****** Bem Vindos ao Site dos Cadetes da Ovarense ****** Welcome to the Ovarense Cadetes Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

domingo, abril 22, 2012

Cadetes A | Ovarense sofre para vencer o Académico

A equipa de Cadetes Masculinos da Ovarense precisou este sábado de um prolongamento e de muito sofrimento para despachar  na Arena Dolce Vita uma batalhadora equipa do Académico do Porto por 66-64 mantendo-se no grupo que partilha a liderança no Campeonato Nacional depois de disputadas as primeiras seis jornadas da competição.


Perante um adversário muito motivado que chegou a Ovar com a intenção clara de manter vivas as suas esperanças de apuramento para a próxima fase da competição, os vareiros controlaram sempre a partida ao longo dos primeiros trinta minutos estando sempre na frente do marcador mesmo sem estar a fazer uma grande exibição. Os vareiros sentiram algumas dificuldades  principalmente no aspecto defensivo onde não estiveram tão fortes como é habitual e na circulação da bola onde houve alguma lentidão num jogo bastante agradável de se ver, sempre disputado com muita  intensidade e com bons momentos de basquetebol.

Mesmo a revelar pouca eficácia no contra ataque e alguma falta de coesão defensiva os locais conseguiram chegar ao intervalo em vantagem (30-25) aproveitando bem o seu ligeiro ascendente nas tabelas e os bons índices de finalização no jogo interior. Defensivamente a equipa foi algo lenta nas ajudas e na reacção aos movimentos atacantes dos visitantes o que permitiu que estes equilibrassem a partida.

Depois do intervalo (17-15) a equipa entrou melhor a nível ofensivo conseguindo elevar o ritmo de jogo e mesmo a revelar alguma insegurança nas transições (9 turnovers) conseguiu aumentar a sua vantagem no marcador  alcançando uma vantagem na casa dos 7-9 pontos que soube conservar ao longo destes dez minutos. No aspecto defensivo continuamos a ter alguns lapsos de concentração no encurtamento dos espaços o que ia permitindo aos visitantes alguns cestos fáceis que mantinham o resultado apertado embora o jogo parecesse estar controlado pelos locais.

O problema foi o derradeiro período (09-16) onde estivemos francamente mal especialmente nos primeiros seis minutos de jogo acumulando erros tácticos e de concentração. Durante esse espaço perdemos claramente o norte, abdicando de defender colectivamente, perdendo discernimento na circulação da bola e na selecção de lançamentos e principalmente desequilibramo-nos no aspecto emocional permitindo que os visitantes encetassem uma boa recuperação que lhes permitiu empatar o marcador a 49 pontos com 5m50s por jogar. Com o jogo novamente em aberto assistiu-se então a uma dramática ponta final com intercâmbios de cestos em ambos lados e com a incerteza quanto ao vencedor a pairar no ar. O Académico nesta ponta final esteve acertado no lançamento exterior conseguindo passar para a frente por duas vezes mas os vareiros souberam reagir sempre e conseguiram sempre repor a igualdade mesmo sem contar com algumas peças que já tinham saído da partida por acumulação de 5 faltas pelo que o jogo chegou ao final dos quarenta minutos com empate a 56 pontos com a nossa equipa a ter que recuperar sempre no marcador.


O prolongamento alastrou a emoção até ao fim. Intercâmbios de cestos foram mantendo o equilíbrio até perto do final da partida quando a equipa portuense com 30s por jogar  voltou a dispor duma vantagem de dois pontos 64-62.  Se no 4º período tínhamos estado mal defensivamente, esta ponta final do prolongamento foi outra coisa. A equipa vareira apertou o cerco a intensificou as marcações e conseguiu recuperar a bola chegando ao empate através da conversão de dois lances livres. Com seis segundos para jogar e registando-se um empate a 64, os portuenses ainda dispuseram da última posse de bola mas um grande trabalho colectivo de defesa permitiu-nos recuperar a bola e ainda concretizar dentro do tempo para vencer de forma sensacional dando justiça ao acontecido em campo sem desmerecer a grande prestação e a excelente atitude dos visitantes.


Em conclusão obtivemos nova vitória que nos mantém no grupo da liderança antes do "infernal" ciclo que ai vem com a disputa de 5 jogos em 12 dias numa fase que pode ser crucial para o nosso futuro na competição. Teremos que aprender com as situações menos positivas que se verificaram ao longo desta partida e entender que os jogos só se irão ganhar se estivermos 100% concentrados, trabalhando sempre em equipa, tendo respeito para com o adversário, com determinação nas nossas atitudes desde o inicio dos jogos e com muita vontade de dar sempre o nosso melhor. Para isso vamos continuar a trabalhar com determinação e muita dedicação durante os treinos semanais.


A equipa agradece todo o apoio e companhia de pais, familiares e amigos que nos acompanharam durante a partida e dedica a vitória ao seu jogador Iuri Martins afastado da partida por doença. Próximo jogo, quarta feira 25 de Abril no Galamba Marques na Figueira da Foz pelas 16h00 diante do Ginásio Figueirense.

Sem comentários:

Enviar um comentário