"Acabados os Campeonatos Europeus de Selecções e com os Seniores Masculinos brilhantemente apurados para a Lituânia ,é tempo para todos ajudarem a criar medidas de fundo que levem o basquetebol nacional para um patamar superior.
Não podemos repetir os erros do Europeu de Espanha onde ao contrário de outras modalidades pouco ou nada aproveitámos dessa presença , continuando tudo na mesma. Mesmo em tempo de crise esta é uma oportunidade única para nos mobilizarmos em torno de um basquetebol melhor.O Europeu de Seniores tem de servir para promover a modalidade e para divulgar novas ideias e novos projectos.
Tem papel fundamental o Marketing da FPB que tem de ser agressivo e seguir o exemplo do Rugby. Uma boa ajuda nesta tarefa poderia dar também a RTP com transmissões em sinal aberto que levariam a modalidade novamente a todas as casa.
O Ranking das nossas selecções mais jovens continua a apontar para o 27º lugar entre 49 países concorrentes. Os resultados contudo apontam que já não estamos longe daquilo que é um objectivo realista : disputar o grupo final de todos os escalões que dá acesso à Divisão superior.Algumas das derrotas tangenciais seriam naturalmente invertidas se aos nosso jovens fossem dadas mais oportunidades de competir internacionalmente antes dos Europeus e se aos treinadores fosse dada a hipótese de melhor conhecerem os adversários. O facto de sermos um pais pequeno não nos pode inibir de fazermos um bom trabalho. Tomemos como referência a Bélgica que ganhou o Campeonato de Sub 18 e foi 2º nos Sub 16 Femininos. E já agora não custa nada olhar para o lado (Espanha) onde está o melhor basquetebol do Continente com o tal método FEB ( com a detecção de talentos a ser feita a partir dos 11/12 anos ) que todos conhecem mas que tardam em tomar como modelo de referência, com a os naturais ajustes á nossa realidade.
O fim dos Cars e a crise não pode servir para baixarmos os braços mas sim para encontrar-mos novas soluções que nos permitam sonhar com um basquetebol melhor. O apoio aos clubes por parte da FPB tem de ser real , já que sem eles não temos jogo. Temos de mostrar ao Estado e aos governantes que vale a pena apostar no desporto , e nada melhor que aproveitar esta onda positiva.
Como treinador e como Delegado da AG da FPB deixo aqui o alerta , da minha parte vou continuar a estar atento e a dar o meu modesto contributo sempre que o solicitem..."
Mário Silva - Treinador de Basquetebol
Sem comentários:
Enviar um comentário