****** Bem Vindos ao Site dos Cadetes da Ovarense ****** Welcome to the Ovarense Cadetes Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

domingo, abril 24, 2011

Gaia Basket 2011: Ovarense fica-se pelo Vice-Campeonato

A Ovarense perdeu este sábado por 46-55 frente a equipa espanhola do CB Tormes na final do Torneio Internacional Gaiabasket 2011, ficando-se pelo vice campeonato na prova. Numa partida muito equilibrada ao longo dos quarenta minutos, a diferença física existente entre as duas equipas (em termos de altura e peso), a perda de ressaltos defensivos que possibilitaram segundos lançamentos e a nossa baixa eficácia desde a linha de lance livre resultaram fundamentais para decidir a partida a favor dos nossos adversários nos últimos minutos do desafio.

Num jogo muito igualado, entramos muito bem (15-13), com uma excelente atitude defensiva que surpreendeu a equipa espanhola. Sempre muito agressivos, a cortar bem as linhas de passe e com bons tempos nas ajudas, a nossa equipa foi conseguindo condicionar o ataque adversário ao limitar o tempo e o espaço para a sua organização. Pena, que no ataque não estivéssemos tão bem ao por vezes fazer más selecções de lançamento no tiro de media distancia e ao não ser eficazes no jogo interior.

Nos segundos dez minutos (10-12) as defesas superiorizaram-se claramente aos ataques em ambas as equipas. Novamente estivemos bem no trabalho defensivo mas no ataque tivemos menos segurança nas transições (4 turnovers) e abusamos do lançamento exterior (1/10) fruto de jogar com menos velocidade o que nos obrigou a jogar em 5x5 mais tempo o que por vezes nos levou a ter menor discernimento na hora de seleccionar o tiro.

Esta situação manteve-se durante o terceiro período (09-12) com as duas equipas a apresentar baixos índices de eficácia no ataque. Neste parcial estivemos bem no jogo interior mas não conseguimos nas alternâncias com o lançamento de fora ter o mesmo rendimento (0/9). Isto levou-nos a ter uma baixa produção ofensiva e a não conseguir passar para a frente no marcador.

A entrada do derradeiro quarto e com o jogo em aberto a alternância no marcador sucedeu-se até bem perto do fim quando a nossa equipa cedeu perante o maior poderio físico dos espanhóis, sendo determinante nesta altura o facto de não controlar as tabelas (6/12 em ressaltos) o que permitiu ao nosso adversário ganhar segundos lançamentos e a nossa baixa eficácia na concretização desde a linha de lance livre (2/10) o que praticamente sentenciou o desfecho final do encontro.

Os objectivos da equipa vareira para esta prova de manter a actividade competitiva nesta longa interrupção do Campeonato Nacional, foram plenamente alcançados. Na próxima Segunda-feira a Ovarense retoma o Campeonato Nacional recebendo o FC Porto.
Excelente resposta da nossa equipa perante um adversário fisicamente mais forte, representantes de um basquetebol mais evoluído, mais que tudo, a nível táctico. Boa prestação defensiva durante quase 37 minutos com níveis de jogo muito intensos. Excelente ambiente nas bancadas e o reconhecimento de que o jogo foi o mais equilibrado das diferentes finais do Torneio.

Alguma falta de espírito de equipa com alguns atletas a não apoiar os colegas durante o desenrolar da partida. Temos de entender que uma equipa somos todos e que não pode haver egoísmo e sobreposição de egos pessoais acima da unidade da equipa. Percentagens de lançamento de campo abaixo do nosso nível (24%) e alguma falta de maturidade na gestão dos tempos no ataque organizado com a consequente má selecção de lançamento.

A equipa agradece todo o imenso apoio e carinho de todos aqueles que a acompanharam durante o decorrer deste torneio.

Parciais: (15-13) (10-12) (09-12) (12-18)
Marcador: (15-13) (25-25) (34-37) (46-55)

Jogaram: Rodrigo Lopes, Gabriel Diaz, Nuno Sampaio, Nuno Leite, Ricardo Ribeiro, Pedro Santos, Rodolfo Castro, Gil Seabra, Rodrigo Soeiro, Domingos Loureiro, André Vaz e Ricardo Martins.
Treinador: Tam Ling

Sem comentários:

Enviar um comentário