****** Bem Vindos ao Site dos Cadetes da Ovarense ****** Welcome to the Ovarense Cadetes Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

sábado, dezembro 31, 2011

NBA: Top Dez das melhores jogadas de Sexta Feira

NBA: Miami mantém invicto; Dallas e Boston ganham pela primeira vez

Grande jogo de Ricky Rubio não foi suficiente para bater Miami Heat
Os Miami Heat mantiveram o registo 100 por cento vitorioso ao vencerem fora os Minnesota Timberwolves por 103-101, conduzidos por LeBron James e Dwyane Wade.

Em dia de 27.º aniversário, James logrou 34 pontos, oito ressaltos e 10 assistências, a última das quais para Wade (19 pontos) decidir o encontro, com um "alley-oop", debaixo do cesto, a 4,6 segundos do fim.
Chris Bosh, com 20 pontos e nove ressaltos, também foi importante no quarto triunfo dos Heat, enquanto os Wolves foram comandados por 25 pontos e 12 ressaltos de Kevin Love e 12 pontos e 12 assistências do "rookie" espanhol Ricky Rubio.

Além dos Heat, também os Indiana Pacers e os Atlanta Hawks mantiveram os seus registos incólumes (três triunfos), ao receberem e baterem Cleveland Cavaliers (98-91, após prolongamento) e New Jersey Nets (105-98), respetivamente.


Danny Granger liderou os Pacers, com 22 pontos, num embate em que o "rookie" Kyrie Irving falhou, escandalosamente, uma "bandeja" que teria dado o triunfo aos "Cavs", sobre o final do tempo regulamentar, e Jeff Teague os Hawks, também com 22.
A ronda de sexta-feira da NBA ficou também marcada pelo primeiro triunfo dos campeões Dallas Mavericks, que receberam e venceram os Toronto Raptors por 99-86, com 19 pontos (recorde de carreira) do francês Ian Mahinmi e 18 do alemão Dirk Nowitzki, contra 30 do italiano Andrea Bargnani.

Os históricos Boston Celtics também se estrearam a vencer, após três desaires, ao ganharem em casa aos Detroit Pistons por 96-85, com 19 pontos de Jermaine O'Neal e 12, cinco assistências e quatro ressaltos de Paul Pierce, em estreia.

Nos outros embates da jornada, destaque para os 29 pontos, 16 assistências e oito ressaltos do MVP Derrick Rose, que permitiu aos Chicago Bulls vencer fora os Los Angeles Clippers por 114-101, apesar dos 34 pontos e 13 ressaltos de Blake Griffin e os 15 e 14 assistências de Chris Paul.

Selecções: Sub16 Masculinos de Portugal ficam em 2º no Torneio de Arroyo

A selecção nacional de sub-16 não conseguiu superar a selecção de Castela e Leão na final do VII Torneio Internacional de Arroyo, acabando por perder 50x45. A equipa lusa entrou muito bem no jogo, ofensiva e defensivamente. Contudo, se na defesa a equipa manteve um elevado nível ao longo dos 40 minutos, já no ataque as coisas foram-se complicando a cada período. O destaque individual é devido a Carlos Salamanca pelos 11 pontos marcados e 6 ressaltos. O regresso ao trabalho, de parte destes jogadores, está já previsto para Janeiro, no âmbito das sessões regulares de trabalho técnico.

Parciais: (12-20) (13-10) (13-8) (12-7)

Pela selecção nacional jogaram e marcaram:

João Oliveira (6), Carlos Salamanca (11), Sérgio Silva (5), Diogo Araújo e Benvindo Mendes (13) – cinco inicial – Francisco Amiel (6), Chris Santos, Pedro Oliveira, Rui Nery, Guilherme Pires, Luís Câmara (4) e Ricardo Monteiro.

Bom Ano 2012

sexta-feira, dezembro 30, 2011

NBA: Top Dez das melhores jogadas de Quinta Feira

NBA: Oklahoma soma quarta vitória consecutiva ; Lakers e Bulls também vencem

Durant venceu duelo com Nowitzki
Os Dallas Mavericks parecem ainda estar em "lockout". Ao cabo de três partidas, a formação de Dirk Nowitzki, campeã em título, ainda não venceu, tendo esta madrugada sido batida na deslocação a Oklahoma, por 104-102, numa reedição da final da conferência Este da temporada passada.

Os Thunder vingaram o desaire da época passada, apesar dos incríveis 26 turnovers e da desvantagem de 1 ponto a 1 segundo do final. Valeu o acerto de Kevin Durant, que fez, de forma fantástica, um triplo que decidiu a partida.Kevin Durant redimiu-se de um erro que dera, segundos antes, um triplo a Vince Carter, quando falhou incrivelmente na marcação ao base dos Mavs. Além dos 3 pontos acertados em cima da buzina, Durant conseguiu ainda mais 27 pontos, num duelo muito particular com Dirk Nowitzki, que fez 29. Aliás, tanto Durant como Nowitzki fizeram duplo-duplo de pontos e ressaltos.
Desta forma, os Thunder somam quatro vitórias em quatro jogos, numa sequência perfeita que não sucedia desde 2002/03, quando a equipa ainda se situava em Seattle. Quanto a Dallas, não tinha um início tão mau desde 2006/07.

Kõbe Bryant voltou a liderar os
Lakers
Em Los Angeles, nem as fortes dores no pulso direito impediram Kobe Bryant de brilhar. Esta madrugada, em casa, diante dos New York Knicks, o base dos Lakers foi determinante na vitória clara da equipa californiana por 99-82. Sempre em grande, Kobe fez 28 pontos, 6 assistências e 4 ressaltos, seguido bem de perto por Pau Gasol, que parece apostado em mostrar que tem valor para defender os Lakers. O espanhol fez duplo-duplo de pontos (16) e ressaltos (10). Do  lado contrário, Carmelo Anthony bem tentou, alcançando os 27 pontos e ainda sete ressaltos, mas não contou com a ajuda de Stoudemire. O extremo/poste dos Knicks acertou apenas 5 dos seus 18 lançamentos de campo, apesar de mesmo assim ter feito 15 pontos.

Também de gira pela California, os Chicago Bulls liderados por Derrick Rose (19 pontos e 8 assistências), venceram na visita a Sacramento, por 108-98, numa vitória sofrida para os homens de Tom Thibodeau, que perdiam por 8 pontos perto do final do 3.º período.


Nos outros jogos, nos confrontos entre equipas da Conferência Oeste, as vitórias ficaram nas equipas da casa, com os Trail Blazers a receberem e baterem os Nuggets por 111-102: na equipa de Portland, um trio de bases marcou na casa dos 20 pontos e ajudou a definir o tom para a partida. Ainda na Conferência Oeste, os Rockets receberam e bateram os Spurs por 105-85 no clássico duelo do Texas. Em Houston, a equipa da casa foi mais forte contando com um grande desempenho de Kyle Lowry (16 pontos, 9 ressaltos e 8 assistências).
Howard registou o melhor jogo desta época diante dos Nets de Deron Williams
Finalmente, em Orlando  vitória dos Magic sobre os Nets com excelente exibição de  Dwight Howard (16 pontos, 24 ressatos e 3 desarmes de lançamento) perante uma equipa de New Jersey que continua a mostrar poucos argumentos para se bater com as melhores equipas da liga. O resultado de 94-78 demonstra as dificuldades ofensivas sentidas pelos Nets, que tiveram apenas 2 jogadores a marcar na casa das dezenas.

Basquetebol: Uma metáfora da vida (I)

O BASQUETEBOL DA-NOS LIÇÕES DE VIDA...




NBA: Top Dez das melhores jogadas de Quarta-Feira

Citações de Grandes Jogadores

"Se não lançares, de certeza que não vais marcar cesto. Não podes ter medo de falhar e quando for o momento certo tens de lançar. Há algumas coisas escondidas por detrás de um cesto falhado: coragem, persistência, dedicação, paciência e aprendizagem."


Ray Allen - Estrela dos Boston Celtics

quinta-feira, dezembro 29, 2011

Selecções: Sub16 Masculinos na Final do Torneio de Arroyo

Ao vencer esta quinta-feira os sub-18 do Cajasol de Sevilha, por 58x65, a selecção nacional de sub-16 masculinos conseguiu garantir o apuramento para a final do VII Torneio Internacional de Arroyo. Numa partida bastante equilibrada do primeiro ao último minuto, o combinado luso conseguiu levar de vencida os sevilhanos que contaram com a sua mais recente contratação, o ucraniano Pavel Lebedintsev. Por parte dos portugueses, destaque para Francisco Amiel que somou 23 pontos e 9 roubos de bola, sendo o MVP do encontro com 29 pontos de valorização. Amanhã o jogo da final, às 18h locais, será frente à selecção de Castela e Leão, que hoje venceu a congénere da Extremadura por contundentes 89x43.

Parciais: (16-21) (14-15) (13-16) (15-13) 

Pela selecção nacional jogaram e marcaram:

João Oliveira (6), Carlos Salamanca (7), Sérgio Silva (5), Diogo Araújo (6) e Benvindo Mendes (4) – cinco inicial – Francisco Amiel (23), Chris Santos (5), Pedro Oliveira (5), Rui Nery (2), Guilherme Pires (2), Luís Câmara e Ricardo Monteiro.

Selecções: Sub16 Masculinos vencem na estreia no Torneio Internacional de Arroyo

A primeira jornada do VII Torneio Internacional de Arroyo começou da melhor maneira para os Sub-16 lusos, vencendo 54 x 63 o CB La Flecha (Sub-18), clube local e organizador do evento. Apesar de entrarem mal na partida, os nossos sub-16 souberam reagir e acabaram por controlar o marcador do jogo até ao final. O destaque individual vai para o Diogo Araújo, que conseguiu um duplo-duplo (12 pontos e 15 ressaltos), obtendo 18 de valorização. A equipa portuguesa volta a jogar hoje às 12:30h (hora local) com a equipa do Cajasol de Sevilha.

Parciais: (15-13) (11-22) (15-15) (13-13) 

Pela selecção nacional jogaram e marcaram:

João Oliveira (7), Carlos Salamanca (3), Sérgio Silva (9), Diogo Araújo (12) e Benvindo Mendes (13) – cinco inicial – Francisco Amiel (8), Chris Santos (3), Pedro Oliveira (4), Luís Câmara (2), Rui Nery (2), Ricardo Monteiro e Guilherme Pires.

NBA: Miami e Oklahoma imparaveis ; Boston segue sem ganhar

Numa nova jornada recheada de jogos, Dwayne Wade foi herói na terceira vitória em 3 jogos de Miami. O base norte-americano deu a vitória à sua equipa com um lançamento a 4 segundos do fim da partida no reduto dos Charlotte Bobcats onde lograram vencer por 96-95. Lebron James também esteve em grande ao apontar 35 pontos, seguido do poste Chris Bosh que marcou 25. Do lado de Charlotte, o destaque vai para Gerald Henderson com 21 pontos e para o francês Boris Diaw que conseguiu 16 pontos e 16 ressaltos.
Na divisão Atlântico, Boston continua a senda de derrotas tendo averbado a terceira consecutiva em outras tantas partidas. Os Celtics caíram desta feita aos pés de New Orleans por 97-78. Jarrett Jackson esteve em destaque do lado dos Hornets, com 21 pontos e 9 assistências, com Ray Allen, a ser o jogador mais em foco, ao apontar15 pontos para Boston. Paul Pierce voltou a ser ausência notada por estar a recuperar de um problema físico.

Também no estatuto de visitante, os Thunder saíram de Memphis com uma importante vitória sobre uma das equipas mais promissoras da Conferência Oeste. Na reedição da emocionante série de Playoffs da temporada passada, a equipa de OKC conseguiu manter a sua invenciblidade com um Kevin Durant de mão a ferver - nos jogos já disputados, o extremo dos Thunder marcou sempre na casa dos 30 pontos.

Quem também venceu fora de portas na noite de ontem foram os Pacers, os Sixers e os renovados Cavaliers. Os de Indiana foram ao Canadá vencer os Raptors por 85-90, enquanto que em Detroit deu-se um interessante confronto de rookies entre Kyrie Irving (14 pontos e 7 assistências) e Brandon Knight (23 pontos e 6 assistências) - apesar dos números mais interessantes do base dos Pistons, a vitória acabou por sorrir aos Cleveland Cavaliers por 89-105. No outro triunfo forasteiro, os 76ers visitaram o calor de Phoenix e com 6 atletas a marcar na casa das dezenas não sentiram grandes dificuldades em bater os Suns por 103-83.

Também os New York Knicks visitaram a Costa Oeste e não tiveram uma noite muito proveitosa, tendo sido derrotados pelos Golden State Warriors com o resultado final de 78-92. Mesmo sem contar com Stephen Curry os Warriors conseguiram a segunda vitória consecutiva sobre uma das favoritas a vencer a Conferência Este. De resto, Atlanta Hawks, San Antonio Spurs e Denver Nuggets aproveitaram o factor casa para vencer os seus jogos de forma tranquila.

Fundamentos Tácticos: Movimentos de Ataque

Cadetes «B» Masculinos: Resumo 2011

Afirmativa. Essa tem sido a principal característica que tem marcado o desempenho da nossa equipa de Cadetes «B» Masculinos em 2011 quando se cumpre o primeiro terço da época oficial. A permanente evolução na aplicação dos conceitos de jogo e a resposta positiva que a equipa está a dar neste ano de transição tem sido as notas dominantes duma prestação marcada pelo cumprimento dos objectivos traçados no inicio da temporada.

A jovem equipa vareira que apenas perdeu por uma vez em jogos oficiais detendo no actual momento o primeiro lugar da prova e conserva intacta as suas esperanças de poder vir a aspirar por uma vaga no Torneio Inter Associações (embora essa possibilidade ainda não esteja confirmada).  A nossa equipa tem mantido ao longo da temporada algumas oscilações nas suas actuações alternando jogos bem conseguidos com outros onde não tem estado tão bem, talvez fruto de alguma falta de maturidade. Na mesma linha dos Cadetes «A», a equipa aposta pela fortaleza defensiva e as transições rápidas procurando sempre manter um ritmo de jogo alto e tirar partido da sua excelente capacidade física.  Ao longo da actual época, a Ovarense tem-se consolidado como uma equipa capaz de se bater com algumas das equipas «A» com sucesso, revelando até agora, uma boa capacidade concretizadora  (media de 72,3 pontos marcados por jogo) e uma das melhores defesas da prova (apenas 38 pontos sofridos por partida). Para além disso a equipa tem-se revelado muito forte quando joga em casa onde ainda não perdeu nenhuma partida nesta primeira parte da época.


Esta boa prestação já nos permitiu ficar em primeiro lugar na primeira fase distrital sendo que em principio uma vitoria diante do Gica no jogo da segunda volta poderá garantir-nos a tão almejada liderança nesta segunda fase da prova o que poderá levar-nos a disputar uma vaga para o Torneio Inter Associações em 2012. 

Realce positivo para o facto de termos utilizado um total de quinze jogadores na actual campanha. No lado menos bom estão as lesões que tem perseguido a equipa durante estes primeiros três meses de competição.
Próximos Jogos:
Gafanha - Ovarense (14/Jan)
Ovarense - Gica (21/Jan)
Cenap - Ovarense (28/Jan)

Citações de Grandes Jogadores

"Um vencedor é alguém que reconhece os seus talentos inatos, trabalha ao máximo para os transformar em capacidades e depois usa essas capacidades para atingir os seus objectivos".

Larry Bird - Mítica estrela dos Boston Celtics

quarta-feira, dezembro 28, 2011

NBA: Top Dez das melhores jogadas de Terça Feira

NBA: Heat batem Celtics e Lakers estreiam-se a vencer

O terceiro dia da NBA ficou marcada por nova vitória dos Miami Heat e pelo primeiro triunfo dos LA Lakers depois de duas derrotas consecutivas. Lebron James (26 pontos), Dwayne Wade (24) e Chris Bosh (18) estiveram em destaque na segunda vitória da época dos Miami Heat, desta feita frente a Boston, por 115-107. O "rookie" Norris Cole, a jogar pela primeira vez no American Airlines Arena, ajudou também a sua equipa ao apontar uns surpreendentes 20 pontos.

Ray Allen foi mesmo o melhor marcador da partida, com 28 pontos, mas não conseguiu impedir os Celtics de averbarem o segundo desaire da época. A formação de Doc Rivers ainda não pode contar com o lesionado Paul Pierce nem com a nova contratação Mickael Petrus.

Ainda na Conferência Este, os Hawks visitaram os New Jersey Nets e saíram com uma vitória gorda por 36 de diferença. O resultado começou a ser construído logo na primeira parte, e ao intervalo a equipa de Atlanta já vencia por 22 pontos, com os Nets a revelarem grandes dificuldades ofensivas. Com meia dúzia de atletas a marcar na casa das dezenas - incluíndo Tracy McGrady - os Atlanta Hawks não sentiram grandes dificuldades para vencer a equipa de Jay-Z e Mikhail Prokhorov por 70-106.

No Oeste, na divisão do Pacífico, de destacar a primeira vitória da época dos LA Lakers, contra os Utah Jazz, por 96-71. Kobe Bryant esteve em evidência ao fazer 26 pontos e 8 ressaltos. Com LaMarcus Aldrige e Gerald Wallace em grande plano, os Blazers tiveram uma segunda parte de grande qualidade e venceram os Kings por 22 de diferença, 101-79.

Os Timberwolves somaram a sua segunda derrota consecutiva, novamente por poucos pontos de diferença e novamente tiveram oportunidade de levar o jogo para prolongamento, mas não conseguiram concretizar a sua jogada decisiva, com Kevin Love a falhar o lançamento de 3 pontos a que teve direito. O extremo-poste de Minnesota foi uma das grandes figuras da partida, com 31 pontos e 20 ressaltos, mas os seus números foram insuficientes para levar os Wolves à vitória e assim o triunfo ficou em casa, com os Milwaukee Bucks a terminarem o jogo na frente do marcador, por 98-95.

Cadetes «A» Masculinos: Resumo 2011

Positivo. Foi esse o desempenho das diferentes equipas de Cadetes da Ovarense em 2011 quando atingimos o primeiro terço da época oficial. Todas as nossas equipas estiveram em bom plano e cumpriram com os objectivos traçados para esta fase da temporada.

Quando analisamos a campanha dos nossos Cadetes «A» Masculinos no primeiro trimestre competitivo da época só podemos lembrar-nos da palavra êxito: É que a Ovarense terminou este ano sem derrotas em competições oficiais. A nossa equipa tem mantido ao longo da temporada um nivel consistente baseando a sua filosofia de jogo na fortaleza e agressividade defensiva e na capacidade de manter permanentemente um ritmo alto com transições rápidas. Ao longo destes três meses, a Ovarense tem-se consolidado como a melhor equipa no distrito, sendo até agora o melhor ataque (media de 83,1 pontos marcados por jogo) e a melhor defesa (apenas 38,2 pontos sofridos por partida). Para amostra da superioridade vareira temos de referir que só não ganhou dois dos cinquenta e dois períodos já disputados até agora.


Esta boa prestação já permitiu garantir a equipa o apuramento para a Fase Final Distrital a disputar em Fevereiro quando ainda faltam cinco jornadas por disputar. Mas o principal objectivo para 2012, passa por assegurar o primeiro lugar nesta segunda fase (que poderá ficar garantido com mais três vitórias) o que por sua vez permitirá o apuramento directo para o Campeonato Nacional e nos outorgará o direito de ser o anfitrião da Fase Final. Depois, se atingirmos essas metas, teremos pela frente a possibilidade de lutar primeiro, pelo título distrital e depois por conseguir ir o mais longe possível no Campeonato Nacional.

Realce positivo para o facto de termos utilizado um total de dezasseis jogadores na actual campanha e também para o bom trabalho desenvolvido que já valeu a chamada aos treinos da selecção distrital a um total de sete jogadores.

Próximos Jogos:

Ovarense - Brandoense (07/Jan)
Oliveirense - Ovarense (15/Jan)
Ovarense - Sanjonanese (21/Jan)
Galitos - Ovarense (28/Jan)
Ovarense - Esgueira (04/Fev)

A importancia dos bons passes no basquetebol

Citações de Grandes Jogadores

"Se fizeres o teu melhor sobre o campo, não tens nada que reclamar-te. Um jogo menos conseguido não é uma desgraça".


Dick Nowitzki - Estrela dos Dallas Mavericks

terça-feira, dezembro 27, 2011

NBA: O top Dez das melhores jogadas de Segunda Feira

NBA: Lakers e Dallas continuam sem ganhar; Oklahoma única equipa com duas vitórias

Tyreke Evans (20 Pontos) foi fundamental na vitória dos Kings diante dos Lakers
Na segunda jornada da NBA foram poucas as equipas que  não entraram em acção. Das equipas consideradas favoritas neste inicio da época sinal negativo para os Los Angeles Lakers e para os Dallas Mavericks que voltaram a perder, à imagem do que tinha acontecido na noite de estreia. A semelhança do que ocorrera na vespera diante de Miami Heat, os campeões receberam os Nuggets de Denver e saíram derrotados por 115-93, depois de também terem estado a perder por 30 de diferença. Com 5 jogadores a marcar na casa das dezenas, os Nuggets tiveram uma estreia em cheio. Depois da derrota caseira frente aos Chicago Bulls, os Lakers voltaram a jogar na California, mas desta feita em Sacramento, e o resultado voltou a ser parecido - derrota para os Lakers, perante uns Kings que tentam regressar aos lugares cimeiros da NBA. Os 29 pontos de Kobe Bryant foram insuficientes para contrariar as boas exibições de Marcus Thornton e Tyreke Evans, que em conjunto somaram 47 pontos.


A jornada ficou marcada  pelo facto de que das equipas que já tinham entrado em competição no dia anterior, apenas os Oklahoma City Thunder conseguiram repetir o resultado positivo depois de conseguir vencer na visita a Minnesota por 100-104 num jogo que marcou a estreia do espanhol Ricky Rubio na NBA. Kevin Durant e Russell Westbrook não estiveram pelos ajustes e somaram 61 dos 104 pontos dos Thunder. Em Orlando, os Magic estrearam-se a vencer, batendo os Houston Rockets por 104-95, enquanto que na viagem à California, os Bulls de Chicago não conseguiram repetir o triunfo da véspera e saíram derrotados por 99-91 na visita aos Golden State Warriors.


Para as equipas que se estrearam na temporada 2011-12, destaque para as vitórias forasteiras dos Nets, Raptors e Hornets. Deron Williams e companhia viajaram até Washington DC onde venceram os Wizards por 90-84, com um grande jogo de Khris Humphries (21 pontos e 16 ressaltos). A estreia de Kyrie Irving não terá sido a esperada para os adeptos dos Cavs, uma vez que saíram derrotados na recepção aos Toronto Raptors - os canadianos tiveram 7 jogadores a marcar na casa das dezenas e acabaram por vencer por 104-96. A outra vitória forasteira teve lugar no Arizona, com os renovados Hornets a baterem os Suns por 85-84, no jogo com menos pontos da noite e muito disputado até ao último segundo e onde Eric Gordon já se mostrou decisivo como se ve no video acima.

De resto, vitórias caseiras dos Pacers, Blazers, Spurs e Bobcats. Destaque para o jogo de Indiana, no qual os Pacers tiveram um trio de jogadores a chegar à marca de duplo-duplo: Hansbrough, Hibbert e West.

Cadetes Ovarense 2011/2012 em acção

segunda-feira, dezembro 26, 2011

NBA: O top 10 da jornada de Domingo

Fundamentos Técnicos: Técnica Individual

NBA: Primeira jornada com muitas emoções

A temporada 2011/12 da NBA arrancou da melhor forma, com a maior parte dos jogos cheios de emoção e de incerteza no resultado até aos últimos segundos. No jogo inaugural da época, Os New York Knicks derrotaram os Boston Celtics por apenas dois pontos (106-104), numa partida de altíssima qualidade que só ficou decidida nos derradeiros segundos. O mítico Madison Square Garden viu os seus Knicks realizarem uma primeira parte de luxo, nomeadamente na tabela contrária - a vantagem chegou a cifrar-se acima dos 15 pontos. O score ao intervalo (62-52 a favor dos anfitriões) deixava claro que os ataques de ambos os conjuntos estavam afinados, embora Boston pecasse por alguma falta de agressividade.O conjunto mais titulado da NBA voltou dos balneários mais concentrado na defesa e operou uma reviravolta sensacional (35-17 no terceiro período), em boa parte graças à ação de Rajon Rondo, que abriu a época com uma exibição portentosa, coroada com um duplo-duplo (31 pontos e 13 assistências). Apesar da reviravolta, os Knicks não baixaram os braços e mantiveram-se por perto, acabando por igualar nos instantes finais. Foi nessa fase que Carmelo Anthony (37 pontos e 8 ressaltos) surgiu em grande força, com um triplo e dois lances-livres que deixaram a formação de Mike D'Antoni na frente. Kevin Garnett, no último segundo, ainda tentou o prolongamento, mas falhou o tiro.

Os Dallas Mavericks iniciaram a defesa do título da Liga Norte-americana de Basquetebol Profissional (NBA) com uma derrota em casa (94-105) com os Miami Heat, que conseguiram uma pequena vingança da derrota na final da época passada. Após ganharem os três primeiros parciais por 32-17, 30-24 e 35-24, os Heat chegaram ao fim do terceiro período a vencer por 97-65 e com a vitória praticamente garantida.

LeBron James, com 37 pontos, 10 ressaltos e seis assistências, e Dwyane Wade, com 26 pontos, oito ressaltos e seis assistências, foram as figuras da equipa da Florida, na qual Chris Bosh se ficou pelos quatro pontos, sete ressaltos e uma assistência. O suplente Udonis Haslem também foi importante na luta nas tabelas durante os 32.16 minutos em que esteve em campo, uma vez que ganhou um total de 14 ressaltos, oito dos quais defensivos, e marcou nove pontos.

Nos Mavericks, que só ganharam um total de 31 ressaltos, contra 51 dos Heat, o alemão Dirk Nowitzki foi quem menos longe ficou do normal, ao somar 21 pontos, cinco ressaltos e três assistências, seguido pelo suplente Jason Terry, que terminou com 23 pontos, um ressalto e três assistências.


Intenso, emotivo e decidido apenas no último segundo. Assim foi o confronto entre uma das grandes potências da Conferência Este e um dos grandes candidatos na Conferência Oeste. Apesar de ter sido um jogo com poucos pontos, não faltou emoção e empenho defensivo de parte a parte. Se nos Bulls, o acerto defensivo é transportado da temporada anterior, os Lakers parecem mais consistentes a defender com Josh McRoberts a trazer uma impressionante força defensiva no jogo interior. Aliás, as tarefas defensivas assumiram destaque maior quando os Chicago Bulls utilizaram um agressivo 2x1 em Kobe Bryant para recuperar a posse de bola e passar para a liderança do jogo a, apenas, 5 segundos do final do encontro. Depois, os 'touros' tiveram a sagacidade de fechar a entrada em drible de Kobe Bryant, com Luol Deng, Joakim Noah e Taj Gibson a conseguirem dificultar a tarefa da estrela dos Lakers. Aliás, Luol Deng acabou mesmo por desarmar Kobe, dando assim a vitória por 87-88 aos Chicago Bulls.

Nos restantes jogos, vitórias de Oklahoma diante dos Orlando Magic por 97-89 com Kevint Durant a anotar 30 pontos e dos renovados LA Clippers em Golden State diante dos Warriors por 86-105 com três jogadores da equipa californiana a fazer pelo menos 20 pontos: Blake Griffin (22), Chauncey Billups (21) e Chris Paul (20 e 9 assistencias).

domingo, dezembro 25, 2011

NBA: Regressa hoje a melhor liga do mundo

NBA: Hoje começa a NBA

Os fãs da NBA não poderiam desejar melhor presente de Natal. Arranca hoje, dia de Natal mais uma temporada da maior Liga de basquetebol do Mundo e logo com uma mão-cheia de encontros, envolvendo alguns dos principais candidatos ao título.

Depois de um período de receios devido ao lockout que atrasou em quase dois meses o início da prova, debaixo do sapatinho estará uma fornada de grandes partidas, com destaque para Knicks-Celtics, Lakers-Bulls e a reedição da final de 2010/11, Dallas-Miami. Isto para além de interessantes Thunder-Magic e Warriors-Clippers.

Neste inicio de época há quatro jogadores que por castigo não poderão começar a época:

Andrew Bynum (LA Lakers), 4 jogos de suspensão pela agressão a  J.J. Barea na quarta partida dos play offs contra Dallas Mavericks; Charlie Villanueva (Detroit Pistons), 3 jogos de castigo pela agressão a Ryan Hollins num jogo da temporada regular diante dos  Cleveland Cavaliers; Jarret Jack e Charlie Bell, com um jogo de suspensão devido a ter sido detidos por condução temerária baixo os efeitos do alcool.

quarta-feira, dezembro 21, 2011

NBA: O primeiro afundaço de Vince Carter com os Dallas Mavs

Fundamentos Técnicos: Drible, Crossover, Paso atrás

Cadetes «A»: Vitória em Sangalhos garante apuramento matemático para a Fase Final Distrital

A equipa de Cadetes Masculinos A da Ovarense superou este domingo com solvencia e alguma facilidade o Sangalhos, 39-70 fechando 2011 invicto e consolidando a liderança do Grupo Nacional. A vitória permitiu também que a equipa vareira garantisse matematicamente a qualificação para a Fase Final Distrital que se irá disputar em Fevereiro quando ainda faltam por disputar cinco jornadas para o fim desta fase da competição.
Com uma entrada fulgurante na partida  (08-26) a equipa vareira arrumou rapidamente com as poucas dúvidas que poderiam existir sobre a sua superioridade. A equipa esteve concentrada, com as ideias claras, exibindo muita agressividade defensiva e muita velocidade nas transições, mantendo um ritmo de jogo que os locais não conseguiram acompanhar.

Nos segundos dez minutos (10-15) a equipa teve menos fluidez nos processos ofensivos acabando por precipitar-se muito em ataque forçando alguns lançamentos. Tivemos menos segurança nas transições (8 turnovers) e defensivamente estivemos menos coesos permitindo algumas penetrações e algumas liberdades na zona da pintura o que levou a um maior equilíbrio nestes dez minutos.

No reatamento, a nossa equipa baixou o ritmo dispondo de um menor volumem de lançamentos, perdendo algum discernimento na circulação da bola no ataque organizado e mostrando-se pouco assertiva no ataque. O Sangalhos aproveitou esse certo adormecimento para nivelar a espaços o jogo graças também ao seu domínio nas tabelas. Mesmo assim, e graças aos contra ataques, a nossa equipa venceu o período por 12-14.
No último quarto (09-15) o jogo manteve-se com a mesma tendência sendo que a nossa equipa através de um aumento da intensidade defensiva conseguiu esticar a vantagem no marcador não se ressentindo mesmo com as rotações constantes dos jogadores acabando por obter uma vitória sem grande contestação num jogo sem muita história, mas onde todos mais uma vez fomos determinantes nesta vitória, pelo empenho, concentração e seriedade colocada em campo durante praticamente todo o jogo.


A equipa agradece o apoio de todos aqueles que mais uma vez nos acompanharam, desejando a rápida recuperação dos seus atletas José Pedro Fernandes e João Matos a contas com alguns problemas físicos que os impediram de dar o seu contributo nesta partida e dedica esta vitória ao nosso apreciado Sr Américo. Segue-se agora a paragem motivada pelas ferias natalícias mas não nos devemos esquecer de continuar a trabalhar intensamente durante os treinos pois desafios mais aliciantes e complicados estão a chegar.  O grupo aproveita para desejar a todos um feliz Natal e um bom Ano Novo. Boas festas!

Citações de Grandes Jogadores

"Há muitas equipas em todos os desportos que têm grandes jogadores e nunca ganham títulos. Na maioria das vezes, esses jogadores não estão dispostos a se sacrificar pelo bem maior da equipa. O que é engraçado é que, no final, a falta de vontade deles de se sacrificar somente torna as glórias individuais mais difíceis de alcançar. Uma coisa que eu acredito piamente é que se tu conquistas algo como uma equipa, as glórias individuais virão por conta própria. Talento ganha jogos, mas trabalho em equipa e inteligência ganham campeonatos."

Michael Jordan

Fundamentos Tácticos: Diferentes Movimentos no Ataque

terça-feira, dezembro 20, 2011

Basquetebol Espéctaculo: Chris Paul começa a facturar nos Clippers

NBA: A pré época já mexe

Cadetes «B»: Boa segunda parte garante liderança no final de 2011

No passado sábado a equipa de Cadetes B masculinos da Ovarense venceu na recepção ao Illiabum por 65-51, resultado que lhe permitiu alcançar a liderança provisória da classificação do Grupo Distrital 1 quando estão cumpridas as primeiras sete jornadas da prova. Após a excelente exibição na jornada previa diante do Galitos, a nossa equipa acabou por levar a melhor sobre um adversário aguerrido e muito competitivo graças a uma boa segunda parte, num jogo algo incaracterístico, com muitos maus passes e decisões menos boas  mas onde também houve grandes dosis de entrega por parte de ambas equipas.


Frente a frente estavam duas das equipas que partilhavam a liderança na competição. Na primeira volta a nossa equipa tinha conseguido superiorizar-se com alguma facilidade mas desta vez a equipa visitante entrou muito motivada e disposta a discutir o resultado. O Illiabum apresentou-se a fazer muita pressão sobre o nosso portador da bola tentando dificultar ao máximo as nossas transições e aproveitou bem o facto de tentar-mos durante a primeira parte resolver os ataques de forma individual e de estarmos muito estáticos e "desligados" para equilibrar a partida. Em termos defensivos estivemos também algo apáticos com pouca disponibilidade para fazer ajudas, escassa coesão e alguma lentidão nas recuperações defensivas. Tivemos vinte minutos com falta de chama, falta de energia, sem a nossa intensidade habitual  e fomos demasiado lentos na saída para o ataque pelo que,  por isso, não surpreendeu  que ao intervalo estivessemos por baixo no marcador (31-32) resultado justo que premiava o maior colectivismo e agressividade dos visitantes.

Depois do intervalo tudo mudou para melhor. Na segunda parte do jogo (34-19), a equipa esteve mais solta em campo, apostando numa maior intensidade defensiva com pressão permanente e redução dos espaços, controlando melhor os ritmos de jogo, imprimindo maior velocidade nas transições e com mais mobilidade no ataque organizado jogando simples, sem forçar tantos lançamentos, retomando o seu espírito colectivo e o seu estilo de jogo, com o que conseguiu neutralizar a equipa ilhavense que assim começou a ter mais problemas para equilibrar a partida. Um quarto período muito conseguido em termos defensivos acabou por pender em definitivo a balança da partida para o nosso lado permitindo-nos chegar a nossa sexta vitória na época.

Este jogo nos permite tirar algumas ilações. Em primeiro lugar os jogos tem sempre quarenta minutos e devemos tentar manter sempre a concentração e atitude competitiva ao longo dos desafios. Depois devemos manter sempre a nossa atitude que tem sido uma atitude enérgica, alegre e acima de tudo positiva ao longo da época.  O sucesso do grupo, o sucesso do trabalho depende de todos estarmos em sintonia, treinadores e jogadores e entre os jogadores. A sintonia depende de todos cumprirmos o nosso papel. Começa agora uma paragem de três semanas devido ao intervalo pelas ferias de natal. Temos de continuar a trabalhar afincadamente durante os treinos de forma a entrarmos em 2012 melhor do que estamos agora mesmo.

A equipa deseja a rápida recuperação dos seus atletas Lucas Leitão e Rodrigo Marques a contas com lesões que lhe impediram de dar o seu contributo nesta partida. O grupo também agradece o apoio de todos os pais e amigos que permanente nos acompanha e aproveita para desejar a todos um Feliz Natal e um Bom Ano 2012.
O Campo de Férias de Natal dos Orlando Magic com o Coach DON AREY realiza-se este ano no Pavilhão dos Galitos no dia 21 de dezembro, quarta-feira, das 9h30 às 17h30.
O Magic Basketball Camp é dirigido pelo Treinador Americano DONNALD AREY que faz parte do Staff dos ORLANDO MAGIC uma das equipas da NBA e que é um dos responsáveis pelos Orlando Magic Camps e ainda pela NBA All Stars Jam Session.

As incrições estão abertas.

Parabéns

Feliz Aniversário
A equipa dos Cadetes da AD Ovarense felicita o seu atleta Rodrigo Soeiro pelos seus 15 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.

segunda-feira, dezembro 19, 2011

NBA: A batalha pela supremacia em Los Angeles vai começar

Cadetes «A»: Classificação

* Apurado para a Fase Final Distrital

Cadetes Masculinos: Horários dos Treinos durante as férias de Natal

Cadetes «A»: Resultados da 9ª Jornada

A Ovarense graças a sua fácil vitória em Sangalhos garantiu o apuramento matemático para a Fase Final Distrital a disputar-se em Fevereiro do próximo ano ao beneficiar também da surpreendente derrota do Brandoense perante o Galitos. O Illiabum isolou-se no segundo lugar da tabela ao vencer o Esgueira, enquanto que a Sanjoanense confirmou a sua subida de forma alcançando a sua terceira vitória consecutiva, esta vez como visitante e as custas da Oliveirense que assim cai para terceiro. Para a equipa de São João Madeira o resultado tem o valor acrescido de solidificar o quarto lugar da classificação agora com dois pontos de avanço sobre Brandoense e Galitos.

Cadetes «A»: Estatísticas do jogo vs o Sangalhos dia 18/Dez

Clicar para Ampliar

Cadetes Femininas: Classificação

* Garantiram apuramento para a Fase Final Distrital

Cadetes «B»: Estatísticas jogo vs o Illiabum dia 17/Dez

Clicar para Ampliar

Cadetes «B»: Classificação

Gica e Galitos tem um jogo em atraso que disputarão a 08 de Janeiro

Cadetes «B»: Resultados da 7ª Jornada do Distrital

A Ovarense ao vencer o Illiabum por 65-51 assumiu a liderança isolada no Grupo Distrital 1 embora a condição, uma vez que o Gica tem um jogo a menos. O Cenap por outro lado, continuou sem conhecer o sabor da vitória depois de perder na recepção ao GD Gafanha. Se não houver nenhuma surpresa, a equipa de Agueda e a Ovarense decidirão entre elas o primeiro lugar desta fase.

domingo, dezembro 18, 2011

Cadetes Femininas: Resultados da 8ª Jornada

A Ovarense conseguiu o apuramento matemático para a Fase Final Distrital depois de vencer na recepção ao Esgueira, lanterna vermelha do campeonato. No jogo grande da jornada, o Galitos ficou a uma vitória de assegurar o apuramento directo para o Campeonato Nacional e o direito de organizar a Fase Final Distrital depois de bater a Sanjoanense. Quem deu um passo importante rumo a essa mesma Fase Final foi o GD Gafanha que venceu a domicilio o Illiabum que ficou agora numa situação muito difícil uma vez que não depende de si propria para chegar a ultima vaga.

Cadetes «A»: Ovarense fecha 2011 invicto depois de nova vitória

LPB: Ovarense Dolce Vita não passa na Madeira enquanto que o SL Benfica perde invicto nos Açores

Resultados da 11ª jornada do Campeonato da LPB

Sampaense Basket 87 - 81 Basquete Barcelos

Casino Ginásio 65 - 80 Académica de Coimbra

CAB Madeira 100 - 65 Ovarense Dolce Vita

Barreirense/CEPSA 58 - 68 FC Porto Ferpinta

SC Lusitânia Expert 75 - 73 SL Benfica

Terceira Basket Susiarte 67 - 83 VSC Guimarães

Homenagem a Brandon Roy, um Grande a quem as lesões não deixaram ir mais além

Música antes dos Grandes Jogos

Cadetes «A»: Ovarense fecha 2011 hoje em Sangalhos