![]() |
A Macedónia arrasou a Grécia confirmando-se como a grande surpresa deste Europeu |
A Macedónia confirmou-se como a grande surpresa do Eurobasket'11. Depois da surpreendente vitória sobre a Croácia, a formação balcânica aumentou a fasquia e, este sábado, derrotou a Grécia (72-58), campeã europeia em 2005 e ainda uma das melhores formações do Velho Continente. Um parcial de 11-0 dos macedónios nos últimos minutos afundou a Grécia mentalmente. McCalebb fez o que quis até chegar aos 27 pontos. Na Grécia só Fotsis e Bourousis deram a cara (58-72). Esta foi também uma espécie de vingança por parte dos macedónios, que na transacta edição da prova foram trucidados pelos helénicos, por uma diferença de 32 pontos (54-86).
![]() |
Ao contrario de Portugal a Finlândia conseguiu vencer no Europeu |
A Finlândia alcançou também com surpresa a sua primeira vitória num europeu da modalidade em 34 anos. Desde 1977 que os nórdicos não somavam dois pontos num jogo, tendo, este sábado, derrotado a favorita Bósnia-Herzegovina (92-64), em jogo da 3.ª jornada do Grupo C. Cinco jogadores finlandeses estiveram por cima dos dez pontos enquanto que os bósnios tentaram agarrar-se aos 25 pontos de Domercant. Embora empatados ao intervalo, Finlândia quebrou o jogo no terceiro quarto terminando a partida com uma alta percentagem de 56 por cento em lançamentos de campo. Mikko Koivisto foi uma das figuras, com 17 pontos, ajudando a manter os finlandeses na corrida pela 2.ª fase.
Por último a Croácia dominou sempre o jogo em todo momento e soube gerir a vantagem durante todo o encontro. Tomic (26 pontos) e Popovic (23 pontos com 7 de 11 em triplos) aportaram na anotação enquanto que Draper fez 12 assistências. Montenegro nunca deixou de lutar pelo resultado mas pareceu não acreditar o suficiente para chegar com opções ao final acabando por perder 81-87.
![]() |
A Eslovénia venceu a Geórgia e garantiu o passe a segunda fase |
No Grupo D não houve lugar para as surpresa com a Rússia e a Eslovénia a liderar sem problemas e já qualificadas para a segunda fase. A Ucrânia ganhou vantagem na luta pelo terceiro lugar ao vencer um rival directo. Os ucranianos dominaram a partida sempre (67-56) ainda que nunca conseguiram esticar a vantagem. No terceiro quarto a Bulgária teve a oportunidade de reduzir a diferença para menos de dez pontos mas não aproveitou. Oleksandr Kolchenko fez um bom jogo com 18 pontos para os vencedores.
A Eslovénia (87-75) conseguiu sobrepor-se a um mau arranque e graças à actuação de Lakovic não chegou ao final do encontro a sofrer. A defesa eslovena esteve excelente provocando 21 turnovers aos georgianos que se bateram bem. Nos eslovenos, Lakovic (22 pontos) e Ozbolt (21) foram os melhores. Na Geórgia, o NBA Zaza Pachulia (22) e Markoishvili (16) estiveram em bom plano.
Os russos não precisaram desta vez da melhor versão de Kirilenko para arrasar a Bélgica (79-58), uma selecção que em nenhum momento comprometeu a prestação dos vencedores. Os russos aumentaram o ritmo no inicio do quarto período alargando a vantagem que desde o inicio do encontro iam gerindo.
Os russos não precisaram desta vez da melhor versão de Kirilenko para arrasar a Bélgica (79-58), uma selecção que em nenhum momento comprometeu a prestação dos vencedores. Os russos aumentaram o ritmo no inicio do quarto período alargando a vantagem que desde o inicio do encontro iam gerindo.
Sem comentários:
Enviar um comentário