A selecção nacional de basquetebol perdeu com a Espanha (73-87) na segunda jornada do Campeonato da Europa da Lituânia, sofrendo a segunda derrota em dois jogos. Mas a performance contra uma equipa 50 por cento NBA foi bem melhor do que contra a Turquia. com os portugueses a acabar por conseguir um resultado menos dilatado do que muitos estariam à espera.
De qualquer modo, Portugal nunca esteve perto de discutir o resultado. Perdeu o primeiro período por dez pontos e a desvantagem já era de 17 ao intervalo. O último período, no qual Portugal superou o seu vizinho em 11 pontos, reduziu a diferença entre as duas equipas embora a Espanha tirasse o pé do acelerador com Scariolo a dar mais minutos aos menos utilizados do plantel. No último quarto, ajudou o facto da Espanha manter no banco as suas duas principais estrelas, Pau Gasol (20 pontos em 19 minutos) e Juan Carlos Navarro (17 pontos, cinco assistências e três roubos de bola no mesmo tempo de jogo).
António Tavares saiu do banco para ser o melhor anotador de Portugal com 17 Pontos |
A Espanha entrou muito forte no jogo com Pau Gasol a destruir por completo a equipa portuguesa nas áreas próximas do cesto e com Juan Carlos Navarro muito certeiro da linha dos três pontos. Portugal atravessou nesta fase muitos problemas na ofensiva com inúmeros turnovers ao não poder superar a constante pressão exercida pelos jogadores espanhóis. Esta situação manteve-se durante o terceiro período embora Portugal conseguisse soltar-se mais no jogo atacante graças ao abrandamento defensivo do adversário e mercê a uma boa actuação de António Tavares que fez um grande jogo e terminou com 17 pontos e três roubos de bola. Destaque também para Miguel Miranda, autor de quatro dos nove triplos de Portugal e Carlos Andrade que somou 11 pontos, sete ressaltos e três assistências.
O próximo adversário de Portugal é a Polónia, já amanhã.
Por Portugal jogaram: António Tavares (17), José Costa (3), Miguel Minhava (2), Fernando Sousa (-), Cláudio Fonseca (4), Filipe da Silva (2), Carlos Andrade (11), José Silva (-), Elvis Évora (6), Marco Gonçalves (6), Miguel Miranda (13) e João Santos (9).
Sem comentários:
Enviar um comentário