****** Bem Vindos ao Site dos Cadetes da Ovarense ****** Welcome to the Ovarense Cadetes Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

terça-feira, maio 22, 2012

Cadetes A | Ovarense fica sem hipóteses de apuramento ao perder com o Académico

Foto cortesia de Estrela Simões
A Ovarense despediu-se este domingo da possibilidade de chegar a Final Four Nacional após cair derrotado na sua visita ao Académico do Porto por 67-51 numa partida em que a equipa vareira esteve vários furos abaixo do seu verdadeiro nível e em que acabou por ser derrotada por uma equipa que justificou a vitória ao ser mais consistente ao longo dos quarenta minutos. Os locais conseguiram dominar totalmente as tabelas, foram mais fortes física e mentalmente e tiveram melhor aproveitamento ofensivo o que somado a alguns problemas de índole física dos nossos atletas e algumas "mãozinhas habilidosas" da dupla arbitral conduziram a um desfecho negativo que nos priva da oportunidade de discutir o apuramento até a última jornada.

Foto cortesia de Estrela Simões
Entraram melhor os vareiros dominando o choque com alguma autoridade ao impor grande intensidade defensiva e muita velocidade nas transições o que nos levou a ganhar um ligeiro ascendente nos primeiros 4m42s (parcial de 13-03). Durante estes primeiros dez minutos a Ovarense esteve muito bem ofensivamente alternando o ataque rápido com o ataque organizado, fazendo boas selecções de lançamento e principalmente fazendo circular a bola com velocidade o que redundou numa boa dinâmica e na melhor fase da equipa durante o jogo. Contudo já no derradeiro minuto, a equipa desconcentrou-se permitindo um parcial de 0-4 que permitiu aos locais reduzir a desvantagem que durante todo o período tinha estado na casa das dezenas maquiando assim o resultado no final do quarto (21-14).

O segundo período começou algo confuso com ambas equipas a mostrar pouco discernimento no ataque (3-3 nos primeiros 3m18s). Neste lapso estivemos pouco assertivos de cara ao cesto e estivemos algo estáticos no ataque. A partir do meio do quarto, os vareiros começaram também a ter muitos problemas nas tabelas cedendo muitos ressaltos defensivos que proporcionaram aos locais segundas e terceiras tentativas de lançamento, situação que se viria a tornar reiterativa no resto do encontro marcando muito do que seria o desfecho do jogo. Com o passar dos minutos a Ovarense perdeu também coesão defensiva o que permitiu ao Académico equilibrar o jogo passando inclusive para a frente no final do período (30-31) depois de vencer no parcial por 09-17.

Foto cortesia de Estrela Simões
Após o intervalo, a equipa vareira não conseguiu reencontrar-se defensivamente abrindo muitos espaços bem aproveitados pelos locais para finalizar nas zonas próximas ao nosso cesto. Para além disso os nortenhos controlavam o ressalto, beneficiando ainda mais dessa vantagem pelo facto dos nossos homens altos estarem a ser carregados de faltas e começaram a ter bom aproveitamento no tiro exterior o que lhes permitiu ir cavando uma boa diferença no marcador perante uns visitantes que se mostravam algo perdidos em campo chegando a estar 16 pontos abaixo no marcador (36-52) a dois minutos do fim do período. Os vareiros ainda conseguiram acordar nesta ponta final ao esboçar uma grande reacção graças principalmente a recuperação de alguma atitude defensiva e a uma ligeira quebra de concentração dos locais e ao fazer um parcial de 9-0 entraram novamente na discussão da partida à entrada do derradeiro período.

Foto cortesia de Estrela Simões
A paragem entre períodos não fez bem aos vareiros. Se bem a nível defensivo foram conseguindo manter alguma pressão não permitindo grandes veleidades atacantes aos locais, na vertente ofensiva a equipa afundou-se perdendo claramente discernimento nas selecções de lançamento, deixando de apostar no ataque rápido e optando por forçar muitos lançamentos de meia e longa distancia onde teve aproveitamento zero. De facto, a equipa vareira só conseguiu marcar da linha de lance livre (dez minutos sem fazer nenhum cesto de campo) e só o conseguiu fazer quando já se tinham jogado 6m30s do período. O jogo então arrastou-se nos últimos minutos com os vareiros a jogar mais com o coração que com a cabeça e com os locais a aumentar gradualmente a diferença até o resultado final.


Resta-nos continuar a trabalhar nos próximos dias de forma a preparar da melhor maneira a nossa despedida das competições oficiais esta época quando no próximo sábado recebamos a visita do Ginásio Figueirense, líder da prova. O objectivo será o de vencer para acabar a época com um resultado positivo em casa. A equipa agradece todo o apoio prestado por todos aqueles que nos acompanharam nesta deslocação.

Sem comentários:

Enviar um comentário