****** Bem Vindos ao Site dos Cadetes da Ovarense ****** Welcome to the Ovarense Cadetes Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

segunda-feira, janeiro 23, 2012

Cadetes A | Ovarense consuma apuramento para o Campeonato Nacional

A equipa de Cadetes «A» Masculinos da Ovarense conseguiu este sábado alcançar o seu primeiro objectivo para a actual época ao classificar-se para o Campeonato Nacional depois de vencer a Sanjoanense na Arena Dolce Vita por 66-48. Com a vitória a equipa vareira também garantiu a organização da fase final distrital que se disputará na segunda semana de Fevereiro.

Depois da boa exibição em Oliveira de Azeméis na passada jornada a Ovarense conseguiu sair adiante numa partida algo travada e tensa e na qual pareceu, a espaços, acusar alguma fadiga, perante um adversário que chegava a Ovar moralizado e em crescendo de forma ao ter vencido os seus últimos cinco jogos.

O inicio do desafio até pareceu revelar que o jogo poderia ser facil. Um parcial de 5-0 no primeiro minuto permitiu a equipa vareira começar da melhor maneira a partida. Durante o período perdemos alguma lucidez no ataque produto de alguma insegurança nas transições e de alguma precipitação na hora de seleccionar os lançamentos. No aspecto ofensivo também fomos perdulários nos contra ataques o que não nos deixou dilatar mais as diferenças no marcador. Defensivamente estivemos intensos permitindo poucas liberdades ao ataque dos visitantes pelo que chegamos ao final do período em vantagem 18-11.
Nos segundos dez minutos (17-15) o jogo tornou-se mais equilibrado fruto de uma menor coesão defensiva e de uma menor qualidade nas nossas transições (7 turnovers)  factores que foram bem aproveitados pela Sanjoanense. A equipa não conseguiu soltar-se no ataque mostrando-se algo lenta na circulação da bola e com pouca mobilidade no ataque organizado forçando por vezes alguns lançamentos. Defensivamente não perdemos intensidade mas sim alguma sincronização o que abriu algumas brechas bem aproveitadas pela equipa visitante.

Depois do reatamento a equipa voltou a não estar bem ao ceder o ritmo do jogo à Sanjoanense. Os primeiros cinco minutos do período reflectiram uma fase menos boa da equipa que perdeu discernimento na organização do seu ataque e viu-se algo confusa perante um adversário que revelou bons indices de concretização. A Sanjoanense encostou a 4 pontos no marcador com algo mais de 5 minutos por jogar mas a partir da segunda metade do quarto conseguimos reagir e voltamos a elevar o nosso nível de jogo aumentando a velocidade, aumentando a agressividade defensiva e circulando melhor a bola o que nos levou a fazer uma boa recuperação final na ponta final do periodo (8-2), permitindo-nos vencer o período por 17-16.

Nos derradeiros dez minutos (14-06) aproximamo-nos do nosso real valor em termos defensivos ao impor uma pressão forte que nos permitiu  recuperar até 10 bolas o que redundou num maior número de jogadas de contra ataque. Não concedemos muito espaço nem tempo para pensar e pressionamos bem as linhas de passe do adversário o que deixou a Sanjoanense sem muitas respostas no seu ataque. A nivel ofensivo já não estivemos tão bem ao não conseguir materializar em pontos o grande volume de jogo ofensivo (7/21) pelo que a diferença final acaba por ser curta.

Mesmo com algumas contrariedades (lesões, doenças e ausencias) a Ovarense acabou por vencer uma partida em que revelou ter mais profundidade e recursos do que a equipa adversária mostrando crescimento solidificado uma vez que ganha jogando bem e ganha quando joga regular como foi o caso. Estão de parabéns os atletas por ter alcançado o objectivo mas não devemos ficar por aqui. Devemos regressar aos treinos com o objectivo de vencer o próximo jogo e de preparar a consciencia a Fase Final que se disputará em nossa casa. Na próxima jornada deslocação a Aveiro para defrontar o Galitos, sábado pelas 15h00.

A equipa agradece a todos os pais e amigos que nos acompanharam pelo seu apoio incondicional e deseja a rápida recuperação dos atletas que se encontram a contas com problemas físicos que lhes impediram de dar o seu contributo nesta partida.

Sem comentários:

Enviar um comentário