A equipa de Cadetes Masculinos fechou da melhor forma possível a primeira volta da Segunda Fase do Campeonato Distrital ao vencer esta quinta feira em Esgueira a equipa local por 39-88 mantendo o seu invicto e o primeiro lugar da classificação.
Mesmo com algumas baixas a equipa vareira completou um jogo muito serio em termos de atitude e não teve problemas para someter a jovem equipa aveirense graças principalmente a um notável trabalho defensivo, principalmente na primeira metade do desafio e ao ritmo alto de jogo que imprimiu ao longo dos quarenta minutos.
Ambas equipas testaram as suas forças nos primeiros instantes da partida mas rapidamente ficou claro que a nossa solidez defensiva e nas tabelas e a nossa qualidade ofensiva podiam ser factores que desequilibrariam o encontro. Assim, depois de alguma igualdade nos primeiros dois minutos, a nossa equipa partiu para um parcial de 14-0 nos seguintes seis minutos de jogo o que rapidamente encarreirou a partida para o nosso lado. O resultado no final deste primeiro período (28-10) já reflectia as diferenças existentes em campo entre as duas equipas.
No segundo período (19-04) a nossa equipa manteve a intensidade defensiva mas mostrou alguns problemas nos processos ofensivos especialmente nos primeiros três minutos mostrando-se pouco esclarecida principalmente por querer jogar rápido de mais. Depois de algumas correcções a equipa retomou o seu equilíbrio ofensivo e graças a fortaleza do jogo interior e a uma maior dinâmica no ataque, conseguiu superiorizar-se com relativa facilidade cavando uma diferença no marcador que ao intervalo já se situava nos 33 pontos (47-14) permitindo-lhe ter o jogo perfeitamente controlado.
Na 2ª parte esse ascendente continuou. Depois do descanso, perdemos alguma consistencia defensiva especialmente na protecção da nossa zona da pintura e na redução dos espaços para as penetrações pelo que os locais conseguiram equilibrar o período. Valeu a nossa capacidade ofensiva com diferentes soluções na alternância dos ataques rápidos com o ataque organizado, com boa circulação da bola e bons níveis de segurança nas transições (apenas dois turnovers) para vencer o quarto por 19-15.
Nos derradeiros dez minutos (22-10) retomamos a nossa agressividade defensiva, mantivemos a pressão nas linhas de passe do adversário e não relaxamos em termos de intensidade mantendo sempre muita agressividade e velocidade no nosso jogo conseguindo com naturalidade ampliar as diferenças no marcador, explorando para além dos contra ataques, o tiro exterior e de meia distancia o que nos permitiu alargar a vantagem e consolidar uma vitoria justa permitindo inclusive fazer uma maior gestão do plantel de cara a jornada do próximo sábado.
Nota positiva novamente para a nossa defesa que não permitiu que o Esgueira anotasse mais do que dez pontos em três dos quatro períodos e para a excelente atitude e entrega de todos os atletas em campo numa partida em que todos contribuíram com pontos para a vitória.
Agora resta-nos voltar ao trabalho para preparar o decisivo embate que se segue já amanhã (17h00) quando receberemos a visita do Illiabum num jogo que poderá decidir o primeiro lugar desta fase da competição.
A equipa agradece todo o apoio e carinho de pais, familiares e amigos que permanentemente a acompanham e deseja a rápida recuperação dos seus atletas Sebastião Casaca e João Matos que por diferentes razões não puderam estar presentes no encontro.
Sem comentários:
Enviar um comentário