****** Bem Vindos ao Site dos Cadetes da Ovarense ****** Welcome to the Ovarense Cadetes Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

quinta-feira, agosto 25, 2011

Eurobasket 2011: Portugal perde com a Finlândia e vai ficar no grupo mais forte

 
Filipe da Silva roçou o duplo-duplo (15 pts+ 9 Assistencias)
A selecção portuguesa de basquetebol perdeu hoje em Coimbra por 78-86 diante da Finlândia no derradeiro jogo da Fase adicional de apuramento para o Eurobasket. Ambas as selecções entraram em campo já apuradas com o único objectivo de obter a melhor classificação possível de forma a evitar o grupo mais forte no torneio que se vai jogar na Lituânia a partir do dia 31 de Agosto. Portugal precisava de ganhar por mais de 12 pontos e a certa altura do jogo pareceu que poderia alcançar essa diferença mas tal acabou por não acontecer. Portugal não foi consistente ao longo dos quarenta minutos principalmente em termos ofensivos (28 pontos sofridos em "turnovers") e acabou por ceder nos derradeiros minutos perante uma equipa que se mostrou mais madura e que nunca se desesperou mesmo quando esteve abaixo no marcador por 18 pontos. 

Portugal entrou algo desconcentrada na partida, sofrendo um parcial de 2-9. Mas depois de dois minutos foi assentando no campo e com boa atitude defensiva e a jogar com mais esclarecimento no ataque conseguiu acabar por vencer o período 21-17 com os nórdicos a mostrar alguns problemas na procura das melhores soluções ofensivas.

No segundo quarto, Portugal voltou a não entrar bem principalmente no ataque (apenas 3 pontos marcados em 5 minutos) teve alguns problemas na finalização e alguma falta de fluidez nas transições. Depois de um atempado desconto de tempo pedido por Mário Palma e de algumas alterações de jogadores Portugal arrancou  para um parcial de 21-06 onde se destacou a excelente defesa portuguesa e os lançamentos de longa distância. Desta forma, o jogo foi para intervalo com o resultado de 45-30 com o sonho do primeiro lugar bem vivo.

A segunda parte foi totalmente diferente e para pior. No terceiro período voltou a desconcentração com Portugal a acumular sucessivos "turnovers" sucedendo-se as falhas nas transições com alguma falta de controlo do jogo ofensivo. Portugal afroxou também em termos defensivos permitindo que os visitantes encostassem a 3 pontos de diferença (61-58). Como um azar não vem só, a selecção também perdeu neste período António Tavares por lesão.

No derradeiro quarto, João Santos ainda colocou Portugal a vencer por 7 de diferença, mas a Finlândia através de um excelente jogo exterior (Koponen e Rannikko que juntos tiveram 8/13 de L3) consegiu dar a volta acabando por vencer por 78-86.

Com este resultado Portugal segue para o Grupo da Espanha, Lituânia, Turquia, Grã-Bretanha e Polónia.

Por Portugal jogaram: António Tavares (0), José Costa (0), Miguel Minhava (0), Cláudio Fonseca (0), Filipe da Silva (15), Carlos Andrade (13), Fernando Sousa (-), Elvis Évora (12), Marco Gonçalves (2), Miguel Miranda (17), João Santos (19), José Silva (-).

Sem comentários:

Enviar um comentário