****** Bem Vindos ao Site dos Cadetes da Ovarense ****** Welcome to the Ovarense Cadetes Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

quarta-feira, maio 30, 2012

Cadetes A | Derrota injusta na despedida da época

A Ovarense despediu-se este sábado das competições oficiais na época 2011/2012 com uma derrota (59-66) após prolongamento diante do Ginásio Figueirense num jogo bastante disputado e em que a equipa vareira foi superior ao longo dos quarenta minutos mas em que não conseguiu "matar" o jogo nas varias oportunidades de que dispôs acabando depois por ceder no tempo extra diante duma equipa mais fresca fisicamente e que fez valer os seus maiores argumentos em termos físicos.


A partida começou com ambas equipas a jogar num ritmo elevado com a Ovarense a entrar em campo com muita dinâmica em todos os sectores, a exibir boa intensidade defensiva ( o que condicionou a circulação de bola no ataque organizado dos visitantes)  e a reduzir bem os espaços ao adversário enquanto que no aspecto ofensivo privilegiou sempre as transições rápidas e as finalizações em situações de vantagem numérica. Mesmo em desvantagem nas tabelas conseguimos através duma boa atitude e de muita entrega fechar este primeiro quarto em vantagem, 15-12.


No segundo período (14-13) a equipa vareira entrou mais forte surpreendendo o seu adversário com um parcial de 6-0 que pela primeira vez na partida nos permitiu chegar aos 10 pontos de vantagem. A partir daí sofreu uma quebra principalmente em termos de concretização falhando muito desde a linha de lance livre (1/5) e desperdiçando algumas oportunidades criadas debaixo do cesto. Isto permitiu que os visitantes se mantivessem perto no marcador (29-25 no final da primeira parte).

O terceiro período ficou marcado pela pouca eficácia revelada por ambas equipas no lançamento e pela superioridade das defesas aos ataques. Este foi talvez o momento decisivo da partida uma vez que defensivamente conseguimos neutralizar os ataques dos figueirenses que muito pressionados acabaram por forçar muitos lançamentos revelando alguma falta de tranquilidade no processo ofensivo mas não conseguimos funcionar ofensivamente uma vez que estivemos pouco inspirados na finalização (3/17) mostrando alguma ansiedade e precipitação na hora de lançar. Novamente chegamos a dispor de dez pontos de vantagem a passagem do minuto seis (37-27) mas voltamos a perder o equilíbrio e em vez de gerir a diferencia deixamos que o adversário com um parcial de (2-9) nos últimos 4 minutos do período reduzisse a nossa vantagem para os três pontos no final do terceiro período (39-36).

O derradeiro quarto (17-20) revelou duas equipas que contrariamente ao que tinham feito durante toda a partida, jogaram mais soltas no ataque pondo a nu algumas fragilidades defensivas de ambos lados. Enquanto os vareiros iam alternando o lançamento exterior com o jogo interior e o ataque organizado com o contra ataque, a equipa visitante virou os seus esforços para o jogo interior onde possuía atletas mais possantes.  Isto permitiu que o jogo se mantivesse muito igualado com o período a estar cheio de alternâncias no marcador. Contudo a Ovarense teve varias oportunidades para vencer a partida no tempo regular ao dispor por duas vezes no minuto final de vantagem no marcador. Lamentavelmente não conseguimos fazer o trabalho defensivo e permitimos que a bola entrasse em ambas oportunidades nos homens grandes que conseguiram concretizar e levar a partida para o prolongamento. 

O prolongamento foi outra história. A nossa equipa não entrou bem e pareceu acusar algum desgaste tanto no aspecto físico como no mental. Ao revelar pouca concentração nos primeiros dois minutos sofreu um parcial de 0-6 que deixou o Ginásio mais confiante. Embora a conseguir reduzir para três pontos a diferença depois de uma recuperação de bola e de uma jogada de 2+1 (59-62) a Ovarense nunca mais pode voltar a discussão do resultado e acabou por ceder com naturalidade. 
 
O resultado final acaba por ser algo pesado para a nossa exibição mas fica de qualquer modo a sensação de que podíamos bater-nos de igual para igual com qualquer uma das equipas que estarão presentes na Final 4 Nacional e confirmamos que o resultado da primeira volta foi enganador produto das diferentes condicionantes que foram afectando a equipa ao longo desta campanha no Campeonato Nacional.
 
Resta-nos agora continuar a trabalhar durante os treinos que restam até ao final da época. O balanço é francamente positivo com a obtenção do Campeonato Distrital de forma invicta, com a confirmação de que a Ovarense foi a melhor equipa do Distrito na presente época e com a boa campanha feita no Nacional que nos permitiu manter-nos com possibilidades de apurar até a penúltima ronda da competição apesar de todos os altos e baixos verificados ao longo da prova.  Fica sempre aquele sabor amargo de não poder ter ido mais longe nesta competição mas o desporto é isso mesmo e novas oportunidades irão surgir.
 

A equipa agradece todo o apoio de quem ao longo de toda a temporada esteve com ela, nos bons e nos maus momentos. Aproveito também esta oportunidade para manifestar o meu mais sincero agradecimento a todos os atletas pela sua entrega e dedicação ao longo de toda a época. Estou muito orgulhoso de ter pertencido a este grupo de trabalho ao longo deste dez meses e por ter partilhado ao longo deste tempo a companhia, as alegrias e tristezas de todos eles. Para todos vocês o meu mais sincero agradecimento CAMPEÕES e votos de que o futuro lhes reserve muitos sucessos.

3 comentários:

  1. Que visão tão tendenciosa! A Ovarense nunca teve o jogo na mão, o que se veio a verificar no resultado final.

    ResponderEliminar
  2. Não há nenhuma visão tendenciosa. O facto concreto é que os vareiros foram melhores no TEMPO REGULAR e estiveram a frente no marcador durante praticamente 36 minutos chegando a dispor por duas vezes de diferenças de dez pontos a última delas a meio do terceiro período. De facto são os visitantes que empatam o jogo por duas vezes no último minuto fazendo valer o seu maior peso físico na zona interior nos instantes finais. Se ler bem caro amigo, escrevo na crónica que a vitória do Ginásio no prolongamento é natural uma vez que nesse período estive claramente melhor que a nossa equipa mais desgatada física e mentalmente. Obrigado pela sua visita.

    ResponderEliminar
  3. Concordaria se a notícia dissesse que os vareiros por muito pouco não conseguiram a vitória! Mas quando por algum motivo não se consegue gerir a vantagem permitindo ao adversário recuperar por duas vezes essa diferença pontual, então a derrota não pode ser classificada como injusta,mas talvez amarga.
    Os meus sinceros respeitos e apreço pelo vosso trabalho sendo que não houve qualquer intenção em ser desagradável.

    ResponderEliminar