****** Bem Vindos ao Site dos Cadetes da Ovarense ****** Welcome to the Ovarense Cadetes Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

terça-feira, agosto 16, 2011

Fundamentos Técnicos: As posições no basquetebol

1) Base: Também conhecido como "playmaker". É o responsável pela organização das jogadas da equipa. No ataque sobe a bola até ao campo contrario e dirige o jogo ofensivo da sua equipa. Entre as suas principais características estão: bom drible e controlo de bola, visão de jogo, capacidade para dar bons passes, velocidade e um bom lançamento exterior. Na defesa tem de dificultar a subida da bola do base contrario, cortar as linhas de passe e estar atento para recolher os ressaltos largos. São conhecidos como "1" na terminología utilizada pelos treinadores.

2) 2º Base: Tem como principais funções pontuar para a sua equipa, geralmente de longa distância, e apoiar o base. Jogador normalmente mais rápido e ágil que os outros, exceptuando por vezes o base. Deve aportar pontos para a equipa, com um bom lançamento (incluindo o lançamento exterior) , bom domínio de bola, ter visão de jogo e grande mobilidade e uma grande capacidade de penetração. Defensivamente, deve ajudar a dificultar as transições da equipa adversária, cortar linhas de passe, participar nas ajudas 2x1 e garantir o balanço defensivo. Conhecidos como "2" na terminología utilizada pelos treinadores.

3) Extremo: É o jogador mais versátil, tem como função marcar pontos, mas também pode ter responsabilidades na organização do jogo e na obtenção de ressaltos. O seu jogo tem de manter o equilíbrio entre a força e o lançamento sendo muito importante pela sua capacidade de combinar altura e velocidade. No ataque deve de ser um bom lançador mas também devem saber finalizar uma entrada em penetração e são peças básicas em lançar o contra ataque (finalizando a maior parte deles). Conhecidos como "3" na terminología usada  pelos treinadores.

4) Extremo-poste: São geralmente jogadores altos que jogam perto do cesto quer a defender, quer a atacar. Geralmente tem um papel mais físico que o do extremo e em muitos casos com um jogo muito similar ao do poste. Normalmente mantém a maioria dos seus pontos na zona do poste baixo ainda que alguns podem chegar a converter-se em lançadores muito efectivos. Defensivamente, servem de ajuda ao poste para impedir o jogo interior da equipa adversaria e ajudam a fechar no ressalto. Conhecidos como "4" na terminología usada pelos treinadores.

5) Poste: Geralmente o jogador mais alto e mais forte a nível muscular da equipa. Usa a sua altura para pontuar numa posição próxima do cesto, e na defesa para bloquear os arremessos e obter os ressaltos.  Um poste que alie força com agilidade é uma peça fundamental para uma equipa. Na Europa, os postes tem evolucionado muito e agora são capazes de lançar mais de fora. Na defesa procuram recolher os ressaltos, neutralizar o jogo interior da equipa contraria e bloquear as entradas dos jogadores exteriores. Conhecidos como "5" na terminología usada pelos treinadores.

9 comentários: