre os quais o histórico título de 1987/88, ao lado dos norte-americanos Mário Ellie e DJ e sob o comando de Luís Magalhães. Também como técnico, inicialmente como adjunto, participou em três títulos, e já como principal acrescentou uma Taça de Portugal e uma Supertaça, evidenciando uma identificação perfeita com os objectivos, missão e dificuldades da Ovarense.