Clicar para Ampliar |
sábado, abril 30, 2011
NBA - Playoffs: Spurs eliminados
Os Memphis Grizzlies venceram os San Antonio Spurs por 99-91, na madrugada deste sábado, carimbando o passaporte para a 2.ª ronda do playoff. Donos de uma regularidade impressionante nos primeiros 82 jogos da temporada, os texanos vacilaram quando menos se esperava e os Grizzlies assumem-se desde já como a equipa-sensação destes Playoffs. Os Thunder de Kevin Durant, Russell Westbrook e companhia é o desafio que se segue ao conjunto de Memphis.
Zach Randolph foi o principal impulsionador do conjunto de Memphis, concretizando 11 ressaltos e 31 pontos, sendo que 16 foram marcados no período decisivo. Marc Gasol também esteve em destaque com 12 pontos e 13 ressaltos.
Do lado dos Spurs, Tim Duncan ficou aquém das expectativas amealhando apenas 12 pontos, numa partida em que se esperava mais do capitão do conjunto texano. Tony Parker, por sua vez, foi o que mais tentou remar contra a maré, faturando 23 pontos e quatro assistências.
Esta vitória marca o primeiro triunfo dos Grizzlies numa série dos playoff da NBA, passando, pela 1.ª vez, às meias-finais da Conferência Oeste, onde irão defrontar os Oklahoma City Thunder. Em jeito de curiosidade, refira-se que os Grizzlies são apenas a segunda equipa a terminar em 8º lugar que deixa pelo caminho o 1º classificado desde que as eliminatórias são decididas à melhor de sete jogos.
LPB - Playoffs: FC Porto e SL Benfica ganham no primeiro jogo
O Benfica colocou-se esta sexta-feira em vantagem nas meias-finais do playoff do campeonato nacional de basquetebol, depois de bater em casa a Académica por 76-62. Os encarnados, impulsionados pelo apoio do público, dominaram o jogo em praticamente todos os períodos, deixando-se apenas a equipa de Coimbra recuperar no derradeiro, mas não comprometendo a vitória final.
A contribuir bastante para esta vitória esteve a excelente exibição de Elvis Évora, anotando 16 pontos, 5 ressaltos e 3 assistências, ao passo que Sérgio Ramos apontou 13 pontos, 6 ressaltos e 2 assistências. Do lado da equipa de Coimbra, a boa exibição de Tommie Eddie - 14 pontos, 4 ressaltos e 6 roubos de bola - não evitou o desaire.
No Dragão Caixa, o favorito FC Porto suou para vencer um surpreendente Vitória de Guimarães por 82-78. Num jogo muito equilibrado, a equipa minhota liderou o marcador até perto do fim mostrando excelentes percentagens no lançamento exterior com os portugueses Paulo Cunha (15 pontos e 12 ressaltos) e Paulo Diamantino (19 pontos e 100% em lançamentos de 3) a apoiar bem o trabalho do único norte-americano da equipa Nolan Richardson (19 pontos e 6 ressaltos). Os locais, que não estiveram muito acertados no jogo exterior tiveram de acelerar o jogo e só no derradeiro período (27-16) conseguiram dar a volta ao marcador muito por obra de Carlos Andrade (25 pontos e 12 ressaltos) e de Gregory Stempin (19 pontos e 14 ressaltos) que lideraram a reacção dos "tripeiros" levando-os a sua primeira vitoria nos playoffs.
Academia Monte Basket: Abertas inscrições para o Campo 2011
Este verão, a Academia Monte Basket vai organizar o 6º Campo de Especialização e PRO CAMP, com o calendário, tradicionalmente, dividido em quatro semanas, e com início a 4 de Julho. Neste ano, como nos anteriores, todos os atletas com talento podem escolher entre o Campo de Bases (todas semanas), o Campo de Lançadores (1ª e 3ª semana) e o Campo de Postes (2ª e 4ª semana), ou podem optar para Avaliação e Preparação Física específica. Para os atletas mais ambiciosos, este verão o PRO CAMP vai ser realizado todas as semanas, oferecendo assim a possibilidade de treino individual (em grupos de 2-3 atletas) em continuidade durante 2, 3 ou 4 semanas.
Todas outras informações sobre inscrições podem ser consultadas, como habitual, nas páginas do web site: http://www.montebasket.com/
sexta-feira, abril 29, 2011
Aprender com as estrelas da NBA: Chris Paul
O base dos New Orleans Hornets é o expoente máximo da capacidade de criar um lançamento (para ele ou para os seus colegas) a partir do drible. Como? Verdadeiras mudanças de direcção e de velocidade. Acelera, reduz, pára e acelera melhor que ninguém:
NBA - Playoffs: Lakers, Dallas e Atlanta últimos apurados para a próxima ronda
Os LA Lakers garantiram, na madrugada desta sexta-feira, a passagem à 2.ª ronda dos playoff, após um triunfo sobre os New Orleans Hornets por 98-80. Depois de terem consentido duas derrotas na série, os Lakers não perderam a oportunidade de fechar a eliminatória liderados, mais uma vez, por Kobe Bryant, autor de 24 pontos. Do lado dos Hornets, Chris Paul teve uma noite desinspirada, acabando o jogo com oito ressaltos, 11 assistências mas apenas 10 pontos.
Os Lakers avançaram, assim, para a meia-final da Conferência Oeste, onde defrontarão os Dallas Mavericks, que se apuraram, também na madrugada de sexta-feira, depois de uma vitória sobre os Portland Trail Blazers (103-96). A inspiração de Gerald Wallace (32 pontos e 12 ressaltos) e LaMarcus Aldridge (24 pontos e 10 ressaltos) não evitou o adeus dos anfitriões aos Playoffs 2011, enquanto Dirk Nowitzki (33 pontos e 11 ressaltos) e Jason Terry (22 pontos) brilharam do lado contrário.
Por outro lado, os Atlanta Hawks também carimbaram o passaporte para a próxima ronda - depois de um triunfo sobre os Orlando Magic por 84-81 - onde defrontarão os Chicago Bulls. Pressionados pela desvantagem na eliminatória, os Magic voltaram a sentir grandes dificuldades no capítulo da finalização e a maior frieza dos Hawks voltou a fazer a diferença no sexto jogo entre as duas organizações. Joe Johnson (23 pontos e 10 ressaltos) e Jamal Crawford (19 pontos) brilharam nos anfitriões, de nada valendo ao conjunto de Orlando mais uma grande noite de Dwight Howard (25 pontos e 15 ressaltos).
Citações de Grandes Jogadores
"Não ganhamos nada com lamentar-nos dos nossos erros, mas podíamos fazer muito para corrigi-los com um pouco de vontade".
Larry Bird - Estrela da NBA
Motivação
"As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho - e é por isso que ele é recomendado diariamente."
Zig Ziglar
quinta-feira, abril 28, 2011
Citações de Grandes Treinadores
“Ter sucesso é saber que tudo aquilo que tu tinhas de potencial foi colocado em práctica e tudo o que era possivel foi feito."
NBA - Playoffs: Miami Heat e Oklahoma Thunder avançam; Spurs mantêm esperanças em jogo de loucos
Os Miami Heat venceram os Philadelphia 76'ers por 97-91 na madrugada desta quinta-feira, carimbando a passagem para a 2.ª ronda do playoff do Este, onde irão enfrentar os Boston Celtics.
Numa noite menos inspirada de LeBron James, foi Dwyane Wade o principal impulsionador da equipa, conseguindo 26 pontos, 11 ressaltos e sete assistências. James, por sua vez, amealhou 16 pontos, oito assistências e 10 ressaltos, enquanto Bosh conquistou 11 ressaltos e 20 pontos e até Mario Chalmers (20 pontos) “saltou” do banco para ajudar os Heat a marcarem encontro com os Celtics na eliminatória que se segue, marcado para o próximo domingo, dia 1 de maio, em Miami.
No conjunto que viajou de Philadelphia, Andre Iguodala e Elton Brand, ambos com 22 pontos, tudo fizeram para evitar o adeus prematuro aos Playoffs 2011.
Outros que ficaram com lugar garantido nas meias-finais de Conferência são os Thunder, vitoriosos na recepção aos Nuggets, por 100-97. Esta é, de resto, a única eliminatória já fechada no Oeste. Com mais um recital de Kevin Durant (41 pontos), o conjunto de Oklahoma City somou a primeira vitória numa Série dos Playoffs desde que se mudou de Seattle e espera agora por Spurs ou Grizzlies. Na formação de Denver, que se despede assim de 2010/11, Kenyon Martin (14 pontos e 10 ressaltos) foi o mais inconformado.
Um triplo do rookie no último suspiro do tempo regulamentar permitiu à equipa de San Antonio decidir o Jogo 5 no prolongamento. A vitória tirada a ferros, por 110-103, mantém os Spurs na luta por uma vaga nas meias-finais da Conferência. Os últimos segundos dos primeiros 48 minutos deste desafio têm muito que se lhe digam. Com apenas 2.0 segundos para jogar, Manu Ginobili concretizou um triplo que a equipa de arbitragem transformou num lançamento de dois pontos pois o argentino estava a pisar a linha (94-95). No seguimento, Zach Randolph concretiza dois lances-livres e parecia abrir caminho à eliminação dos Spurs (94-97). Puro engano. A 1.7 segundos do final, o rookie Gary Neal encheu-se de fé e converteu um triplo miraculoso que adiou a decisão deste Jogo 5 para o prolongamento (97-97). Aí, o triunfo acabou mesmo por sorrir aos texanos.
Manu Ginobili (33 pontos), Tony Parker (24 pontos) e Tim Duncan (13 pontos e 12 ressaltos) foram os anfitriões mais inspirados e o triunfo dos Spurs também passou, e muito, por eles. Nos Grizzlies, que regressam a Memphis para o Jogo 6, Zach Randolph (26 pontos e 11 ressaltos), Mike Conley (20 pontos) e Marc Gasol (11 pontos e 17 ressaltos) estiveram em particular destaque.
Citações de Grandes Jogadores
"Eu tento sempre liderar com o exemplo. Podes sair e dizer a alguém o que tem que fazer, ou fazer o que a equipa precisa para que te sigam".
Monta Ellis - Astro dos Golden State Warriors
Lance Livre 28/Abril/2011
Torneio Gaiabasket 2011: Num torneio que já é uma referencia a nível nacional e onde participaram este ano 18 equipas de 16 clubes distintos com 5 Associações Distritais representadas e duas equipas espanholas, a Ovarense cumpriu uma boa actuação com a sua equipa de Cadetes a obter o vice-campeonato. Parabéns a organização e votos de que esta experiência se repita por muitos anos.
Campeonato Nacional: Com a pesada derrota em casa frente ao FC Porto, a Ovarense deixou de ter hipótese de chegar a Final Four Nacional. A equipa vareira tem-se mostrado muito intermitente ao longo do seu percurso nesta fase alternando boas exibições com outras menos conseguidas. Resta continuar a trabalhar com o objectivo de ficar o mais acima possível dignificando sempre as nossas prestações e o nome do clube que representamos.
Estado do Basquetebol Português: Numa altura em que o presidente da FPB anuncia uma nova era para o basquetebol português a partir da fase de apuramento para o Europeu deste ano, surgem noticias alarmantes que prejudicam o desenvolvimento da modalidade. Ameaças de greves de juízes e árbitros por falta de pagamentos, conflitualidade latente entre vários dos agentes desportivos que intervém na modalidade, clubes por esse país fora a dar faltas de comparência ou simplesmente a desistir de um momento para outro de participar nas provas em que estão inscritos, e mais que tudo, a falta de um projecto claro de desenvolvimento e difusão do basquetebol a partir das bases só prejudicam a evolução da modalidade. Para quando a difusão em televisão com sinal aberto dos jogos? Para quando o trabalho de captação de novos talentos nas escolas? Onde está o trabalho de «scouting» que a Federação tem que impulsar desde as camadas mais jovens? Se queremos envolver patrocinadores, agentes desportivos e publico em geral temos que trabalhar organizadamente criando um projecto com alicerces sólidos que permitam que o basquetebol cresça no país.
PlayOffs NBA: Algumas surpresas nos playoffs no basquetebol mais excitante do planeta. Pará já, Chicago e Boston seguem em frente enquanto que a hora da redacção desta crónica, os Thunder e Miami com maior ou menor dificuldade estão quase lá. A grande surpresa é San António: A equipa que liderou grande parte da Fase Regular está com um pé fora da próxima fase. Mesmo assim, na minha opinião, penso que Boston e Chicago decidirão no Este e Lakers e Thunders no Oeste.
Saudações Desportivas!
Nelson Duarte
quarta-feira, abril 27, 2011
NBA - Playoffs: Bulls apurados ; Orlando sobrevive e Lakers ficam mais perto
Os Magic entraram em campo com total necessidade de vencer para continuar "vivos" no playoff e, se dúvidas existissem, a turma de Orlando encarregou-se de resolver a questão bem cedo, batendo Atlanta por 101-76 no 5º jogo. Uma destas equipas medirá forças com os Bulls, que garantiram um lugar nas meias-finais ao baterem os Pacers também no Jogo 5, por 116-89.
Mesmo “sem” Dwight Howard (8 pontos) e com a pressão de estar a uma derrota da eliminação, o conjunto orientado por Stan Van Gundy venceu com relativa facilidade e adia a decisão para o Jogo 6, que se disputa em Atlanta. A inspiração de Jason Richardson (17 pontos) e JJ Redick (14 pontos) ajudou a compensar a “ausência” do Super-Homem nos anfitriões, enquanto Josh Smith (22 pontos e 11 ressaltos) se assumiu como o mais inconformado nos Hawks.
Com lugar garantido nas meias-finais da Conferência e à espera de Magic ou Hawks estão os Bulls, largamente vitoriosos na derradeira recepção aos Pacers. Derrick Rose (25 pontos) e Luol Deng (24 pontos) voltaram a brilhar no United Center e nem as boas performances de Danny Granger (20 pontos) e Tyler Hansbrough (14 pontos e 11 ressaltos) evitaram o adeus da organização de Indiana aos Playoffs 2011.
Kobe Bryant limitou-se a 29 minutos mas seis jogadores dos Lakers marcaram na casa das dezenas no triunfo sobre os Hornets, por 106-90. Os bicampeões da NBA voltam a estar na frente da eliminatória e podem evitar o Jogo 7 caso vençam em New Orleans.
A entorse contraída no Jogo 4 limitou a utilização de Kobe Bryant (19 pontos) no regresso ao Staples Center mas nem por isso os Lakers deixaram de vencer os Hornets pela terceira vez, ficando assim a um pequeno passo das meias-finais da Conferência. Com o #24 a meio gás, Andrew Bynum (18 pontos e 10 ressaltos) e Pau Gasol (16 pontos) assumiram o protagonismo nas acções ofensivas na mais mediática organização de Los Angeles.
Nos Hornets, que se vão batendo com brilhantismo e que regressam a casa para o Jogo 6, Trevor Ariza (22 pontos), Marco Belinelli (21 pontos) e o inevitável Chris Paul (20 pontos e 12 ressaltos) foram os mais inspirados mas não chegaram para evitar a derrota.
Citações de Grandes Treinadores
"Não se pode escolher a forma como se perde, mas pode-se escolher como recuperar para ganhar da próxima vez".
Pat Riley - Ex Treinador NBA
terça-feira, abril 26, 2011
Cadetes A: Resultados da 8ª Jornada do Campeonato Nacional
* Por mais incrível que possa parecer, o Gumirães deu falta de comparência no jogo desta jornada ao não apresentar-se no pavilhão Galamba Marques na Figueira da Foz.
Cadetes A: Ovarense diz adeus a Fase Final depois de perder com o FC Porto
A Ovarense ficou ontem arredada da discussão pelo apuramento para a Fase Final do Campeonato Nacional de Cadetes Masculinos ao perder na Arena João Gonçalves 39-65 frente ao FC Porto. A quinta derrota em oito jogos afasta a equipa vareira de qualquer possibilidade de alcançar a fase de todas as decisões de onde sairá o próximo campeão nacional do escalão.
A equipa vareira nunca conseguiu, em termos ofensivos, desenvolver o seu jogo cedendo naturalmente perante um adversário que se apresentou muito eficaz no lançamento exterior (6 triplos) e que teve sempre mais soluções e discernimento no seu ataque.
Os primeiros dez minutos (12-18) ficaram marcados pelo equilibrio no marcador durante os primeiros oito minutos em que ambas equipas alternaram a liderança no marcador. Não fomos consistentes no trabalho defensivo permitindo ao adversário alguma liberdade na nossa zona restritiva o que levou aos visitantes a fazer varios cestos na nossa zona interior. No ataque tentamos alternar o jogo interior com o lançamento exterior mas fomos muito perdulários retirando pouco aproveitamento de algumas situações em que tinhamos superioridade numérica. Mesmo assim, só algumas distracções defensivas no final do período é que permitiram ao nosso adversário ganhar alguma vantagem.
No segundo quarto (07-14) estivemos bem defensivamente mas estivemos desastrados na hora de atacar (2/18) falhando muito tanto no jogo interior como no lançamento de fora. Isto deveu-se fundamentalmente a alguma precipitação no ataque com pouca paciencia para rodar a bola e alargar os tempos de ataque, a alguma falta de decisão em assumir os duelos 1x1 e a más selecções de lançamento. Isto somado a eficacia que o FC Porto ia apresentando no seu lançamento exterior fez com que a equipa não conseguisse recuperar a desvantagem a chegada do intervalo.
Após o regresso dos balnearios (14-15), a equipa esboçou uma tentativa de reviravolta que só não foi bem sucedida porque os visitantes mostraram-se letais nos lançamentos desde a linha dos 6m75. A nossa equipa conseguiu defender bem embora intermitentemente e no ataque foi mais rapida nas transições e mais eficaz na concretização apostando mais no jogo interior onde conseguiu retirar mais proveito mas o FC Porto não permitiu que nos aproximasse-mos ao rapidamente responder a qualquer tentativa com um cesto de três pontos.
No derradeiro periodo (06-18) e já a jogar mais com o coração que com a cabeça, a nossa equipa acabou por desorganizar-se ainda mais em defesa e deixou de procurar soluções colectivas no ataque optando por individualizar o jogo. Com uma péssima percentagem de concretização (1/17) não conseguimos recuperar a desvantagem e pelo contrario a equipa portista aproveitou o "endurecemento" do jogo para sentenciar a partida convertendo 11 pontos desde a linha de lance livre que ajudaram a cavar a diferença final no marcador.
Resta-nos agora continuar a trabalhar com o objectivo de ficar-mos na parte alta da tabela procurando corrigir os aspectos menos bons do nosso jogo e tentando vencer todas as partidas que nos restam na competição.
Excelente ambiente nas bancadas. Boa entrega de todos os intervinientes na partida. Boa dinâmica defensiva embora com algumas intermitencias. Poucos «turnovers» em comparação com as últimas partidas e controlo da tabela defensiva.
Más percentagens de lançamento. Oscilações na prestação defensiva. Pouca utilização do contra ataque. Baixo aproveitamento nos lances livres. Má gestão dos tempos de ataque com pouca paciencia na rotação da bola no ataque organizado originando precipitação e más selecções de lançamento. Baixa eficácia no jogo interior.
A equipa agradece todo o apoio de todos aqueles que a acompanharam neste desafio.
Parcias: (12-18) (07-14) (14-15) (06-18)
Marcador: (12-18) (19-32) (33-47) (39-65)
Jogaram: Rodrigo Lopes, Gabriel Diaz, Nuno Sampaio, Nuno Monteiro, Nuno Leite, Ricardo Ribeiro, Pedro Santos, Rodolfo Castro, Gil Seabra, Rodrigo Soeiro, André Vaz e Ricardo Martins.
Treinador: Tam Ling
NBA - Playoffs: Spurs a beira da eliminação, Denver resiste e Dallas ganha vantagem
O líder da Conferência na Fase Regular parece ter “desaparecido” nos Playoffs e os Grizzlies estão a um triunfo de fazer história. Os Spurs podem tornar-se a sexta equipa com 60 ou mais vitórias a ser eliminada na primeira ronda. Tony Parker, Manu Ginobili e Tim Ducan têm a palavra no Jogo 5.
Se a primeira parte ficou marcada pelo equilibro (48-50), a segunda foi jogada ao ritmo dos Grizzlies e o jogo terminou com um triunfo fácil dos anfitriões, por 104-86, que ficam assim a um triunfo das meias-finais. Mike Conley (15 pontos) e Darrell Arhur brilharam no conjunto de Memphis, enquanto Tony Parker (23 pontos) e Manu Ginobili (14 pontos) foram os mais inconformados entre os texanos.
De volta à liderança da eliminatória estão os Mavericks, vitoriosos na recepção aos Blazers, por 93-82, com Dirk Nowitzki (25 pontos), Jason Terry (20 pontos) e Tyson Chandler (14 pontos e 10 ressaltos) em grande plano. Na formação que viajou de Portland, que regressa a casa para o Jogo 6, Andre Miller (18 pontos), Gerald Wallace (16 pontos) e LaMarcus Aldridge (12 pontos) foram os mais certeiros.
Ao baterem os Thunder por 104-101, os Nuggets somaram a primeira vitória nos Playoffs 2011 e evitaram o «sweep». Ty Lawson (27 pontos) e Danilo Gallinari (18 pontos) evidenciaram-se entre os seis jogadores dos Nuggets que marcaram na casa das dezenas, ao passo que Kevin Durant (31 pontos), Russell Westbrook (30 pontos) e Serge Ibaka (13 pontos e 14 ressaltos) estiveram iguais a si próprios mas não evitaram o adiamento da decisão para o Jogo 5.
Hábitos Vencedores: Tenacidade
Errar é o primeiro passo no caminho para o sucesso. Nunca podes é deixar de tentar! Acredita, tu és capaz!
Parabéns
A equipa dos Cadetes da AD Ovarense felicita o seu atleta Ricardo Martins pelos seus 15 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.
segunda-feira, abril 25, 2011
NBA - Playoffs: Hornets igualam eliminátoria; Atlanta mais perto das meias
O conjunto de New Orleans continua a revelar-se um osso bem duro de roer e os Lakers regressam a casa para o Jogo 5 com a eliminatória empatada. Chris Paul encheu o campo e os Hornets vão batendo o pé aos bicampeões da NBA.
Autor de 27 pontos, 13 ressaltos e 15 assistências, o #3 assinou o segundo triplo-duplo da sua carreira em jogos de Playoffs e assumiu um papel decisivo no triunfo dos Hornets, por 93-88. Trevor Ariza (19 pontos) e Jarrett Jack também estiveram em bom plano, sendo que o segundo converteu um lançamento importantíssimo com apenas 9 segundos para jogar, colocando a sua equipa a vencer por quatro pontos (92-88).
Na organização de Los Angeles, que já sabe que terá de voltar a New Orleans para o Jogo 6, Kobe Bryant (17 pontos), Pau Gasol (16 pontos) e Ron Artest (16 pontos) foram os mais certeiros.
Em Atlanta, os Hawks colocaram-se a um triunfo de passarem a eliminatória, ao derrotarem os Orlando Magic por 88-85, num encontro em que Jamal Crawford, Joe Johnson e o dominicano Al Horford foram determinantes.
Crawford, com 25 pontos e seis assistências, e Johnson, com 20, lideraram o ataque da sua equipa, enquanto Horford esteve em evidência no plano defensivo, concluindo a partida com 14 pontos e 12 ressaltos.
NBA - Playoffs: Boston Celtics, primeira equipa apurada
Os Boston Celtics são a primeira equipa a ultrapassar a primeira ronda do playoff. A formação de Doc Rivers bateu este domingo os New York Knicks por 101-89 e fechou a série com 4-0. Apenas os Thunder estão em posição de apurar-se sem ceder qualquer derrota.
Kevin Garnett, com 26 pontos e 10 ressaltos, esteve em grande destaque, com Rajon Rondo a prestar o devido auxílio (21 pontos e 12 assistências).
Os Celtics já detinham confortável liderança ao intervalo (53-38), o que fez com que os 32 pontos de Carmelo Anthony não tivessem efeito prático. O próximo adversário sairá da série entre Orlando e Atlanta - os Hawks lideram por 2-1.
NBA: Sixers vencem Miami e evitam eliminação
Os Philadelphia 76ers evitaram hoje a eliminação face aos Miami Heat (86-82), ao finalizarem o quarto encontro da primeira ronda dos “play-offs” da Liga norte-americana de basquetebol profissional (NBA) com um parcial de 10-0.
Os “Beach Boys” venciam pior 76-82, com 1.35 minutos para jogar, mas, depois, não mais acertaram, ao contrário dos locais, que marcaram consecutivamente um lançamento de dois pontos, dois “triplos” e dois lances livres.
Evan Turner reduziu para 78-82, Jrue Holiday “triplicou” para 81-82 e, para delírio de cerca de 20.000 espetadores, Louis Williams virou o resultado para 84-82, com novo “triplo”, a 8,9 segundos do final.
Na resposta, LeBron James sofreu um contra de Elton Brand e Turner acabou por sentenciar da linha de lance livre. Dwyane Wade ainda teve tempo para um último lançamento, que já nada valia, mas, ainda assim, falhou.
Nos forasteiros, que chegaram ao final do primeiro período a perder por 28-16 e, à custa de um parcial de 22-2, em 5.22 minutos, já chegaram ao intervalo a liderar (46-47), LeBron James foi o melhor, com 31 pontos. Por seu lado, Dwyane Wade somou 22 pontos e Chris Bosh adicionou 12. O resto da equipa ficou-se pelos 17 pontos, merecendo igualmente destaque, pela negativa, os míseros 21,7 por cento nos “triplos” (cinco em 23).
domingo, abril 24, 2011
Gaibasket 2011: Vareiros em destaque
Os vareiros Gil Seabra, Ricardo Ribeiro e Rodrigo Soeiro estiveram em destaque na edição 2011 do Torneio Internacional Gaiabasket.
Estes reconhecimentos são fruto da boa actuação da equipa vareira que esteve em destaque ao longo dos três dias em que se realizou o evento em diferentes pavilhões em Vila Nova de Gaia e Grijó.
Para além de ser escolhidos no cinco ideal do Torneio, o atleta Gil Seabra foi também o vencedor do concurso de lançamento.
Parabéns a todos os nossos atletas.
Gaia Basket 2011: Ovarense fica-se pelo Vice-Campeonato
Num jogo muito igualado, entramos muito bem (15-13), com uma excelente atitude defensiva que surpreendeu a equipa espanhola. Sempre muito agressivos, a cortar bem as linhas de passe e com bons tempos nas ajudas, a nossa equipa foi conseguindo condicionar o ataque adversário ao limitar o tempo e o espaço para a sua organização. Pena, que no ataque não estivéssemos tão bem ao por vezes fazer más selecções de lançamento no tiro de media distancia e ao não ser eficazes no jogo interior.
Nos segundos dez minutos (10-12) as defesas superiorizaram-se claramente aos ataques em ambas as equipas. Novamente estivemos bem no trabalho defensivo mas no ataque tivemos menos segurança nas transições (4 turnovers) e abusamos do lançamento exterior (1/10) fruto de jogar com menos velocidade o que nos obrigou a jogar em 5x5 mais tempo o que por vezes nos levou a ter menor discernimento na hora de seleccionar o tiro.
Esta situação manteve-se durante o terceiro período (09-12) com as duas equipas a apresentar baixos índices de eficácia no ataque. Neste parcial estivemos bem no jogo interior mas não conseguimos nas alternâncias com o lançamento de fora ter o mesmo rendimento (0/9). Isto levou-nos a ter uma baixa produção ofensiva e a não conseguir passar para a frente no marcador.
A entrada do derradeiro quarto e com o jogo em aberto a alternância no marcador sucedeu-se até bem perto do fim quando a nossa equipa cedeu perante o maior poderio físico dos espanhóis, sendo determinante nesta altura o facto de não controlar as tabelas (6/12 em ressaltos) o que permitiu ao nosso adversário ganhar segundos lançamentos e a nossa baixa eficácia na concretização desde a linha de lance livre (2/10) o que praticamente sentenciou o desfecho final do encontro.
Os objectivos da equipa vareira para esta prova de manter a actividade competitiva nesta longa interrupção do Campeonato Nacional, foram plenamente alcançados. Na próxima Segunda-feira a Ovarense retoma o Campeonato Nacional recebendo o FC Porto.
Excelente resposta da nossa equipa perante um adversário fisicamente mais forte, representantes de um basquetebol mais evoluído, mais que tudo, a nível táctico. Boa prestação defensiva durante quase 37 minutos com níveis de jogo muito intensos. Excelente ambiente nas bancadas e o reconhecimento de que o jogo foi o mais equilibrado das diferentes finais do Torneio.
Alguma falta de espírito de equipa com alguns atletas a não apoiar os colegas durante o desenrolar da partida. Temos de entender que uma equipa somos todos e que não pode haver egoísmo e sobreposição de egos pessoais acima da unidade da equipa. Percentagens de lançamento de campo abaixo do nosso nível (24%) e alguma falta de maturidade na gestão dos tempos no ataque organizado com a consequente má selecção de lançamento.
A equipa agradece todo o imenso apoio e carinho de todos aqueles que a acompanharam durante o decorrer deste torneio.
Parciais: (15-13) (10-12) (09-12) (12-18)
Jogaram: Rodrigo Lopes, Gabriel Diaz, Nuno Sampaio, Nuno Leite, Ricardo Ribeiro, Pedro Santos, Rodolfo Castro, Gil Seabra, Rodrigo Soeiro, Domingos Loureiro, André Vaz e Ricardo Martins.
Treinador: Tam Ling
Subscrever:
Mensagens (Atom)