quarta-feira, agosto 31, 2011
Eurobasket 2011: Portugal entra a perder diante da Turquia
Por Portugal jogaram: António Tavares (5), José Costa (0), Miguel Minhava (3), Fernando Sousa (0), Cláudio Fonseca (4), Filipe da Silva (9), Carlos Andrade (5), José Silva (3), Elvis Évora (12), Marco Gonçalves (2), Miguel Miranda (8) e João Santos (5).
Turquia foi mais forte que Portugal em todas as vertentes do jogo |
Não começou da melhor forma a participação portuguesa no Campeonato da Europa de 2011. Portugal, como se esperava, não conseguiu fazer frente aos vice-campeões mundiais. Os portugueses mostraram-se iguais a si próprios: aguerridos e a espaços bem tacticamente a defender e com grandes dificuldades no ataque. Perante uma equipa muito superior a todos os níveis, o 56-79 acaba por não ser desprestigiante embora as diferenças entre ambas as selecções sejam enormes.
Na primeira parte (27-39), Portugal conseguiu equilibrar melhor a partida, fruto de boa concentração defensiva e controlo das tabelas (16-7) mas no ataque demorou a entrar no jogo com baixas percentagens de concretização e com pouco aproveitamento do jogo exterior bem contrariado pelos turcos.
Elvis Évora cotou-se como o melhor de Portugal com um duplo-duplo: 12 pontos e 12 ressaltos |
Já na segunda parte a história foi muito diferente com os turcos a mostrar a sua superioridade com Enes Kanter a mostrar-se endiabrado (7/9 em lançamentos de campo) e com uma equipa portuguesa com poucas soluções no jogo ofensivo a ser incapaz de superar uma defesa mais agressiva. Os turcos estiveram muito bem a lançar (51% em lançamentos de campo) e cavaram uma diferença que chegou a ser de 30 pontos e que deixou Portugal completamente afastado da discussão pelo resultado. Com as suas principais figuras a passarem algum tempo no banco de suplentes, a Turquia acabou por vencer sem contestação, com o resultado final a ser de 79-56.
Por Portugal jogaram: António Tavares (5), José Costa (0), Miguel Minhava (3), Fernando Sousa (0), Cláudio Fonseca (4), Filipe da Silva (9), Carlos Andrade (5), José Silva (3), Elvis Évora (12), Marco Gonçalves (2), Miguel Miranda (8) e João Santos (5).
LPB: Cristovão Cordeiro reforça a Ovarense
A Ovarense garantiu o extremo-poste português Cristóvão Cordeiro, de 23 anos e dois metros de altura, para a próxima época. Cordeiro jogou na passada época no Illiabum tendo ultimado a sua formação nos quadros do SL Benfica onde esteve duas temporadas.
O jogador registou na passada época médias por jogo, de 15 minutos de utilização, 3,8 pontos e 0,8 ressaltos. Trata-se de um jovem que chega a Ovar para se afirmar definitivamente como um valor seguro de uma nova geração de basquetebolistas portugueses.
Com a incorporação de Cordeiro, o clube vareiro já assegurou oito jogadores, todos portugueses, esperando em breve o anuncio dos jogadores estrangeiros que irão fazer parte do plantel para a vindoura temporada. Até ao momento, estão confirmados para a próxima época:
Posição 1: Nuno Manarte, José Barbosa e Pedro Costa (internacional júnior)
Posição 2: Fernando Neves
Posição 4: André Pinto, Cristovão Cordeiro
Posição 5: Nuno Cortez e Mário Gonçalves.
Citações de Grandes Jogadores
"O instinto competitivo é importante, mas a experiência também. Tens que ser como uma esponja para absorver a experiência dos outros. Tenta aprender em cada treino, em cada jogo."
Earvin "Magic" Johnson - Um dos melhores jogadores de sempre da NBA
terça-feira, agosto 30, 2011
Cadetes Masculinos: Novidades Época 2011/2012
Illiabum: Em Ílhavo a equipa já prepara a nova época desportiva com duas novidades: Filipe Oliveira (Ex Esgueira) e Marcus Traylor (Ex Sanjoanense) que reforçam o plantel.
Brandoense: Gonçalo Soares pode estar de saída. De resto mantém-se o plantel do ano passado.
Galitos: Começaram os treinos sem novidades.
Gafanha: Devido aos trabalhos de requalificação do Pavilhão, a equipa só começa os treinos amanhã, dia 31.
Citações de Grandes Treinadores
"Não precisamos ser grandes em altura para poder ganhar; Temos é que ser grandes em vontade."
Pepu Hernández - Treinador Espanhol
Eurobasket 2011: Conhecendo os nossos adversários - Lituânia -
No verão passado foi o seu bautismo de fogo. Kestutis Kemzura estreava-se no banco da selecção do seu país. A equipa vinha de uma mediocre prestação no Europeu da Polónia (11º). Para além disso tinha o desafio de levar a Lituânia ao seu primeiro podium num Mundial. Kemzura passou o teste com distinção (ganhou bronze) depois de vencer a Sérvia no jogo para o terceiro e quarto lugar. Agora a meta deste ambicioso treinador é vencer pela terceira vez um Europeu. Jogam em casa e a equipa tem-se mostrado unida nos jogos de preparação, o que faz com que a Lituânia seja uma das favoritas do torneio.
Darius Songaila (Philadelphia Sixers) deverá ser um dos líderes desta selecção ainda que o talento não é pouco neste combinado: Gecevicius, Kalnietis, Kaukenas, Pocius, os irmãos Lavrinovic, … e outro que regressa: Jasikevicius. O base de 35 anos está de volta três anos depois quando fez a sua última participação ao serviço do seu país nos Jogos Olimpicos de 2008. Não tão forte a nível físico como quando maravilhou ao mundo em 2003, a sua classe e o seu espírito de vencedor sumarão para que os locais lutem pelas medalhas.
Mas não tudo são boas noticias para Kemzura. A Lituânia perdeu o seu melhor jogador no último Mundial (presente no cinco ideal), Linas Kleiza. Uma lesão num menisco do seu joelho direito o deixará longe das competições até finais do ano.
Eurobasket 2011: Conhecendo os nossos adversários - Grã Bretanha -
A Grã Bretanha sempre foi reconhecida por ter grandes desportistas mas isso nunca teve reflexo no basquetebol. A equipa britânica sempre foi considerada uma selecção menor, uma Cinderela que nunca inquietou a elite europeia. A Grã Bretanha nunca jogou num Mundial e não participa nos Jogos Olímpicos desde 1948. Em 2009 os britânicos participaram no Eurobasket de onde já estavam afastados a 20 anos.
A selecção de Chris Finch tentará dar uma surpresa num dos grupos mais complicados do Torneio. Finch aposta por uma selecção com muita juventude preferindo construir uma equipa de futuro com uma única meta: crescer e aprender de forma a apresentar-se em Londres 2012 com uma equipa competitiva.
A referencia da equipa será o NBA Loul Deng, extremo-poste dos Chicago Bulls. O sudanês com passaporte britânico já esteve muito bem no pré-europeu de 2009 no qual foi fundamental para a classificação da sua selecção a fase final. Deng estará secundado por jogadores conhecidos na Europa como Joel Freeland, Robert Archibald o Dan Clark todos eles com experiência na forte liga espanhola.
A baixa mais importante é Ben Gordon, extremo dos Detroit Pistons. O jogador de mãe jamaicana aceitou jogar pela Grã Bretanha mas a Federação não conseguiu fazer frente ao alto valor do seguro que tinham de pagar perante o "lock out" da NBA.
segunda-feira, agosto 29, 2011
Eurobasket 2011: Curtas
Turquia e Lituânia, adversários de Portugal no Grupo A do Eurobasket 2011, sofreram duas baixas importantes. Do lado dos turcos, com quem a Selecção joga quarta-feira, o poste dos Cleveland Cavs, Semih Erden está fora dos planos devido a uma lesão no ombro. O poste lituano Darjus Lavrinovic (CSKA) não superou uma lesão no tendão de Aquiles.
França (9-1), Espanha (8-2) e Grécia (10-2) chegam ao Eurobasket como as melhores selecções na fase de preparação. Itália soma um meritório 9-2 com o seu tridente NBA enquanto que Lituânia, Sérvia e Turquia foram as decepções.
Importante contrariedade na selecção da Bélgica: Axel Hervelle não jogará no Europeu devido a uma lesão muscular. Didier Mbenga, ex jogador dos LA Lakers foi chamado para o substituir.
Cadetes Femininas: Começam hoje os treinos Época 2011/2012
Informa-se a todas as atletas da equipa de Cadetes Femininos (1996/1997) que hoje darão inicio os treinos da época 2011/2012, no Pavilhão Raimundo Rodrigues no seguinte horário:
18h45 - 20h00
Eurobasket 2011: Conhecendo os nossos adversários - Polónia -
A Polónia nunca ganhou um campeonato da Europa, mas sim conta com um punhado de medalhas: quatro (uma de prata e outras três de bronze). Há dois anos foi a anfitriã e fez um percurso notável, embora não tenha conseguido alcançar a fronteira psicológica dos quartos de final. O principal objectivo passará agora por reeditar a mesma posição de 2009 e chegar a segunda fase.
Dois jogadores tem sido fulcrais no fortalecimento do jogo interior e na melhoria da equipa nos últimos anos: o NBA Marcin Gortat e o americano naturalizado David Logan. Mas desta vez o "lock out" da NBA deixará os polacos sem os seus melhores jogadores uma vez que no caso de Gotart, principal referencia da sua selecção, a sua Federação não conseguiu concretizar um seguro que lhe permitiria participar no torneio. Mas também, Logan não estará presente e as duas ausências terão de ser cobertas por jogadores emergentes.
O novo seleccionador, o esloveno Ales Pipan, acredita que a Polónia pode passar a seguinte fase e mostra-se optimista: "Creio que a Polónia tem grandes jogadores, com muita experiência internacional". Pipan foi designado em Maio como novo seleccionador em substituição do israelita Katzurin.
Citações de Grandes Jogadores
"Há muitas equipas em todos os desportos que têm grandes jogadores e nunca ganham títulos. Na maioria das vezes, esses jogadores não estão dispostos a se sacrificar pelo bem maior da equipa. O que é engraçado é que, no final, a falta de vontade deles de se sacrificar somente torna as glórias individuais mais difíceis de alcançar. Uma coisa que eu acredito piamente é que se tu conquistas algo como uma equipa, as glórias individuais virão por conta própria. Talento ganha jogos, mas trabalho em equipa e inteligência ganham campeonatos."
Michael Jordan
Eurobasket 2011: Conhecendo os nossos adversários - Espanha -
Actual campeã europeia, a Espanha tentará manter o seu reinado continental na Lituânia e carimbar assim o seu passaporte para os próximos Jogos Olimpícos de Londres em 2012.
Teoricamente, a grande favorita para levantar o troféu de campeão de Europa é a Espanha. As sensações que tem deixado durante a sua fase de preparação assim o confirmam. A Espanha chegará mais forte à Lituânia principalmente na pintura com o regresso do seu melhor jogador Pau Gasol e com a outra grande novidade do poderoso extremo-poste Serge Ibaka dos Oklahoma Thunder da NBA que juntamente com Marc Gasol e Felipe Reyes completam um quarteto poderoso no jogo interior. A direcção de jogo também se fortalece com o regresso de José Manuel Calderón (Toronto Raptors).
O ponto menos forte da Espanha parece ser a posição três. Sem Garbajosa nem Mumbrú que davam altura e dinâmica a essa posição, Rudy Fernandez parece ser o candidato nº 1 ao lugar mas tem alguns problemas físicos. Claver não tem funcionado durante a preparação e essa parece ser uma das poucas incertezas que rodeia esta selecção.
O treinador é Sergio Scariolo, italiano que já dirigiu os espanhóis nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 e que por vezes é muito contestado. Scariolo prevé um Europeu muito disputado, ainda que se mostra optimista das opções espanholas.
domingo, agosto 28, 2011
Eurobasket 2011: Conhecendo os nossos adversários - Turquía -
O nosso primeiro adversário no Eurobasket será a Turquia. Actual vice campeão do mundo a Turquia obteve as suas únicas medalhas (duas pratas) a jogar em casa (Eurobasket de 2001 e Mundial de 2011). O extremo Hedo Türkoglu. dos Orlando Magics será mais uma vez a referencia da equipa. Mesmo sendo um jogador irregular e intermitente, é muito perigoso e se deve ter cuidado com o seu lançamento num final ajustado uma vez que é desse tipo de jogadores que pode decidir uma partida com as suas jogadas. Mas um dos factores que tem permitido a esta selecção dar um salto qualitativo é o de ter roto a dependência que sofria da sua máxima estrela. Hedo não estará sozinho, e terá o apoio de compatriotas que dão garantias: Ílyasova, Erden e Asik completam um forte naipe de atletas com experiencia NBA. Para além disso contam com jogadores que são estrelas na Europa, como Akyol, um eléctrico base curtido na liga italiana; Tunçeri, ex jogador do Real Madrid espanhol, Onan o Güler.
Quanto ao treinador, Orhun Ene substuirá a Tanjevic, um clássico do basquetebol FIBA. O ex seleccionador deixa o lugar devido aos seus problemas de saúde. Ene regressa ao basquetebol depois de mais de cinco anos sem dirigir equipa alguma. Nos anos 90 treinou as melhores equipas turcas: Fenerbahçe, Ülkerspor e Galatasary. A principal baixa dos turcos será a de Gönlüm por lesão no joelho. Mesmo assim, Ene mostra-se confiante em superar as melhores prestações turcas na competição e em lutar pelo título.
Aviso: Horários de Treinos Cadetes Masculinos Segunda Semana
Informa-se a todos os atletas da equipa de Cadetes Masculinos (1996/1997) que os treinos da segunda semana serão no Pavilhão Raimundo Rodrigues no seguinte horário:
18h00 - 20h00
sábado, agosto 27, 2011
Planeta NBA: Curtas
O extremo dos Denver Nuggets, Wilson Chandler, surpreendeu hoje a todos assinando um contrato com a equipa chinesa do Zhejiang Guangsha. O jogador vai ganhar perto de 1,7milhões de dólares por uma temporada sem direito a regressar à NBA caso se resolva o "lock out".
Impact Basketball, é uma empresa norte americana que está a preparar uma liga onde participariam 70 jogadores NBA durante o mês de Setembro. As equipas seriam sorteadas mas já se conhecem alguns dos participantes no projecto: Chauncey Billups, John Wall, Paul Pierce, Al Harrington, Corey Maggette, Kyle Lowry, Paul George, JJ Hickson, Austin Daye, Jared Dudley, Dahntay Jones, Jermaine O’Neal, Craig Brackins, Marreese Speights, Eric Bledsoe, Matt Barnes e Manny Harris. De acordo com Joe Abunassar, director da Impact Basketball, a liga começaria a meio do próximo mes e se jogariam duas partidas por dia. Teria uma duração de duas semanas e os jogos poderiam ser transmitidos através de streaming pela Internet.
Na próxima semana (dia 5 de Setembro), vai haver uma reunião chave para tentar desbloquear o "lock out". De acordo com a CBS Sports, somente quatro pessoas estarão presentes na cimeira: David Stern (Comissionado), Adam Silver (principal assistente de Stern), Billy Hunter (advogado da associação de jogadores) e Derek Fisher (presidente do sindicato).
Quadro de acesso aos Campeonatos Nacionais Época 2011/2012
Como todos os anos ficaram definidos na Conferência de Calendário da Federação Portuguesa de Basquetebol, os quadros de acesso dos diferentes escalões de formação sendo de destacar a informação que tem a ver com os Sub16. Este ano, à diferença do ano anterior, a Associação de Basquetebol de Aveiro só apurará dois clubes para os nacionais (na época passada foram três) o que tornará ainda mais intensa a luta pelo apuramento para essas competições. Ficam aqui os quadros de acesso aos Campeonatos Nacionais da Formação na Zona Norte:
XXIV CAMPEONATO NACIONAL DE SUB16 MASCULINOS: AB Aveiro (2 clubes), AB Porto (4 clubes), AB Coimbra (1 clube) e AB Viseu (1 clube).
XXIV CAMPEONATO NACIONAL DE SUB16 FEMININOS: AB Aveiro (2 clubes) , AB Porto (4 clubes), AB Coimbra (1 clube) e AB Braga (1 clube).
Cadetes Femininas: Novidades Época 2011/2012
Gafanha: Carlos Vaqueiro, vai ser o técnico responsável pela equipa de Sub16 Femininas na época 2011/2012.
Galitos: Hélder Silva vai continuar a treinar as Sub-16 Femininas «A»; Maria Cristo irá trabalhar como treinadora adjunta da equipa «A» e responsável pela equipa «B».
Sanjoanense: Frederic Pina (Ex Brandoense) será o treinador na próxima época.
sexta-feira, agosto 26, 2011
Eurobasket 2011: Convocatoria de Portugal sem supresas
O treinador da Selecção Nacional de basquetebol, Mário Palma, divulgou esta sexta-feira a lista de convocados para o Campeonato Europeu que arranca no próximo dia 31 de Agosto na Lituânia.
Seleccionador Nacional divulgou lista de escolhidos para o Eurobasket |
António Tavares, base que se lesionou com gravidade no último duelo com a Finlândia, integra a lista dominada por jogadores do Benfica e do FC Porto. O campeão nacional FC Porto é a equipa que mais jogadores "empresta" à Seleção Nacional, com quatro presenças, seguido do Benfica, com três.
De fora, por lesão, ficaram Heshimu Evans (Benfica), João Betinho Gomes (Benfica), Paulo Cunha (Vitória de Guimarães) e Nuno Cortez (Ovarense).
A comitiva lusa viaja domingo para a Lituânia para disputar o terceiro Europeu da sua história. Portugal ficou incluído no Grupo A juntamente com a Espanha (atual detentor do título), Turquia, Grã-Bretanha, Polónia e formação anfitriã. Portugal estreia-se a 31 de agosto, frente à Turquia, vice-campeã mundial.
Lista dos convocados:
Bases: António Tavares (Benfica), José Costa (FC Porto), Miguel Minhava (Benfica) e Filipe da Silva (Paris-Levallois).
Extremos: Fernando Sousa (Académica), Carlos Andrade (FC Porto), José Silva (Barreirense) e João Santos (FC Porto).
Postes: Cláudio Fonseca (V. Guimarães), Élvis Évora (Benfica), Marco Gonçalves (Ginásio Figueirense) e Miguel Miranda (FC Porto).
Época 2011-2012 - Cadetes Femininos - Definido o staff técnico para a próxima época
Paulo Gomes será o treinador da equipa de Sub16 Femininos da Ovarense para a época 2011/2012. Trata-se de um jovem treinador que detém uma boa experiência ao ter trabalhado com vários escalões de formação tendo no seu curriculum um Campeonato Distrital de Sub14 Masculinos (Época 2009/2010). Esta será a sua segunda temporada com equipas deste escalão tendo na época transacta alcançado a fase final do Torneio Inter-Associações.
Para ele e toda a equipa, votos de muitos sucessos nesta nova época que esta a começar.
Citações de Grandes Treinadores
"O fracasso começa quando cessa o esforço."
Bobby Knight - Um dos melhores treinadores da história no basquetebol universitario
Fundamentos Técnicos: Aspectos a ter em conta sobre a defesa
* Uma defesa fraca é a principal razão de uma derrota.
* Boas equipas defensivas são as que ganham campeonatos.
* Executa cada jogada com a mesma intensidade da última jogada de um jogo.
* Nunca estamos atrasados na defesa, sempre temos de apressar a nossa recuperação.
* Sê agressivo e impede os adversários de jogarem o seu jogo normal.
* A boa defesa permite as melhores oportunidades de ataque.
* Fica alerta e participa. Nunca sejas apanhado distraído ou a “descansar”.
* Comunicação é essencial. Usa palavras rápidas (bola, bloco, tiro, etc.)
* Luta por uma boa posição e evita as faltas defensivas.
* Boas equipas defensivas são as que ganham campeonatos.
* Executa cada jogada com a mesma intensidade da última jogada de um jogo.
* Nunca estamos atrasados na defesa, sempre temos de apressar a nossa recuperação.
* Sê agressivo e impede os adversários de jogarem o seu jogo normal.
* A boa defesa permite as melhores oportunidades de ataque.
* Fica alerta e participa. Nunca sejas apanhado distraído ou a “descansar”.
* Comunicação é essencial. Usa palavras rápidas (bola, bloco, tiro, etc.)
* Pressiona cada lançamento com ambas as mãos para cima. Mantém-te em baixo, bloqueia defensivamente o adversário e luta pelo ressalto.
* Desenvolve o orgulho individual e colectivo na defesa. Para serem bem sucedidos, os jogadores têm de trabalhar juntos e ajudarem-se mutuamente.
* Luta por uma boa posição e evita as faltas defensivas.
* Nunca permitas jogadas de três pontos. Se for necessário fazer a falta, faça-o antes do jogador lançar ao cesto.
* A defesa é estável e raramente tem noites más. A boa defesa prevalece sobre o bom lançamento. O bom esforço defensivo normalmente resulta em mais tempo de jogo.
* A defesa colectiva não pode ser melhor que a defesa individual. A melhor defesa é o ressalto ofensivo.
quinta-feira, agosto 25, 2011
Eurobasket 2011: Grupos e Calendário de Portugal
Grupo A - Espanha, Lituânia, Turquia, Polónia, Grã-Bretanha e Portugal.
Grupo B - Itália, Israel, França, Letónia, Alemanha e Sérvia.
Grupo C - Bósnia, Macedónia, Croácia, Finlândia, Montenegro e Grécia.
Grupo D - Bulgária, Geórgia, Rússia, Ucrânia, Bélgica e Eslovénia.
Calendário de Portugal na primeira fase:
* 31 de Agosto: Portugal-Turquia
* 01 de Setembro: Portugal-Espanha
* 02 de Setembro: Portugal-Polónia
* 04 de Setembro: Portugal-Grã Bretanha
* 05 de Setembro: Portugal-Lituânia
Grupo B - Itália, Israel, França, Letónia, Alemanha e Sérvia.
Grupo C - Bósnia, Macedónia, Croácia, Finlândia, Montenegro e Grécia.
Grupo D - Bulgária, Geórgia, Rússia, Ucrânia, Bélgica e Eslovénia.
* São apuradas para a segunda fase os três primeiros classificados de cada grupo.
Calendário de Portugal na primeira fase:
* 31 de Agosto: Portugal-Turquia
* 01 de Setembro: Portugal-Espanha
* 02 de Setembro: Portugal-Polónia
* 04 de Setembro: Portugal-Grã Bretanha
* 05 de Setembro: Portugal-Lituânia
Eurobasket 2011: Portugal perde com a Finlândia e vai ficar no grupo mais forte
Filipe da Silva roçou o duplo-duplo (15 pts+ 9 Assistencias) |
A selecção portuguesa de basquetebol perdeu hoje em Coimbra por 78-86 diante da Finlândia no derradeiro jogo da Fase adicional de apuramento para o Eurobasket. Ambas as selecções entraram em campo já apuradas com o único objectivo de obter a melhor classificação possível de forma a evitar o grupo mais forte no torneio que se vai jogar na Lituânia a partir do dia 31 de Agosto. Portugal precisava de ganhar por mais de 12 pontos e a certa altura do jogo pareceu que poderia alcançar essa diferença mas tal acabou por não acontecer. Portugal não foi consistente ao longo dos quarenta minutos principalmente em termos ofensivos (28 pontos sofridos em "turnovers") e acabou por ceder nos derradeiros minutos perante uma equipa que se mostrou mais madura e que nunca se desesperou mesmo quando esteve abaixo no marcador por 18 pontos.
Portugal entrou algo desconcentrada na partida, sofrendo um parcial de 2-9. Mas depois de dois minutos foi assentando no campo e com boa atitude defensiva e a jogar com mais esclarecimento no ataque conseguiu acabar por vencer o período 21-17 com os nórdicos a mostrar alguns problemas na procura das melhores soluções ofensivas.
No segundo quarto, Portugal voltou a não entrar bem principalmente no ataque (apenas 3 pontos marcados em 5 minutos) teve alguns problemas na finalização e alguma falta de fluidez nas transições. Depois de um atempado desconto de tempo pedido por Mário Palma e de algumas alterações de jogadores Portugal arrancou para um parcial de 21-06 onde se destacou a excelente defesa portuguesa e os lançamentos de longa distância. Desta forma, o jogo foi para intervalo com o resultado de 45-30 com o sonho do primeiro lugar bem vivo.
A segunda parte foi totalmente diferente e para pior. No terceiro período voltou a desconcentração com Portugal a acumular sucessivos "turnovers" sucedendo-se as falhas nas transições com alguma falta de controlo do jogo ofensivo. Portugal afroxou também em termos defensivos permitindo que os visitantes encostassem a 3 pontos de diferença (61-58). Como um azar não vem só, a selecção também perdeu neste período António Tavares por lesão.
No derradeiro quarto, João Santos ainda colocou Portugal a vencer por 7 de diferença, mas a Finlândia através de um excelente jogo exterior (Koponen e Rannikko que juntos tiveram 8/13 de L3) consegiu dar a volta acabando por vencer por 78-86.
Com este resultado Portugal segue para o Grupo da Espanha, Lituânia, Turquia, Grã-Bretanha e Polónia.
Por Portugal jogaram: António Tavares (0), José Costa (0), Miguel Minhava (0), Cláudio Fonseca (0), Filipe da Silva (15), Carlos Andrade (13), Fernando Sousa (-), Elvis Évora (12), Marco Gonçalves (2), Miguel Miranda (17), João Santos (19), José Silva (-).
Mais opiniões sobre o momento actual do Basquetebol Português
"Acabados os Campeonatos Europeus de Selecções e com os Seniores Masculinos brilhantemente apurados para a Lituânia ,é tempo para todos ajudarem a criar medidas de fundo que levem o basquetebol nacional para um patamar superior.
Não podemos repetir os erros do Europeu de Espanha onde ao contrário de outras modalidades pouco ou nada aproveitámos dessa presença , continuando tudo na mesma. Mesmo em tempo de crise esta é uma oportunidade única para nos mobilizarmos em torno de um basquetebol melhor.O Europeu de Seniores tem de servir para promover a modalidade e para divulgar novas ideias e novos projectos.
Tem papel fundamental o Marketing da FPB que tem de ser agressivo e seguir o exemplo do Rugby. Uma boa ajuda nesta tarefa poderia dar também a RTP com transmissões em sinal aberto que levariam a modalidade novamente a todas as casa.
O Ranking das nossas selecções mais jovens continua a apontar para o 27º lugar entre 49 países concorrentes. Os resultados contudo apontam que já não estamos longe daquilo que é um objectivo realista : disputar o grupo final de todos os escalões que dá acesso à Divisão superior.Algumas das derrotas tangenciais seriam naturalmente invertidas se aos nosso jovens fossem dadas mais oportunidades de competir internacionalmente antes dos Europeus e se aos treinadores fosse dada a hipótese de melhor conhecerem os adversários. O facto de sermos um pais pequeno não nos pode inibir de fazermos um bom trabalho. Tomemos como referência a Bélgica que ganhou o Campeonato de Sub 18 e foi 2º nos Sub 16 Femininos. E já agora não custa nada olhar para o lado (Espanha) onde está o melhor basquetebol do Continente com o tal método FEB ( com a detecção de talentos a ser feita a partir dos 11/12 anos ) que todos conhecem mas que tardam em tomar como modelo de referência, com a os naturais ajustes á nossa realidade.
O fim dos Cars e a crise não pode servir para baixarmos os braços mas sim para encontrar-mos novas soluções que nos permitam sonhar com um basquetebol melhor. O apoio aos clubes por parte da FPB tem de ser real , já que sem eles não temos jogo. Temos de mostrar ao Estado e aos governantes que vale a pena apostar no desporto , e nada melhor que aproveitar esta onda positiva.
Como treinador e como Delegado da AG da FPB deixo aqui o alerta , da minha parte vou continuar a estar atento e a dar o meu modesto contributo sempre que o solicitem..."
Mário Silva - Treinador de Basquetebol
quarta-feira, agosto 24, 2011
Eurobasket 2011: Selecção joga hoje frente a Finlandia
Depois de conseguir o apuramento para o Eurobasket 2011 na Lituânia, Portugal voltará hoje a jogar em Coimbra diante da Finlandia no derradeiro desafio desta fase adicional de apuramento.
Tal como aconteceu com as anteriores partidas de Portugal, o jogo de hoje terá transmissão em directo no canal SportTV2, com o desafio a começar às 21h40.
Relembramos que a Selecção Nacional já está apurada para o Eurobasket '11 - a vitória em casa da Hungria garantiu a passagem de Portugal à Fase Final do Campeonato da Europa - mas este jogo frente aos finlandeses servirá para decidir se o conjunto treinado por Mário Palma termina a Fase Adicional de Qualificação no 1º ou no 2º lugar do grupo de apuramento. Para que Portugal chegue ao primeiro lugar será necessario que a selecção de todos nós vença o seu adversário por doze pontos ou mais.
Planeta NBA: Curtas
O extremo Kyle Singler escolhido no Draft de 2011 pelos Detroit Pistons e que foi o MVP da Final Four de 2010 da NCAA ao serviço da Universidade de Duke vai jogar na liga espanhola (ACB) na equipa do Lucentum Alicante devido ao "lock out" na NBA.
O extremo Rasual Butler, de 2,01 mts e 32 anos vai jogar na liga espanhola esta época na equipa do Gran Canaria. Butler jogou na passada temporada nos LA Clippers (41 jogos) e nos Chicago Bulls (8 jogos).
O base Reggie Williams que jogou na passada época nos Golden State Warriors (80 jogos e 9,1 ptos por jogo) vai jogar na próxima época no Caja Laboral da liga espanhola.
Lance Livre
O recente apuramento para o Eurobasket da Lituânia foi um bom resultado para o nosso basquetebol e como tal, todos os amantes da modalidade devem valorizar a sua importância sentindo orgulho pelo facto de podermos estar a marcar presença numa prova internacional de reconhecido prestígio. Mas devemos ter cuidado em rever o contexto actual sob pena de estarmos a ficar iludidos com um sucesso pontual que não sendo bem aproveitado pode levar a nova queda da modalidade tal como aconteceu em 2007.
Com todo o mérito que tenha este apuramento devemos ter os pés bem assentes no chão e ter sempre presente que Portugal só chega ao Europeu devido ao alargamento propiciado pela FIBA que permitiu que a nossa selecção pudesse discutir este apuramento numa fase adicional. Nesse sentido, Portugal poderá chegar à Lituânia como a vigésima quarta selecção a ser classificada o que define bem o estado actual do nosso basquetebol. Por isso custa acreditar agora que o sr. presidente da FPB venha a público lançar dardos envenenados contra tudo e contra todos baseando-se neste feito para maquiar todos os erros de gestão acumulados durante os últimos anos. O certo é, que Mário Saldanha não aproveitou o "boom" do Euro2007 (quando Portugal se qualificou em condições normais sem fases adicionais e numa altura em que se apuravam menos equipas), a final da liga desse mesmo (excelente espectáculo mediático com pavilhões cheios), nem a saída de alguns valores para o exterior para relançar a modalidade a nível interno senão que pelo contrario começou a adoptar políticas erradas que conduziram ao basquetebol aos actuais níveis. Bem pode Saldanha agradecer a Mário Palma pelo excelente trabalho que desenvolveu com este conjunto de atletas. O basquetebol era claramente a segunda modalidade do pais, e foi-o até há pouco mais de uma década, quando esta federação deixou cair a liga profissional, as transmissões na TV e perdeu força para divulgar a modalidade concentrando-se em guerras intestinas que acabaram por afastar o basquetebol dos adeptos. Saldanha deveria estar mais preocupado por reconstruir a imagem do nosso basquetebol: dinamizando-o nas escolas e entre os mais jovens; protegendo o jogador português, facilitando a entrada nos jogos da liga, alterando a politica de captação e "scouting", divulgando o jogo através das transmissões na TV em canais abertos mas permitindo aos clubes negociar transmissões através de outros meios (cabo ou Internet), vitalizando o "merchandising" (para quando a venda de equipamentos da nossa selecção nas lojas de desporto?), fortalecendo a imagem da modalidade nos meios de comunicação, enfim fazer com que o basquetebol seja conhecido.
Oxalá que a presença no Eurobasket 2011, que começou por estar em dúvida, se transforme agora no dínamo que permita a esta modalidade crescer sustentadamente. O basquetebol português bem merece e agradece.
Saudações Desportivas
Nelson Amaral Duarte
terça-feira, agosto 23, 2011
Novidades Época 2011/2012
Illiabum: Filipe Oliveira (Ex Esgueira) é dado como certo para a próxima época na equipa de Ílhavo por fontes muito próximas do clube.
SC Beira Mar: A secção de basquetebol do clube anunciou oficialmente o regresso de Aniceto Carmo como novo treinador do escalão de Sub-16 Masculinos.
Galitos: No sector masculino, os aveirenses terão duas equipas que serão dirigidas por Luís Araújo e Diogo Lima (Cadetes A) e André Leitão (Cadetes B). No sector feminino também existirão duas equipas dirigidas por: Hélder Silva (A) e Maria Cristo (B).
Sanjoanense: No sector masculino, Rufino Tavares continuará a ser o principal responsável técnico, dando seguimento ao trabalho já realizado na última temporada. Nas Sub16 femininos, uma novidade: Frederic Pina (ex-Grib) será o treinador.
Citações de Grandes Treinadores
"Forma-se uma equipa para alcançar aquilo que uma pessoa sozinha não é capaz de alcançar. Todos nós sozinhos somos mais fracos, de longe, do que todos nós juntos."
Mike Krzyzewski - Exitoso Treinador Basquetebol Universitario actual campeão do mundo.
Aviso aos atletas para a realização do Exame Médico Desportivo
Chegados a esta altura do ano, é importante lembrar aos nossos atletas nascidos em Junho, Julho, Agosto e Setembro para realizarem os Exames Médicos Desportivos, com vistas à participação em todas as provas, torneios e competições na época 2011/2012.
Os exames médicos constituem um instrumento imprescindível para aferir a aptidão ou inaptidão dos atletas para a prática desportiva, representando um importante meio de triagem de determinadas patologias ou situações clínicas, principalmente na população jovem. Neste quadro, o exame médico-desportivo torna-se obrigatório, em todas as situações e para todos os praticantes.
A realização de exames de avaliação médico-desportiva, é condição necessária para que qualquer praticante desportivo (desde o escalão de Sub14 até os Seniores), se possa inscrever, no início de cada época desportiva, na respectiva federação desportiva. Como tal, vimos solicitar a todos os Encarregados de Educação, que realizem com a brevidade possível, o habitual “Exame médico-desportivo” dos respectivos Atletas, já que sem inscrição na FPB, o seguro desportivo para ser aceite depende da realização do referido exame.
Para obter o impresso devem dirigir-se a Secretaria da Ovarense localizada na Arena João Goncalves a partir do dia 1º de Setembro.
segunda-feira, agosto 22, 2011
Planeta NBA: Curtas
Derrick Rose dos Chicago Bulls, MVP da última época, considera que o "lock out" decretado pelos patrões é um absurdo. O talentoso base de 22 anos disse também que espera que proprietários e jogadores cheguem depressa a um acordo para voltar a jogar. Para Rose, os adeptos não merecem isto.
Grupo de estrelas da NBA (onde se incluem:Kevin Durant, Chris Paul, Derrick Rose e Pau Gasol) estariam a planear um Tour pela Austrália se situação do "lock out" não ficar desbloqueada em breve.
Cadetes Masculinos arrancam hoje época 2011/2012
Informa-se a todos os interessados que arrancam HOJE pelas 18h00 os treinos da nova época desportiva, com as equipas de Cadetes Masculinos (atletas nascidos em 1996/1997) orientadas pelos técnicos Tam Ling e Luis André Iglesias. Durante esta primeira semana, estas equipas realizarão uma sessão diária de treinos, sempre no Pavilhão Raimundo Rodrigues, no seguinte horário: 18:00 Hrs - 20:00 Hrs.
Informa-se também a todos os atletas que deverão comparecer devidamente equipados e com dois pares de sapatilhas: Umas para correr e outras para o treino especifico no Pavilhão.
Citações de Grandes Jogadores
"No dia em que penses que o êxito vai chegar sozinho sem trabalho, nesse dia...vais perder com toda a certeza".
Isiah Thomas - Ex Estrela da NBA
domingo, agosto 21, 2011
Selecções: Sub16 Femininas acabam Europeu no sétimo lugar
A jovem Selecção Nacional Feminina de Sub-16 terminou o Campeonato da Europa (Divisão B) no 7ª lugar. A equipa derrotou a Roménia, por 62-54, no último jogo de classificação e alcançou, assim, uma posição honrosa entre as 15 formações participantes.
Portugal esteve sempre na frente durante toda a partida chegando a ter durante largos períodos do desafio mais de dez pontos de avanço no marcador. Portugal entrou forte no jogo mantendo durante a primeira parte aceitáveis percentagens de concretização e uma boa intensidade defensiva que lhe permitiram chegar ao intervalo a vencer por 35-26. Na segunda parte Portugal esteve menos bem sentindo algumas dificuldades principalmente a nível físico mas apesar das tentativas de recuperação das romenas, as atletas comandadas por Catarina Neves nunca perderam o comando do jogo e acabaram por vencer com o resultado de 54-62.
Com este resultado, Portugal terminou o Europeu em 7º lugar, classificação que sabe a pouco dado que as portuguesas perderam apenas dois encontros em todo o Campeonato da Europa: frente à Ucrânia, por 1 ponto de diferença, e contra a Bulgária, por apenas 2 pontos, em ambos casos com as derrotas a acontecer mesmo ao cair do pano.
Pela Selecção Nacional jogaram: Sofia Pinheiro (9), Emília Ferreira (0), Inês Silva (0), Inês Veiga (-), Joana Cortinhas (3), Laura Ferreira (15), Mafalda Guerreiro (13), Joana Soeiro (15), Simone Costa (0), Josephine Filipe (2), Ana Santos (1) e Sara Dias (4).
Citações de Grandes Treinadores
"A maneira ideal para ganhar um campeonato é ir passo a passo."
Phil Jackson - Treinador multi-campeão na NBA
LPB: Juízes ameaçam com parar a Liga e a Proliga
Mais um caso no basquetebol portugês: a Associação Nacional de Juízes de Basquetebol (ANJB), reunida na sexta-feira em assembleia-geral, decidiu pedir aos seus associados para não se inscreverem na nova época, o que pode pôr em causa o arranque da Liga e da Proliga.
Esta decisão, ainda de acordo com a ANJB, irá manter-se até a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) revogar as decisões de criar uma taxa suplementar de inscrição e de reduzir o número de juízes nas competições nacionais.
Árbitros ameaçam parar campeonatos |
A ANJB, que recorda ainda que os prémios de jogo não são revistos desde 2007/08, considera a taxa de inscrição e a redução de efetivos, ao que se terá que somar a diminuição de policiamento, "ultrajante" e "gravosa". De acordo com este organismo, estas medidas preconizadas pela FPB, que procura recuperar as suas contas que vêm de um exercício negativo em 2010, podem "provocar a degradação das competições oficiais".
sábado, agosto 20, 2011
Selecções: Sub 16 femeninas voltam a cair pela mínima desta vez frente à Ucrânia
A Selecção Nacional de Sub-16 feminina voltou a não ter a sorte do seu lado em mais um jogo do Campeonato da Europa da Divisão B, ao perder, este sábado, pela diferença mínima (55-56) frente à Ucrânia, a quem já tinha vencido de forma categórica na fase de grupos (55-36). Depois de ter ficado afastada da luta pela subida de divisão por dois pontos apenas (59-61) diante a Bulgária, depois deste resultado Portugal irá agora disputar, este domingo, pelas 13 horas, o sétimo lugar com a selecção da Roménia. Uma classificação que sabe a pouco dado as provas dadas pelas atletas portuguesas, numa competição em que deram provas da sua competitividade e qualidade.
Laura Ferreira (19 Pts) confirmou-se como a melhor anotadora das portuguesas na competição |
As portuguesas começaram melhor o jogo, e ainda na primeira parte conquistaram uma vantagem de 11 pontos. Portugal dominou durante toda a primeira parte, tendo chegado ao intervalo a vencer por 33-26. O inicio da 2ª metade foi penoso para a equipa nacional, já que em 10 minutos permitiu que as ucranianas dessem a volta ao resultado, indo para o derradeiro quarto a perder por três pontos de diferença (42-45). Até final o jogo manteve-se sempre equilibrado, e no derradeiro quarto foram diversas as alternâncias no marcador. As atletas nacionais tal como no jogo de ontem não conseguiram converter a última posse de bola e a vitória sorriu à Ucrânia.
Por Portugal jogaram: Sofia Pinheiro (11), Emília Ferreira (0), Inês Silva (0), Inês Veiga (0), Joana Cortinhas (0), Laura Ferreira (19), Mafalda Guerreiro (6), Joana Soeiro (12), Simone Costa (0), Josephine Filipe (4), Ana Santos (0) e Sara Dias (3).
Por Portugal jogaram: Sofia Pinheiro (11), Emília Ferreira (0), Inês Silva (0), Inês Veiga (0), Joana Cortinhas (0), Laura Ferreira (19), Mafalda Guerreiro (6), Joana Soeiro (12), Simone Costa (0), Josephine Filipe (4), Ana Santos (0) e Sara Dias (3).
Planeta NBA: Curtas
Brasileiro Leandro Barbosa dos Toronto Raptors vai jogar no seu pais natal com o Flamengo de Rio de Janeiro enquanto durar o "lock out".
Michael Jordan, o melhor basquetebolista da história foi multado pela NBA depois de fazer comentários sobre o lockout, algo expressamente proibido pela liga norte-americana. Durante uma visita à Austrália para promover um torneio de golfe, o dono dos Charlotte Bobcats revelou o atual estado das negociações e colocou-se a favor da imposição de um teto salarial.
Kobe Bryant (LA Lakers) negou ter chegado a acordo com o Shanxi Zhongyu, desmentindo o próprio presidente da equipa chinesa, que poucas horas antes havia anunciado o extremo dos Lakers como reforço durante o tempo que o lockout na NBA estiver em vigor.
O jogador portorriquenho Carlos Arroyo (Boston Celtics) tem mantido conversações com diferentes clubes espanhois para jogar lá perante a possibilidade de não haver temporada da NBA por causa do "lock out".
Subscrever:
Mensagens (Atom)