****** Bem Vindos ao Site dos Cadetes da Ovarense ****** Welcome to the Ovarense Cadetes Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

segunda-feira, maio 16, 2011

Cadetes A: Ovarense sem argumentos para contrariar poderio visitante

A Ovarense perdeu este sábado na Arena João Gonçalves frente ao Ginásio Figueirense por 33-52 numa partida a contar para a 12ª jornada do Campeonato Nacional - Zona Norte. A equipa vareira revelou-se incapaz de contrariar a superioridade dos visitantes confirmando as diferenças existentes em termos de classificação entre ambas as equipas.
  
Entramos mal na partida (parcial de 0-8 nos primeiros 6m30s) revelando pouca eficácia em termos de ataque, mostrando pouca organização e dinâmica nos movimentos ofensivos, com pouca segurança nas transições (7 «turnovers»), com pouco discernimento e muita precipitação na hora de seleccionar os lançamentos e tentando resolver individualmente e não com trabalho colectivo as oportunidades que íamos gerando. Em defesa não estivemos bem no fecho dos espaços na nossa zona restritiva permitindo muitas penetrações e ao não conseguir controlar a tabela defensiva permitimos que os visitantes tivessem segundos e terceiros lançamentos. Depois de um desconto de tempo e de algumas alterações a equipa reagiu bem passando a ser mais agressiva e rápida nos seus movimentos, melhorando o balanço defensivo-ofensivo fazendo um parcial de 9-4 nos últimos 3m30s que se revelaram insuficientes para vencer o período (09-12).

No 2º período (8-16) a toada manteve-se durante os primeiros dois minutos. No entanto, a partir desse momento,  voltamos a desequilibrar nos, perdendo o controlo na gestão das nossas posses de bola e claudicando novamente nas transições de bola não reagindo bem a pressão exercida pela defesa do Ginásio.  Passamos longos cinco minutos sem concretizar qualquer ponto abdicando do jogo interior e apostando sem sucesso nos lançamentos de fora, e faltou-nos novamente agressividade e solidariedade defensiva permitindo que o adversário conseguisse tirar muito aproveitamento do seu jogo interior deixando que ganhassem segundos lançamentos o que lhes permitiu atesourar um claro ascendente no marcador ao intervalo (17-28).

O 3º período (4-8), foi muito equilibrado mas basicamente porque ambas as equipas estiveram muito mal em termos ofensivos falhando muitos lançamentos e perdendo claramente qualidade nas transições. A nossa equipa poderia ter aproveitado melhor este desnorte dos visitantes mas mostrou-se muito errática (11 bolas perdidas) e pouco afoita na hora de atacar o cesto adversário com baixos índices de eficácia (2/11) muito lenta no ataque e pouca convicta nos duelos 1x1 apostando novamente no jogo exterior, claramente em baixo nesta partida. 

Nos derradeiros dez minutos (12-16) mais do mesmo: pouca qualidade na gestão das posses de bola, pouca velocidade no transporte da bola, pouca mobilidade no ataque planeado e pouca defesa. No entanto, melhoramos em termos de eficácia (36%) mas sem conseguir desenvolver muito volumem de jogo ofensivo. O Ginásio limitou-se a gerir a vantagem amealhada e a segurar um excelente resultado para as suas cores uma vez que lhes permite manter-se na luta pelo apuramento.

Claramente temos de mudar a forma de abordar todos os jogos. A concentração e a consistencia devem ser duradoiras durante toda a partida se queremos que as coisas nos corram melhor de forma a poder bater nos de igual para igual com equipas teoricamente mais fortes.

A equipa agrade o apoio de todos os familiares e amigos que jogo a jogo nos acompanham e deseja a rápida recuperação do seu atleta Gil Seabra que teve de abandonar o jogo muito cedo devido a uma lesão no joelho.

Num jogo em que poucas coisas correram bem são poucas as coisas positivas a assinalar: O aporte mais esclarecido dos jogadores que saltaram do banco ; Atitude positiva mesmo a perder por muitos pontos.

Baixas percentagens de lançamento; Pouca utilização do contra ataque; número excessivo de «turnovers», pouca velocidade e dinâmica nas transições e no ataque organizado ; Permissividade defensiva e pouco colectivismo no jogo.
Parciais: (09-12) (08-16) (04-08) (12-16)
Marcador: (09-12) (17-28) (21-36) (33-52)

Jogaram: Gabriel Diaz, Nuno Sampaio, Nuno Monteiro, Nuno Leite, Ricardo Ribeiro, Pedro Santos, Iuri Martins, Rodolfo Castro, Gil Seabra, Rodrigo Soeiro, André Vaz e Ricardo Martins.

Treinador: Tam Ling

Sem comentários:

Enviar um comentário