![]() |
| A surpreendente Finlândia venceu a Geórgia e manteve esperanças de chegar aos quartos de final. |
A Finlândia, selecção que, à imagem de Portugal, apenas garantiu o passaporte para o Eurobasket através da fase adicional de qualificação, continua a fazer sensação. Este sábado, os nórdicos superaram a Geórgia (87-73) e continuam a sonhar com um histórico apuramento para os quartos-de-final.
Perante uma turma georgiana que acusou demasiado as baixas de Zaza Pachulia e George Tsintsadze, os finlandeses venceram graças a sua alta percentagem no lançamento exterior, 13 de 26 (50%) e aos ressaltos ofensivos, registos que fizeram a diferença neste encontro. A Finlândia foi crescendo sempre durante o jogo consoante ia dilatando a vantagem no marcador com até seis jogadores finlandeses a anotar dez ou mais pontos, outra das chaves da vitória dos nórdicos. Kimmo Muurinen foi a grande figura do jogo, ficando perto do duplo-duplo, com 11 pontos e 9 ressaltos.
Os finlandeses ficaram dependentes de si próprios para chegar aos quartos de final tendo de vencer a Eslovénia na próxima jornada para alcançar esse objectivo.
![]() |
| McCalebb foi novamente o homem do jogo para a Macedónia na sua sexta vitória consecutiva na prova |
A Macedónia somou, este sábado, a sexta vitória consecutiva no Eurobasket'2011, batendo a Eslovénia por 68-59, em partida do Grupo F da 2.ª fase da prova, que decorre na Lituânia. Liderados, uma vez mais, por Bo McCalebb (19 pontos e 4 assistências), os macedónios fizeram um jogo muito bem conseguido, diante de uma Eslovénia que está cada vez mais longe de alcançar os quartos-de-final. Nos derrotados, Goran Dragic inspirado, foi autor de vinte pontos, mas pouco mais se viu numa selecção eslovena que parece ter caído a pique na sua prestação e que agora terá de jogar o seu passe a seguinte fase num jogo de "mata-mata" com a Finlândia.
A Macedónia soma, desta forma, 8 pontos em quatro jogos, numa altura em que lhe falta apenas uma partida, diante da Rússia, a disputar na segunda-feira.
![]() |
| A Grécia bem lutou mas não conseguiu evitar a derrota diante da Rússia de Kirilenko |
A Grécia assegurou a passagem aos quartos de final do Europeu de basquetebol, mesmo perdendo em Vilnius com a Rússia, por 83-67, na segunda jornada do Grupo F da segunda fase. Os helénicos beneficiaram da derrota da Eslovénia ante a Macedónia (68-59) e da vitória da Finlândia sobre a Geórgia (87-73) para assegurar desde já o terceiro lugar do grupo. Mesmo perdendo com a Geórgia na última ronda, os gregos já não poderão ser passados nem por eslovenos nem por finlandeses, com quem já jogaram e ganharam, beneficiando por isso de vantagem em caso de empate pontual.
A Grécia apresentou batalha a Rússia na primeira parte do encontro chegando ao intervalo a perder por três pontos (39-42) fundamentando a sua boa prestação na boa defesa sobre a principal estrela russa, o NBA Andrei Kirilenko. No reatamento, Kirilenko teve mais protagonismo ofensivo e Mozgov (19 pontos) dominou a zona da pintura por completo levando a que a Rússia se fosse abrindo caminho até a vitória. Nem a defesa zona que os helénicos tentaram foi suficiente para travar uma equipa russa que ainda não perdeu na prova e que se tem mostrado muito consistente nos seus jogos.



Sem comentários:
Enviar um comentário