A Polónia nunca ganhou um campeonato da Europa, mas sim conta com um punhado de medalhas: quatro (uma de prata e outras três de bronze). Há dois anos foi a anfitriã e fez um percurso notável, embora não tenha conseguido alcançar a fronteira psicológica dos quartos de final. O principal objectivo passará agora por reeditar a mesma posição de 2009 e chegar a segunda fase.
Dois jogadores tem sido fulcrais no fortalecimento do jogo interior e na melhoria da equipa nos últimos anos: o NBA Marcin Gortat e o americano naturalizado David Logan. Mas desta vez o "lock out" da NBA deixará os polacos sem os seus melhores jogadores uma vez que no caso de Gotart, principal referencia da sua selecção, a sua Federação não conseguiu concretizar um seguro que lhe permitiria participar no torneio. Mas também, Logan não estará presente e as duas ausências terão de ser cobertas por jogadores emergentes.
O novo seleccionador, o esloveno Ales Pipan, acredita que a Polónia pode passar a seguinte fase e mostra-se optimista: "Creio que a Polónia tem grandes jogadores, com muita experiência internacional". Pipan foi designado em Maio como novo seleccionador em substituição do israelita Katzurin.
Sem comentários:
Enviar um comentário