****** Bem Vindos ao Site dos Cadetes da Ovarense ****** Welcome to the Ovarense Cadetes Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

quinta-feira, agosto 18, 2011

Eurobasket 2011: Portugal vence na Hungria e vai ao Europeu

João Santos (16 Pts) foi fundamental para a vitória de Portugal
A Selecção Nacional venceu esta quinta-feira a Hungria por 66-57, em Szolnok, e carimbou o apuramento para a fase final do Campeonato da Europa de basquetebol, que se realiza na Lituânia entre 31 de Agosto e 18 de Setembro.

A primeira parte de Portugal foi de excelente qualidade ofensiva com os jogadores portugueses a conseguirem alternar muito bem o jogo exterior com os lançamentos em zonas mais próximas do cesto. Ao intervalo o resultado ditava 28-45 para a nossa Selecção.  Contudo, depois de uma importante vantagem inicial aos 16-8, a equipa lusa sentiu a reação dos magiares e, aquando do termo dos primeiros 10 minutos, só tinha 1 ponto de avanço (20-19). Ao invés do que sucedeu nos dois embates anteriores desta fase, Portugal não desceu de produção no segundo período. Bem pelo contrário. A equipa mostrou-se bastante sólida, contou com a inspiração dos suplentes (Claúdio Fonseca fez uma estreia muito interessante) e, na defesa, aniquilou os principais trunfos dos opositores. O parcial de 25-9 (e consequente 45-28 ao descanso) deixou a Seleção com pé e meio no Europeu.

Na segunda parte, Portugal voltou a começar melhor e ampliou a vantagem para 20 pontos de vantagem. Parecia estar tudo resolvido mas os locais ainda fizeram um derradeiro esforço e reduziram para 45-52 ainda com 1 minuto para jogar no parcial. Portugal tremeu, mas não vacilou. Quando a Hungria ameçou complicar as contas, o experiente João Santos assumiu as despesas ofensivas do conjunto, anotando 8 pontos consecutivos (dois triplos e um "tiro" de meia distância) e levou de novo a vantagem lusa para cima da dezena de pontos.

A meio do derradeiro período, de novo com uma vantagem a rondar os 15 pontos, Portugal passou a pensar apenas em gerir a posse de bola, gastando muito tempo em cada ataque. Já os húngaros, percebendo do seu afastamento, limitaram-se a não deixar dilatar o resultado. Portugal conseguiu manter a confortável vantagem que ia dando alguma margem de manobra e que permitiu encarar os últimos minutos do jogo com alguma tranquilidade, e sem ser necessário acelerar o ritmo de jogo.

No final, a vitória portuguesa por 66-57 fez com que, desde já, Finlândia e Portugal carimbassem a presença na Lituânia. Agora, resta saber quem será o primeiro da "poule", para encaixar os dois países nos grupos da fase final. Em teoria, ser primeiro é melhor (terá como opositores Bósnia, Macedónia, Croácia, Montenegro e Grécia), pois o segundo enfrentará dois dos principais candidatos ao título (Lituânia e Espanha) e ainda Turquia, Polónia e Grã-Bretanha.

Por Portugal jogaram: Filipe da SIlva (3 pontos ), Carlos Andrade (6), João Santos (16), Miguel Miranda (8) e Elvis Évora (5), Miguel Minhava (3), Paulo Cunha (5), António Tavares (6), Cláudio Fonseca (4) e José Costa (10).

Sem comentários:

Enviar um comentário