segunda-feira, fevereiro 28, 2011
Cadetes B: Vitória fácil na estreia nesta fase
A equipa de Cadetes B da Ovarense estreou-se da melhor maneira na 4ª Fase do Campeonato Distrital ao vencer na recepção ao Vagos por esclarecedores 98-33 numa partida de sentido único perante um adversário muito voluntarioso mas claramente inferior a nossa equipa.
Mesmo assim não estivemos bem durante algumas fases do jogo apostando mais no individualismo que no colectivo, nem sempre tomando as melhores opções no ataque ao cesto adversário, mostrando alguma lentidão nas transições e pouca dinâmica no ataque organizado. Em termos defensivos também estivemos pouco esclarecidos sem pressionar adequadamente as saídas para o ataque dos visitantes e concedendo facilidades na tabela defensiva que permitiram ao adversário segundas e terceiras tentativas de lançamento.
A vitória acaba por ser justa dada as diferenças entre as duas equipas mas o resultado não nos deve iludir uma vez que perante equipas mais fortes poderemos vir a ter problemas se não conseguir-mos por em prática o que temos trabalhado durante os treinos semanais.
Destaque para a estreia de mais um atleta em competições oficiais esta época (João Prijs) e para o facto de todos os nossos atletas terem concretizado pontos na partida.
A equipa agradece o apoio de todas as pessoas que nos acompanharam nesta partida.
Parciais: (25-12) (34-03) (22-06) (17-12)
Marcador: (25-12) (59-15) (81-21) (98-33)
Jogaram: André Couto (11), João Prijs (4), João Marques (21), Pedro Caseiro (17), Pedro Apolinário (4), Paulo Diaz (6), Diogo Miranda (4), José Soares (12), João Leite (6), André Pinho (6) e Fábio Silva (7)
domingo, fevereiro 27, 2011
LPB: Ovarense Dolce Vita cilindra Vitória de Guimarães
A Ovarense Dolce Vita regressou aos triunfos ao vencer em casa o Vitória de Guimarães, por 72-54. Os vareiros mostraram uma vez mais que perante o seu público são muito difíceis de bater, com a defesa a brilhar no jogo frente aos vimaranenses. O parcial de 25-7, favorável aos visitados, registado durante o 2º período, marcou decisivamente o desenrolar do encontro.
Depois de terem terminado na frente o 1º período (14-12), os vimaranenses eclipsaram-se em termos ofensivos, marcando apenas sete pontos até ao intervalo. Ao intervalo a vantagem da Ovarense já era de 16 pontos (37-21) e se dúvidas existiam quanto à sua vitória no encontro, os primeiros 10 minutos da etapa complementar serviram para dissipá-las por completo (25-16).
A vitória já não podia fugir ao conjunto de Ovar, que entrou no último quarto a vencer e por uma margem bem gorda. Vinte e cinco pontos de vantagem (62-37) fizeram com que os dez minutos não trouxessem grande emoção.
O internacional Nuno Cortez (18 pontos, 8 ressaltos e 4 roubos de bola) voltou a ser o jogador mais valioso do jogo, com os outros dois jogadores interiores, André Pinto (12 pontos, 5 ressaltos e 2 assistências) e Matthew Webster (13 pontos, 3 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola), logo atrás nos melhores marcadores da equipa. Na equipa vitoriana a tarde foi de pouca inspiração, salvando-se o base André Bessa (14 pontos, 2 ressaltos e 1 assistência) do descalabro colectivo.
sábado, fevereiro 26, 2011
Citações de Grandes Treinadores
"Se tu achas que os pequenos detalhes não importam, pensa no último jogo que tu perdeste por um ponto".
Dean Smith - Mítico Treinador norte-americano de basquetebol
sexta-feira, fevereiro 25, 2011
quinta-feira, fevereiro 24, 2011
NBA: Celtics e Thunders fazem troca
Surpresa de última hora na NBA. Mesmo em cima do encerramento da janela para trocas, os Boston Celtics garantiram Jeff Green e Nenad Krstic numa troca com os Oklahoma City Thunder.
De acordo com fonte da NBA, os Thunder irão receber Kendrick Perkins e Nate Robinson.
É o regresso de Jeff Green a Boston depois de ter sido escolhido pelos Celtics no draft'2007, sendo depois trocado com Wally Szczerbiak e Delonte West, na altura para os Seattle Supersonics, no negócio que levou Ray Allen e Glen Davis até à costa este.
NBA: Continuam as trocas de bases
Mike Bibby, Maurice Evans e Jordan Crawford deixam Atlanta para rumar a Washington, em troca com Kirk Hinrich e Hilton Armstrong. Os Wizards recebem também a 1ª escolha no Draft de 2011, vinda directamente dos Hawks.
Depois de Raymond Felton, Chauncey Billups, Devin Harris ou Deron Williams, sem esquecer Mike Bibby e Kirk Hinrich, a dança de bases no último dia do mercado prosseguiu com uma troca que levará o Baron Davis para Cleveland. Em sentido inverso, Mo Williams junta-se a Blake Griffin nos Clippers.
Os rumores avançados durante o dia de ontem foram confirmados hoje e o veterano Baron Davis é o mais recente reforço dos Cavaliers, a equipa que detém o pior registo da NBA (10-47). Para Los Angeles viajam Mo Williams e Jamario Moon, dois elementos que darão ainda maior profundidade ao plantel dos Clippers, numa altura em que Rasul Butler e Chris Kaman estão de regresso à competição.
Além de Baron Davis, os Cavaliers recebem ainda a escolha dos Clippers na primeira ronda do Draft deste ano, que muito provavelmente se situará entre as dez primeiras. Tendo em vista a próxima temporada, a organização de Cleveland possui agora duas escolhas na primeira ronda e outras duas na segunda ronda do Draft deste ano. Em relação aos Clippers, não deixa de ser surpreendente a vontade em trocar o principal municiador da sua grande estrela, Blake Griffin. Aos 31 anos e na ausência de Eric Gordon, Baron Davis vinha-se assumindo com uma das referências da equipa, registando médias de 12.8 pontos e 7.0 assistências por jogo.
Selecções: Cadetes da Ovarense bem representados na Selecção Distrital
Na selecção distrital de Sub16 Masculinos, a Ovarense é o clube com maior representação. Ao grupo formado por Domingos Loureiro, Rodolfo Castro, Nuno Leite e Rodrigo Soeiro que já estiveram nos trabalhos anteriores, junta-se agora Ricardo Martins (1996).
O programa de treinos é o seguinte:
* Dia 5 das 15.00 às 17.00 horas no Pav. do Galitos
* Dia 7 das 11.00 às 12.30 no Galitos
* Dia 7 das 16.30 às 18.00 na Universidade de Aveiro
* Dia 9 das 16.30 às 18.00 no Pav. do Galitos
Clube - Atletas
Sanjoanense - Luís Carmo e Marcos Traylor
Brandoense - Eduardo Araújo
Ovarense - Domingos Loureiro, Rodolfo Castro, Nuno Leite, Ricardo Martins e Rodrigo Soeiro
Oliveirense - Miguel Soares e Rodrigo Praça
Esgueira - Filipe Oliveira
Galitos - Bruno Fartura e João Padilha
Sangalhos - Diogo Cardoso
Illiabum - Bernardo Almeida e João Victor
Gafanha - Ricardo Martins
A todo o grupo dos nossos atletas a família dos Cadetes da Ovarense deseja bons treinos.
Fundamento Tácticos: Exemplo de sistema de ataque
Sistema de ataque utilizado pela equipa espanhola do Valencia Basket onde se utilizam continua mobilidade e dinâmica para que a defesa não possa estar pendente da bola, coordenação entre os vários jogadores nos movimentos ofensivos, bloqueios indirectos, bloqueios cegos, bloqueios directos, trabalho no lado débil, passes mão a mão, timings de execução perfeitos, jogo sem bola e criação dos espaços para a aparição dos melhores homens em cada uma das posições onde são realmente efectivos.
Citações de Grandes Treinadores
"Uma equipa que queira vencer campeonatos precisa, para além do talento, de três coisas:
- Primeiro, humildade.
- Depois precisas de jogadores dispostos a ouvir e que consigam jogar em conjunto como uma equipa.
- Além disso, tens de ser capaz de defender."
Don Meyer - Treinador Norte-americano de basquetebol
NBA: Deron Williams traspassado aos New Jersey Nets
Deron Williams (26 anos) foi negociado a poucos minutos pelos Utah Jazz com os New Jersey Nets em troca por Devin Harris e Derrick Favors, mais duas primeiras escolhas no draft, segundo avança Yahoo Sports.
Depois de falhadas as negociações com Carmelo Anthony, o proprietario da equipa de Newark já tem a estrela que procurava. Em troca, cede o nº 3 do último draft mais um jogador de topo como Devin Harris e mais duas escolhas do Draft ainda não definidas. Esta transacção põe ponto final na etapa de D-Williams nos Utah Jazz onde se encontrava desde 2005.
Noutro movimento menor, os mesmos Nets enviaram a Troy Murphy aos Golden State Warriors em troca por Dan Gadzuric e Brandan Wright.
Hábitos Vencedores: Trabalho
"O talento é mais barato que o sal de mesa. O que separa o indivíduo talentoso do bem sucedido é muito trabalho árduo."
Stephen King
quarta-feira, fevereiro 23, 2011
NBA: Miami arrasa Sacramento; Lakers regressam as vitórias e Denver vence sem Carmelo
O «Big Three» de Miami voltou a fazer das suas. LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh combinaram para um total de 76 pontos e os Heat bateram os frágeis Kings, por 117-97. Foi a 11ª vitória nos últimos doze jogos.
Ainda privada de Tyreke Evans, lesionado, a formação que viajou de Sacramento desde cedo deu sinais de não aguentar o ritmo imposto pelo «Miami Thrice», uma vez mais em noite inspirada. LeBron James (31 pontos), Dwyane Wade (23 pontos) e Chris Bosh (22 pontos) dizimaram o penúltimo classificado da Conferência Oeste, que teve no suplente Samuel Dalembert (18 pontos e 13 ressaltos) o seu maior destaque. Com onze vitórias nos últimos doze jogos, os Heat continuam a disputar com os Celtics o trono da Conferência Este, mas os revigorados Bulls de Derrick Rose estão à espreita.
Na capital norte-americana, nem John Wall (15 pontos, 8 ressaltos e 10 assistências) chegou para evitar a derrota dos Wizards diante dos Pacers, por 96-113, num jogo em que Danny Granger (21 pontos e 10 ressaltos) voltou a ser a grande figura do conjunto de Indiana. Em Charlotte, Stephen Jackson saiu lesionado mas DJ Augustin (23 pontos) e Gerald Wallace (21 pontos) lideraram os Bobcats à vitória sobre os Raptors, por 114-101. Enquanto isso, o novo máximo de carreira do rookie Patrick Patterson (20 pontos) foi decisivo para o triunfo dos Rockets na viagem a Detroit, por 100-108.
Dois dias depois de ter sido eleito MVP do "All-Star Game", Kobe Bryant voltou a brilhar no Staples Center, em Los Angeles, ajudando, com 20 pontos, os Lakers a interromperem uma série de três derrotas consecutivas. Vindos de uma derrota contra os últimos classificados da NBA, Cleveland Cavaliers, os campeões derrotaram em casa os Atlanta Hawks, por 104-80.
Apesar do triunfo, os Lakers (39-19) continuam a ser terceiros no Oeste, atrás dos San Antonio Spurs (46-10) e dos Dallas Mavericks (40-16), enquanto os Atlanta Hawks (34-22) permanecem no quinto posto de Este.
Em Milwaukee, o inevitável Kevin Love (20 pontos e 17 ressaltos) somou o 43º duplo-duplo consecutivo esta época mas os Wolves perderam diante dos Bucks de Brandon Jennings (27 pontos), por 94-88. Na ressaca da vitória no Concurso de Afundanços, Blake Griffin (28 pontos, 11 ressaltos e 8 assistências) ficou perto do primeiro triplo-duplo da sua carreira mas não evitou a derrota dos Clippers em Oklahoma City, por 111-88. Jeff Green (22 pontos), Kevin Durant (21 pontos) e James Harden (19 pontos) brilharam nos Thunder, que seguem na quarta posição da Conferência Oeste.
No dia em que a mega-troca de Carmelo Anthony foi oficializada, os Nuggets receberam e bateram os Grizzlies, por 120-107. JR Smith (26 pontos) assumiu o protagonismo na equipa da casa e nem a grande exibição de Tony Allen (26 pontos) impediu a derrota do conjunto de Memphis. Quem não larga a liderança da Conferência Este são os Celtics, vitoriosos na deslocação a Golden State, por 93-115. Kevin Garnett (24 pontos e 12 ressaltos) e Rajon Rondo (19 pontos e 15 assistências) estiveram em evidência nos «Verdes», que somaram a terceira vitória consecutiva e vão resistindo à pressão dos Heat.
Citações de Grandes Treinadores
"Não te meças pelo que tu tens executado, mas sim, pelo que tu deves executar com a tua habilidade."
John Wooden - Mítico Treinador Norte-americano de Basquetebol
terça-feira, fevereiro 22, 2011
Eurochallenge: Benfica derrotado em França
O Benfica sofreu, esta terça-feira, nova derrota na segunda fase da Taça Challenge em basquetebol, ao perder em França diante do Graveline por 82-91.
Foi a quarta derrota dos encarnados em cinco jogos nesta fase da competição. Mas a equipa de Henrique Vieira até começaram bem, chegando ao final do primeiro período a vencer por 28-22. Depois, os franceses reagiram, ainda igualaram ao intervalo, e embalaram para a vitória nos dois períodos restantes. No penúltimo período, o Benfica nunca se encontrou e só marcou 15 pontos (68-60). No derradeiro parcial, os encarnados tentaram recuperar mas a desvantagem não foi reduzida, sendo que os franceses fecharam o jogo em 91-82.
No Benfica, o melhor elemento foi Gregory Jenkins, com 18 pontos, 8 ressaltos e 4 assistências. Já no conjunto gaulês, Woodside apontou 26 pontos.
Na outra partida do grupo, os letões do BK Ventspils receberam os suecos Norkoping Dolphins e alcançaram a sua terceira vitória nesta fase, por expressivo 104-69.
Com este resultado, o Benfica fica irremediavelmente afastado da próxima fase da competição, estando no terceiro posto do grupo, com seis pontos. O Graveline lidera com 10, seguido do Ventspils, com oito.
NBA: Carmelo Anthony ruma aos NY Knicks
Carmelo Anthony conseguiu finalmente concretizar o seu desejo de saída dos Denver Nuggets, rumando aos New York Knicks numa grande operação que envolveu a troca de nove jogadores. A ex-estrela dos Nuggets há muito que se mostrava insatisfeita em Denver, tendo mesmo recusado várias propostas de renovação de contrato nos últimos sete meses. Agora, o jogador que já foi quatro vezes 'all-star' da Liga norte-americana de basquetebol profissional (NBA) irá fazer companhia ao também 'all-star' Amare Stoudemire na equipa dos Knicks.
Os Knicks cedem Raymond Felton, Danilo Gallinari, Wilson Chandler, Timofey Mozgov, a sua primeira escolha do 'draft' em 2014 e as suas segundas escolhas em 2012 e 2013 e ainda mais três milhões de dólares. Em sentido inverso viajam além de Carmelo Anthony os jogadores Chauncey Billups, Anthony Carter, Shelden Williams e Renaldo Balkman.
Paralelamente, os Knicks asseguraram ainda a contratação de Corey Brewer, dos Minnesota Timberwolves, a troco de três milhões de dólares e as cedências definitivas de Eddy Curry e Anthony Randolph.
LPB: Nuno Cortez MVP Nacional da 16ª Jornada
O maior destaque da 16ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol vai para a inclusão de três atletas portugueses no cinco ideal da jornada, com especial destaque para Nuno Cortez, que voltou a estar em plano de evidência ao serviço da Ovarense. A distinção para MVP Global, essa, vai para um jogador norte-americano, de seu nome Mathew Shaw.
MVP Global – Mathew Shaw, Académica de Coimbra, 47 de valorização: O bom desempenho defensivo e ofensivo deste norte-americano (27 pontos, 16 ressaltos, 3 assistências e 1 roubo de bola) foi determinante para a 12ª vitória da época da equipa de Coimbra que, à condição, ocupa agora o 2º lugar da tabela classificativa. A regularidade de Mathew Shaw reflecte-se nos bons resultados da equipa, que este fim-de-semana somou o 6º triunfo consecutivo em jogos a contar para o campeonato.
MVP Nacional – Nuno Cortez, Ovarense Dolce Vita, 31.5 de valorização: O atleta da Ovarense está a realizar, muito provavelmente, a melhor temporada da sua carreira, somando duplos-duplos e conquistando distinções quase todos os fins-de-semana. Cortez sente-se confiante e isso reflecte-se dentro de campo, local onde a sua energia vale pontos e ressaltos. Na derrota da Ovarense diante do CAB Madeira, Nuno registou 17 pontos, 14 ressaltos, 5 roubos de bola, 2 assistencias e 1 desarme de lançamento, nos 36:43 minutos em que actuou.
5 IDEAL
Posição 1: André Bessa, Vitória Sport Clube, 21.5 de valorização
Posição 2: Jaime Silva, CAB Madeira, 29.5 de valorização
Posição 3: Kyle Austin, Vitória Sport Clube, 37.5 de valorização
Posição 4: Mathew Shaw, Académica de Coimbra, 47 de valorização
Posição 5: Nuno Cortez, Ovarense Dolce Vita, 31.5 de valorização
segunda-feira, fevereiro 21, 2011
NBA: All-Star foi para o Oeste - Kobe MVP
O Staples Center vestiu-se de gala e assumiu proporções universais para acolher as grandes estrelas da NBA. Depois do triunfo dos Rookies no Rookie Challenge ou do vôo de Blake Griffin por cima de um carro no Slam Dunk Contest, o Oeste levou a melhor sobre o Este no All-Star Game (148-143) e o troféu de MVP ficou em Los Angeles.
Na qualidade de anfitrião, Kobe Bryant foi paulatinamente “abrindo o livro” e vantagem do Oeste ao intervalo (76-64) teve muito a ver com os 21 pontos da estrela dos Lakers. Do outro lado, LeBron James mantinha a temperatura elevada.
O duelo particular entre as duas estrelas prolongou-se pela etapa complementar e o título de MVP permaneceu uma incógnita até final, um pouco à semelhança do resultado. O Este surgiu em força nos últimos 12 minutos e chegou a fazer tremer o Oeste, mas Kobe Bryant e Kevin Durant trataram do assunto. O camisola 24 dos Lakers, tão habituado ao ambiente do Staples Center, recebeu o 4º troféu de MVP num All-Star Game da sua carreira (2002, 2007, 2009 e 2011), igualando o registo de Bob Pettit (St. Louis Hawks) entre 1956 e 1962.
Com 37 pontos, 14 ressaltos e 3 assistências, o «Black Mamba» foi eleito MVP do encontro e ficou muito perto de igualar os 42 pontos de Wilt Chamberlain no All-Star Game de 1962, marca que ainda hoje é recorde na NBA. Ainda no Oeste, Kevin Durant (34 pontos) também esteve em noite inspirada e Pau Gasol (17 pontos) contribuiu positivamente “saltando” do banco.
Na equipa de Este, que eventualmente se terá ressentido da intensa rivalidade entre Celtics e Heat, o principal destaque vai para LeBron James (29 pontos, 12 ressaltos e 10 assistências), tão-somente o segundo atleta em toda a história da NBA a fazer um triplo-duplo num All-Star Game. O primeiro foi um tal de Michael Jordan (14 pontos, 11 ressaltos e 11 assistências), em 1997. A par da estrela dos Heat, também Amar´e Stoudemire (29 pontos) se evidenciou no Este.
Cadetes C: Boa primeira parte encaminha estreia positiva nesta fase
No passado Sábado os Sub16 «C» receberam e venceram a equipa do Sangalhos «B» por 65-46 em jogo da primeira jornada da quarta fase distrital. A partida foi dominada pela Ovarense apesar da boa réplica evidenciada pela formação bairradina.
Durante a primeira metade do período inicial assistiu-se a um jogo equilibrado com ambas equipas a intercambiar cestos. A partir do minuto cinco a nossa equipa consegue disparar no marcador fazendo um parcial de 12-02 ao mostrar-se mais concentrada em termos defensivos sobretudo na "agressividade" sobre o portador da bola e na redução dos espaços ao adversário e tirando partido de um aumento da velocidade nas transições defesa-ataque.
Nos segundos dez minutos (23-14) estivemos mais fortes ofensivamente ao melhorar a nossa eficácia no lançamento (8/19) e alternamos muito bem o jogo interior com o tiro exterior mostrando mais paciência para elaborar os ataques procurando sempre a melhor opção para o lançamento. Em termos defensivos perdemos alguma concentração não fechando bem a nossa zona restritiva o que permitiu aos visitantes disfarçar o resultado verificado no final da primeira parte: 40-22.
Após o regresso dos balneários, a equipa perdeu fluidez. Entramos totalmente apáticos a nível defensivo e no ataque privilegiamos erradamente a inicativa individual sobre o trabalho colectivo. Ofensivamente optamos por fazer más selecções de lançamento e abdicamos, por longos espaços de tempo, do jogo interior. Somado a isto estivemos lentos na recuperação defensiva permitindo ao Sangalhos fazer muitos pontos em contra-ataque e sofremos em consequencia disto tudo um parcial de 0-10 nos primeiros dez minutos que permitiu aos visitantes aproximar-se a 8 pontos a quatro minutos do fim do período. Depois de um desconto de tempo a nossa equipa reorganizou-se e conseguiu recuperar mas sem conseguir vencer o parcial (11-14).
No derradeiro período (14-10), a equipa baixou o ritmo, devido as rotações do plantel e a algum cansaço acumulado, mas manteve-se sempre na frente do marcador controlando totalmente o ritmo e neutralizando qualquer tentativa de aproximação dos barradinos.
A vitória assenta bem a Ovarense que se mostrou superior ao seu adversário. A equipa tem vindo a crescer qualitativamente durante os treinos o que nos permite olhar o futuro com confiança e optimismo. Apesar da vitória, o balanço não é totalmente positivo. Aspectos como a falta de concentração em determinados momentos do jogo, o excesso de individualismo e alguma ingenuidade defensiva devem ser trabalhados de forma a ser corrigidos para os próximos desafios. A equipa espera a rápida recuperação do seu atleta Sebastião Casaca que por doença não conseguiu estar presente nesta partida e agradece o apoio de todos os familiares e amigos que a acompanharam neste encontro.
Parciais: (17-08) (23-14) (11-14) (14-10)
Marcador: (17-08) (40-22) (51-36) (65-46)
Jogaram:
Reflexões
"Ser o melhor que conseguires não tem tanto a ver com ultrapassar as barreiras que os outros colocam à tua frente mas sim como com ultrapassar as barreiras que colocas à tua própria frente."
Kieren Perkins - Nadador australiano medalhista de ouro em Jogos Olimpicos.
Cadetes Femininas: Resultados 3ª Jornada Torneio Inter Associações
* No jogo Gica-Sportig Figueirense, a equipa visitante venceu o jogo com o resultado 27-37. Embora o Sp.Figueiren tivesse ganho, foi-lhe averbada uma derrota em virtude de não ter levado o numero minimo de atletas (8).
Hábitos Vencedores: O valor de uma equipa
“Um grande trabalho de equipa é a unica forma de criar oportunidades que definem as nossas carreiras." (Pat Riley)
“O talento ganha jogos, mas o trabalho de equipa e a inteligência ganham campeonatos." (Michael Jordan)
"O trabalho de equipa é a capacidade de trabalhar em conjunto tendo em vista um objectivo comum. A capacidade de orientar feitos individuais para objectivos organizacionais. É o combustível que permite a gente comum alcançar resultados fora do comum." (Andrew Carnegie)
"Compromisso individual para com um esforço de grupo - é isso que faz uma equipa resultar, uma empresa trabalhar, uma sociedade funcionar, uma civilização viver." (Vince Lombardi).
domingo, fevereiro 20, 2011
Cadetes A: Má entrada no jogo hipoteca resultado positivo
A Ovarense não conseguiu entrar da melhor forma no Nacional ao perder este sábado perante o FC Porto 59-55 na deslocação a Matosinhos numa partida em que entramos muito mal nos primeiros dez minutos e em que estivemos muito mal nas tabelas factores que condicionaram claramente o resultado final.
Sabíamos que tínhamos pela frente um adversário forte com bons jogadores tanto no aspecto físico como técnico pelo que era imperativo entrar na partida com altos índices de concentração para poder discutir o jogo até ao fim. Talvez por ser a nossa estreia nesta fase, entramos algo ansiosos, mostrando pouca concentração nas tarefas defensivas, apáticos nas marcações hxh e permitindo ao FC Porto jogar ao seu belo prazer. Isto levou-nos a sofrer um parcial de 02-14 nos primeiros três minutos da partida. Somado a isto não conseguimos ter mobilidade no ataque mostrando poucas soluções ofensivas, forçando muitos lançamentos o que resultou em baixos índices de eficácia (13% -apenas 4 pontos concretizados neste primeiro período). Importa também referir que os locais estiveram muito bem neste primeiro quarto ao ter percentagens de concretização a volta dos 75% o que nos levou a sofrer uma pesada derrota no período por (04-21).
No segundo período (10-14) melhoramos a nossa concentração e fomos capazes de equilibrar mais os acontecimentos. Sem conseguir soltar-nos no ataque, onde continuamos a estar perdulários (4/15), fomos capazes de equilibrar defensivamente aumentando a nossa intensidade na redução dos espaços o que forçou aos anfitriões a fazer lançamentos mais forçados e a um decréscimo na sua eficácia. Com tudo isto chegamos ao intervalo a perder por 14-35.
A segunda parte do desafio foi totalmente diferente. A Ovarense tomou conta da partida passando a jogar no ataque num ritmo mais alto com alternâncias entre o jogo interior e o lançamento exterior e impondo uma maior intensidade defensiva. No terceiro período (13-08) conseguimos neutralizar a equipa portista alterando a nossa forma de defender e condicionando claramente o seu jogo interior. Pena que no ataque não estivesse-mos suficientemente assertivos (6/17) e que não conseguíssemos ser dominantes nas tabelas.
Entramos no último quarto do jogo a perder por 27-43. Nestes derradeiros dez minutos (28-16) estivemos fortíssimos no ataque, impondo uma forte pressão sobre a saída da bola dos locais conseguindo fazer transições rápidas e por primeira vez no jogo explorando com êxito o contra ataque. No ataque organizado conseguimos alternar o tiro exterior com o jogo interior e fomos conseguindo reduzir a diferença no marcador. A entrada dos últimos cinco minutos atingimos a barreira dos dez pontos e os locais pareceram acusar a pressão. Os últimos cinco minutos continuaram marcados pelo nosso domínio mas a nível defensivo cedemos alguns pontos em segundas e terceiras tentativas de lançamento ao não conseguir controlar a tabela defensiva. Isto manteve com vida ao FC Porto que conseguiu dessa forma amealhar alguns pontos que lhe permitiram assegurar a vitória por 59-55 e aguentar a nossa acometida final.
Destaque para a atitude da equipa que nunca desistiu e que acreditou que poderia chegar a vitória mesmo quando esteve abaixo no marcador até por 25 pontos. Mesmo assim devemos perceber que nestes jogos de alta competição a concentração ao longo dos quarenta minutos é fundamental para fazer por vezes a diferença perante adversários do mesmo nível.
A equipa agradece o apoio de todos os pais e amigos que a acompanharam durante esta deslocação. Na próxima jornada, recepção ao Galitos, Domingo 27 pelas 17h00 na Arena João Gonçalves.
Parciais: (04-21) (10-14) (13-08) (28-16)
Marcador: (04-21) (14-35) (27-43) (55-59)
Jogaram:
NBA: "Rookie" Griffin ganha afundanços num "voo automóvel"
O jogador dos Los Angeles Clippers aproveitou a inexistência de regras neste concurso para colocar um automóvel debaixo do cesto, “voando” sobre o capot para ganhar o concurso de 2011.
Blake Griffin, que hoje será o primeiro “rookie” a alinhar no jogo “All Star” da Liga Norte-americana de Basquetebol Profissional (NBA) após o chinês Yao Ming, em 2003, “aqueceu” na véspera com a vitória no concurso de afundanços.
«Perguntei pelas regras do concurso e responderam-me que não havia. Sugeri que levasse um carro para o campo e consentiram», explicou, no fim, Griffin, que já é apontado como o sucessor de LeBron James na qualidade de próxima grande figura da NBA. Griffin reconhece que ter sido chamado para o “All Star” logo na época de estreia antecipou um objectivo que era para 2012: «Tinha planeado entrar nesse jogo no próximo ano, mas aconteceu tudo muito depressa.»
O jogador dos Clippers promete não desiludir: «É um prémio que me dão, o que me dá mais vontade de continuar a trabalhar para ser ainda melhor.»
LPB: Ovarense Dolce Vita perde na Madeira
A equipa do CAB Madeira deu um importante passo para se manter na disputa dos lugares de acesso ao playoff, ao vencer, no Funchal, a Ovarense Dolce Vita, por 81-63. Mesmo só contando com um dos seus atletas estrangeiros (Fred Gentry) os insulares foram superiores na segunda parte, com os atletas portugueses a fazerem a diferença no jogo.
Os vareiros iniciaram bem o encontro e, no final do 1º período, venciam por três pontos de diferença (19-16). Mas tudo se alteraria no segundo quarto, com os madeirenses a passarem para a frente do marcador, atingindo o intervalo com uma vantagem de seis pontos (35-29). Embalados pelo bom final da 1ª parte, os insulares deram a sensação que iriam tornar o jogo fácil, quando no recomeço da partida chegaram rapidamente à vantagem de 15 pontos (45-30). Boa resposta do conjunto de Ovar que, com um parcial de 9-0, voltou a reentrar na discussão do jogo. Foi o melhor que a equipa liderada pelo técnico Mário Leite conseguiu, uma vez que pouco tempo demorou para que os madeirenses restabelecessem a sua vantagem na casa das dezenas. No final do 3º período a diferença entre as duas equipas já era de 14 pontos (56-42), com os internacionais portugueses Jaime Silva (26 pontos, 6 assistências, 4 ressaltos e 3 roubos de bola) e Jorge Coelho (16 pontos e 7 ressaltos) a assumirem a marcação de pontos.
No último quarto não se alteraria a tendência do jogo, com a formação da casa a manter a superioridade, conseguindo mesmo dilatar a sua vantagem (18 pontos).
Para além dos jogadores já referidos, outro português brilhou na equipa do CAB, de seu nome Jorge Freitas (14 pontos, 5 assistências e 4 ressaltos), que também fez parte de um grupo de 5 atletas que terminaram com 10 ou mais pontos. De nada valeu à equipa de Ovar o facto de Nuno Cortez (17 pontos e 14 ressaltos) ter sido o MVP do encontro, já que nem mesmo com o contributo de Webster (15 pontos, 11 faltas provocadas, 6 ressaltos e 4 assistências) e Waller (20 pontos, 4 assistências e 3 ressaltos) conseguiu evitar a derrota.
Podes ver a estatística do jogo em: Cab Madeira - Ovarense Dolce Vita
sábado, fevereiro 19, 2011
Sérvio Milos Teodosic Eleito Jogador Europeu de 2010
Milos Teodosic, base sérvio do Olympiacos, é o Jogador Europeu do Ano. Numa votação levada a cabo pela FIBA Europe, o genial jogador de 23 anos de idade conquistou mais uma importante distinção numa carreira que parece destinada ao sucesso.
Depois dos sucessos ao nível da formação, onde Milos se sagrou campeão europeu de Sub16, Sub18 e Sub20, a carreira a nível sénior continua a correr bem ao criativo jogador formado no FMP Zeleznik, uma das melhores escolas de formação no Velho Continente. Em Setembro de 2009 conduziu a selecção da Sérvia à medalha de prata no Eurobasket realizado na Polónia, na temporada 2009-10 foi escolhido como o MVP da Fase Regular da Euroleague e levou o seu Olympiacos à Final4 da competição. Em 2010 foi ainda uma das grandes figuras da selecção sérvia no Mundial realizado na Turquia, no qual a equipa dos Balcãs foi afastada de forma polémica pela selecção da casa, no empolgante jogo das Meias-finais.
Criatividade, excelente controlo de bola e visão de jogo, aos quais junta boa capacidade de lançamento e facilidade em entrar para o cesto em drible.
Milos Teodosic foi o segundo jogador mais votado pelo painel de especialistas escolhidos pela FIBA, mas a massiva votação que recebeu por parte do público fez do base sérvio o vencedor, numa lista que contava com nomes como os de Pau Gasol (mais votado pelo paniel de especialistas), Dirk Nowitzki, Linas Kleiza, Juan C. Navarro, Hedo Turkoglu, Ersan Ilyasova, Dimitris Diamantidis, Luol Deng, Andrea Bargnani ou Goran Dragic.
Subscrever:
Mensagens (Atom)