Clicar para Ampliar |
segunda-feira, abril 30, 2012
Citações de Grandes Treinadores
"Não há equipa que ganhe sempre. Equipa ganhadora é aquela que se levanta quando perde, superando os desafios e enfrentando-os um a um".
Javier Imbroda - Treinador espanhol
Citações de Grandes Treinadores
"Nunca és tão bom como todo o mundo te diz quando ganhas, e nunca és tão mau como eles dizem quando perdes".
Lou Holtz - Treinador Football Americano
Selecções | Cadetes da Ovarense chamados a treinos de observação da Selecção Nacional
No âmbito das SESSÕES REGULARES de TRABALHO TÉCNICO, dirigidas para as jogadoras e jogadores da Lista de Jogadora(e)s de Interesse Nacional no escalão de Sub-16 (Feminino e Masculino) e Jogadora(e)s de Especial Talento, vai ter lugar no próximo dia 07 de Maio, segunda-feira, um treino para atletas das regiões de Porto/Aveiro/Braga. A acção realizar-se-á no pavilhão Municipal de Coimbrões (VN Gaia) das 18 as 20 horas.
Da Ovarense foram chamados para esta acção dois atletas, ambos no sector masculino, Joaquim Soras e Rodrigo Soeiro.
A família dos Cadetes da AD Ovarense congratula-se pela chamada destes atletas a esta acção de selecção nacional desejando aos mesmos votos duma enriquecedora experiência. Eis a lista de todos os convocados no sector masculino.
domingo, abril 29, 2012
NBA | Oklahoma, Chicago e Miami confirmam favoritismo; Indiana cai diante dos Magic e Derrick Rose diz adeus a temporada
Noite de sentimentos opostos no United Center, em Chicago. Os Bulls conseguiram iniciar da melhor forma o playoff da NBA, ao bater os Philadelphia 76ers por 103-91, no primeiro jogo da série entre as duas equipas, mas disseram adeus a Derrick Rose, que não jogará mais na presente temporada.
Depois de fazer 23 pontos, e com a sua equipa a vencer por 99-87, a 1.10 minutos do final, Rose partiu em direção ao cesto, apoiou mal o pé e caiu logo no chão a contorcer-se com dores. Os médicos apressaram-se no auxílio ao jovem dos Bulls, de 23 anos, mas exames posteriores mostraram uma rutura no ligamento cruzado anterior da perna esquerda, lesão que o afasta do resto da época.
Tom Thibodeau terá agora de encontrar uma solução para a ausência da sua principal estrela, que viveu uma temporada 2011/12 para esquecer, depois de também ter falhado 27 jogos na temporada regular.
Os Oklahoma City Thunder bateram na madrugada deste domingo, em casa, os campeões reinantes da Liga, os Dallas Mavericks, por 99-98, naquele que foi o primeiro jogo da série.O triunfo ficou apenas garantido a 1.5 segundos do final quando Kevin Durant lançou a bola vitoriosa e colocou os 18.203 fãs dos Thunder presentes nas bancadas do Chesapeak Energy Arena em delírio. O melhor marcador da fase regular deste ano não teve uma noite particularmente inspirada, mas no momento da decisão chegou-se à frente e disse presente.
O equilíbrio foi a nota dominante durante todo o encontro. A vitória podia ter caído para qualquer lado. Dirk Nowitzki (25 pontos), que realizou uma grande ponta final, esteve muito perto de dar a vitória aos Mavs marcando dois lançamentos livres nos segundos finais, mas estes revelaram-se insuficientes perante o talento que Durant. Na equipa de Oklahoma City o elemento mais regular foi o base Russell Westbrook (28 pontos), sendo ainda de destacar James Harden (19) e Serge Ibaka (22). O espanhol igualou a sua melhor noite da carreira no que toca a pontos marcados e contribuiu ainda com 5 blocos.
Os Miami Heat esmagaram os Knicks por 100-67 num jogo que ficou resolvido a meio do 3º período mercê de um LeBron James inspiradíssimo - marcou 32 pontos sem sequer entrar no decorrer dos derradeiros 12 minutos de jogo.
A surpresa do primeiro dia dos play-offs aconteceu em Indiana, onde a equipa da casa foi surpreendida pelos Magic (77-81). Orlando, sem poder contar com Dwight Howard até ao fim da época, conseguiu uma ponta final fortíssima - virou o resultado de 77-70 para 77-81 nos últimos 4 minutos - que lhe valeu um triunfo fora de portas que se poderá revelar decisivo para a passagem à fase seguinte.
sábado, abril 28, 2012
LPB | Lusitânia continua a causar sensação e vence o SL Benfica no primeiro do play off
O Lusitânia adiantou-se este sabado na meia-final do playoff da LPB ao vencer (78-76), no Pavilhão Império Bonança, o primeiro jogo desta série disputada à melhor de cinco jogos. Um quarto período de grande qualidade permitiu à formação açoriana dar a volta ao marcador, recuperando nos 10 minutos finais de uma desvantagem de sete pontos trazida do terceiro quarto. Um cesto de Brian Mills, a dois segundos do final do jogo, permitiu ao conjunto insular conquistar o primeiro encontro da série. O segundo jogo da ronda realiza-se este domingo, pelas 16 horas, novamente em Lisboa, sendo que a pressão, mais do que no jogo inaugural, está do lado dos encarnados.
Mills acabaria por ser o melhor marcador do jogo com 22 pontos, bem secundado no jogo exterior pelos bases Augusto Sobrinho (18 pontos e 4 assistências) e Ricky Franklin (19 pontos, 5 ressaltos e 2 assistências). O norte-americano Marcel Jr. (11 pontos, 7 ressaltos e 4 desarmes de lançamento) bateu-se muito bem na luta próxima do cesto.
O Benfica explorou o seu jogo interior, tendo tido em Elvis Évora (16 pontos, 6 ressaltos, 4 roubos de bola e 2 desarmes de lançamento), MVP com 25.5 de valorização, o seu expoente máximo, embora Seth Doliboa (10 pontos e 13 ressaltos) também tenha estado dado um contributo importante.
LPB | CAB Madeira desiste de participar na Liga e dá mais uma dura machadada na credibilidade do basquetebol português
O CAB Madeira decidiu hoje desistir das meias-finais do "play-off" da Liga de basquetebol, depois de a direção do clube ter "esgotado todos os canais ao seu alcance" para garantir o financiamento das viagens ao continente.
A equipa deveria disputar hoje o primeiro jogo das meias-finais, frente ao FC Porto, mas a direção do emblema madeirense decidiu comunicar ao clube adversário e à Federação Portuguesa de Basquetebol a desistência.
"O Conselho de Administração do CAB-Madeira, SAD, informa que não irá tomar parte nos restantes jogos da edição deste ano dos 'play-off'. Esta decisão, que não influencia a permanência do CAB-Madeira na Liga, surge após o Conselho de Administração ter esgotado todos os canais ao seu alcance com vista o financiamento da deslocação da equipa ao continente e as despesas de transportes aéreos, alojamento e alimentação que lhe estão inerentes", pode ler-se no comunicado publicado no seu site oficial.
O afastamento do CAB Madeira causou algum espanto no país basquetebolístico. E a verdade é que continua a fazer correr tinta, com alguns dos principais intervenientes no processo a deixarem a sua opinião sobre o mesmo.
Um dos que deixou a sua opinião sobre o caso foi Mário Saldanha, Presidente da FPB que em declarações à Lusa reconheceu que esta decisão representa uma "machadada muito grande na competição", no entanto, o responsável máximo da Federação isentou os Amigos, dizendo que está a par do esforço dos dirigentes do clube madeirense. "Há a obrigação da tutela, através da região autónoma da Madeira, de pagar as viagens às equipas."
O Presidente da FPB reconhece que este acontecimento marca pela negativa o basquetebol e o desporto nacional, e que algo terá de ser feito a nível estrutural. "A este nível, numa meia-final, uma equipa de uma Liga principal, de um país que se preza de ter estado no último Europeu de basquetebol, acabar por numa meia-final não ter um dos seus principais clubes por causa de uma viagem, isso dá que pensar a montante. Já não é somente a federação que pode pedir responsabilidades, mas a nossa Secretaria de Estado tem de tomar alguma posição neste aspecto."
No entanto, não estará em causa a inscrição do CAB Madeira na próxima temporada, isto desde que o clube madeirense apresente "um projeto credível".
sexta-feira, abril 27, 2012
Cadetes Ovarense | Antevisão da Jornada
As equipas de Cadetes da Ovarense regressam à competição este fim de semana todas elas em jogos de alto grau de dificuldade e que podem ser decisivos para o seu futuro competitivo na actual época.
A primeira equipa a entrar em campo será a das Cadetes Femininas que terão este sábado pelas 15h00 na Arena Dolce Vita a oportunidade de garantir a sua presença na Fase Final da Taça Nacional quando receberem a visita do ED Viana em jogo a contar para a décima segunda jornada da competição. Se as vareiras obtiverem a vitória ficarão desde já apuradas matemáticamente para a etapa decisiva da prova. Mas antes, terão de derrotar uma equipa que apresenta números muito similares a nossa e que chega a Ovar moralizada depois de alcançar cinco vitórias de maneira consecutiva. As vareiras tem cumprido um excelente percurso na prova crescendo jornada a jornada e tem a vantagem de já terem vencido as suas adversárias como visitantes no jogo da primeira volta. Espera-se uma partida equilibrada pelo que devemos entrar confiantes e concentradas de maneira a poder liquidar as aspirações que possam trazer as visitantes.
Mais tarde, pelas 19h00 os Cadetes «B» Masculinos entrarão em campo com o objectivo de manter a sua invencibilidade na Taça Distrital diante de outra das candidatas ao título, a Oliveirense, que chega a Ovar, como terceira classificada e a mostrar uma subida de rendimento consistente com o passar das jornadas. Depois de ter batido outro adversário directo na última ronda, os vareiros terão de manter os mesmos niveis de concentração e atitude em campo se quiserem manter-se na liderança do campeonato após o final da partida.
Finalmente, os Cadetes «A» entram em campo domingo pelas 15h00 na Senhora da Hora diante do líder da prova, o FC Porto num jogo que marca o inicio da segunda volta da competição. A partida reveste-se de grande importancia uma vez que uma vitória da nossa equipa nos pode permitir consolidar a nossa candidatura ao apuramento. Mas o jogo não será facil já que pela frente estará uma equipa motivada que tem vindo a ganhar confiança ao somar já seis vitórias consecutivas na prova. Depois ainda resta verificar o estado mental da equipa depois da pesada derrota da última jornada. Se recuperarmos a nossa garra, a nossa atitude e concentração defensiva e a nossa maneira de jogar então poderemos vencer este importante desafio.
Não deixes de apoiar as nossas equipas este fim de semana.
quinta-feira, abril 26, 2012
Cadetes A | Ovarense sofre pesada derrota no encerramento da primeira volta
A equipa de Cadetes «A» masculinos da Ovarense sofreu na passada quarta feira uma pesada derrota (69-44) na sua visita a Figueira da Foz na partida que encerrava a primeira volta do Campeonato Nacional. A equipa vareira nunca conseguiu entrar no jogo mostrando-se totalmente descaracterizada ao longo de praticamente toda a partida revelando-se quase sempre desconcentrada, apática, com pouca ambição, pouco intensa na defesa e desinspirada no ataque o que permitiu que os locais se galvanizassem e partissem para uma vitória expressiva embora por números algo exagerados.
Num dia cinzento, a equipa vareira pareceu ficar contagiada com o entorno mostrando-se pouco dinâmica no ataque, não conseguindo normalmente impor velocidade no jogo, com alguma falta de segurança nas transições e na circulação da bola e pouca selectividade nos lançamentos. No aspecto defensivo esteve pouco agressiva a defender deixando demasiado espaço aos jogadores figueirenses e esteve muito lenta nas reacções aos movimentos atacantes dos locais e pouco solidária nas ajudas aquando da leitura desses mesmos movimentos. Some-se a isto alguma permissividade na tabela defensiva que permitiu alguns segundos lançamentos ao Ginásio e obtém-se a pior exibição da época.
Mesmo a jogar mal, a primeira parte do jogo ainda se revelou equilibrada com ambas equipas a jogar a espaços. Como foi recorrente ao longo da partida, a Ovarense entrou mal permitindo rapidamente que os locais alcançassem um parcial de 0-7 nos primeiros 3m50s do primeiro quarto. Depois de um atempado desconto de tempo e de algumas alterações tácticas, a nossa equipa avançou para um parcial de 13-0 que lhe permitiu passar para a frente do marcador. Esses 4m30s foram o melhor que a Ovarense fez no jogo e o único momento no desafio em que realmente se viu a verdadeira identidade da equipa permitindo-nos inclusive chegar a vitória no parcial (15-10). A entrada do segundo período foi francamente negativa. Ao sofrer novo parcial de 1-11 permitimos que os locais recuperassem mentalmente enquanto que nos tivemos novamente que ir buscar o jogo. Voltamos a melhorar com o passar dos minutos chegando novamente a recuperar mas na ponta final do período fruto de algumas desatenções defensivas permitimos um parcial de 0-5 que alargou a vantagem dos figueirenses ao intervalo para 24-29.
A segunda parte foi outra história. A equipa caiu a pique entrando novamente mal no jogo sofrendo novo parcial de 0-6 que alargou a diferença para os onze pontos (24-35). A equipa acusou o golpe e não mais recuperou desaparecendo com o correr do jogo. Ofensivamente foi-se diluindo criando inclusive pouco volume de jogo (muito abaixo do que normalmente acontece) e mostrou-se "perra" em campo enquanto que defensivamente esteve amorfa e também não foi capaz de contrariar os movimentos ofensivos dos locais acabando por perder justamente.
Diz-se que há dias em que era melhor não sair a rua e este foi claramente um deles. Pela primeira vez na época, a equipa perdeu três períodos num jogo e também pela primeira vez se revelou muitos furos abaixo da sua capacidade. Agora resta, virar a pagina e preparar o próximo desafio diante do FC Porto com o objectivo claro de regressar aos triunfos uma vez que este resultado por pior que tenha sido não compromete as nossas aspirações de apuramento.
A equipa agradece o apoio de todos os pais e amigos que a acompanharam nesta longa deslocação. Próximo jogo, Domingo pelas 15h00 na Senhora da Hora, Pavilhão Municipal Padrão da Légua.
Cadetes B | Resultados Incompletos da 5ª Jornada
Quando ainda falta por confirmar o resultado do jogo Cenap-Sangalhos, que em principio deverá saldar-se com a vitória dos bairradinos, a quinta jornada da Taça Distrital ficou marcada pela superioridade das equipas supostamente candidatas a obtenção do título (Gica, Ovarense e Oliveirense) que venceram as suas respectivas partidas. Destaque também para o facto dos vareiros terem vencido um adversário directo (o Illiabum) e também para a surpreendente derrota da equipa do Galitos em Vagos.
Cadetes A | Resultados Incompletos da 7ª Jornada
Quando ainda falta por apurar o resultado do jogo entre Gumirães e GDB Leça, a sétima jornada do Campeonato Nacional de Cadetes Masculinos fica marcada pelas copiosas derrotas das equipas de Aveiro nas suas deslocações que permitem ao FC Porto isolar-se no topo da classificação no final da primeira volta. A Ovarense foi claramente dominada na Figueira da Foz e viu o seu adversário juntar-se ao grupo que persegue o lider da prova enquanto que o Illiabum também perdeu por números expressivos na sua visita ao Académico do Porto. O grande vencedor da jornada foi o nosso próximo adversário, o FC Porto que ao alcançar a sua sexta vitória consecutiva atingiu o primeiro lugar dando uma machadada importante nas aspirações do Vasco da Gama que somou assim a sua quarta derrota na competição.
Citações de Grandes Treinadores
"É preciso lembrar que as vitórias são para celebrar e as derrotas para aprender".
Javier Imbroda - Treinador Espanhol
Parabéns
Feliz Aniversário
A equipa dos Cadetes da AD Ovarense felicita o seu atleta Ricardo Martins pelos seus 16 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.
quarta-feira, abril 25, 2012
Citações de Grandes Jogadores
"Jogo para fazer grande o nome que tenho na frente da minha camisola e não para engrandecer o meu".
Jorge Garbajosa - Jogador espanhol Bi-Campeão Europeu
Cadetes Ovarense | Antevisão da Jornada
As equipas de Cadetes da Ovarense procurarão esta quarta feira vitorias fundamentais para conseguir os seus objectivos nas diferentes provas em que se encontram inseridas.
As Cadetes Femininas viajam até Vila Pouca de Aguiar para defrontar o CTM numa partida que marca o arranque da recta final da Taça Nacional. As vareiras segundas na classificação terão pela frente uma equipa que ficou arredada no passado fim de semana de qualquer possibilidade de apuramento pelo que jogarão sem pressão de nenhum tipo. Integrada por algumas boas executantes as locais apresentam uma grande irregularidade ao longo dos jogos pelo que deveremos entrar 100% concentradas tentando manter a consistencia das nossas ultimas exibições. Para a Ovarense um resultado positivo poderá significar mais um passo em frente no objectivo de aproximar-se do seu ansiado objectivo de classificar-se para a Fase Final Nacional.
Mais a sul, a equipa de Cadetes Masculinos terá um desafio de alta tensão quando enfrente a oposição do Ginásio Figueirense, considerada uma das equipas candidatas ao título nacional e que esta época ainda não perdeu na condição de equipa local em jogo que marcará o final da primeira volta da competição. Na primeira de um ciclo exigente de cinco partidas em doze dias, prevê-se um desafio interessante em que a vitoria é fundamental para ambas as equipas na sua comum aspiração de aceder a Fase Final Nacional. Frente a frente, o até agora, melhor ataque da competição (Ginásio) contra a segunda melhor defesa (Ovarense) e duas concepções diferentes do jogo. Perante uma equipa forte teremos que ser mais colectivos e intensos que nunca, selectivos e inteligentes na forma de abordar o ataque, mais capazes de manter o controlo emocional e principalmente manter concentração e consistencia ao longo dos quarenta minutos para poder obter um resultado positivo.
Não deixes de apoiar as nossas equipas esta quarta feira, 25 de Abril.
terça-feira, abril 24, 2012
Cadetes B | Excelente terceiro período decisivo para alcançar nova vitória na Taça Distrital
Uma excelente prestação no terceiro período valeu este domingo à equipa de Cadetes Masculinos B uma suada vitória em Ílhavo por 55-62 em jogo a contar para a quinta jornada da Taça Distrital. Previa-se uma partida equilibrada entre duas das equipas candidatas ao título e o jogo não defraudou as expectativas com ambas as equipas a baterem-se bem ao longo dos quarenta minutos na procura da vitória.
O inicio do desafio (17-19) rapidamente confirmou que o jogo iria ser pautado pelo equilíbrio. Os locais pareceram acusar menos a madrugadora hora do jogo e entraram melhor conseguindo tirar partido de alguma apatia defensiva da nossa parte o que lhes permitiu chegar com alguma facilidade ao nosso cesto. Acresce a isso a sua alta eficácia na concretização e alguma lentidão revelada pela nossa equipa nas transições defesa-ataque e na circulação da bola. No segundo período (12-11) conseguimos melhorar em termos defensivos entrando muito pressionantes e elevando a nossa intensidade em campo mas estivemos algo inoperantes no ataque dilapidando algumas boas oportunidades de disparar no marcador.
O reinício foi bem melhor com a nossa equipa a entrar mais concentrada e mais empenhada em todos os processos do jogo. Conseguimos ocupar bem os espaços defensivos e isso permitiu-nos sair inúmeras vezes para a contra ofensiva em superioridade numérica. Recuperámos muitas bolas ainda no campo adversário o que possibilitou a obtenção de muitos cestos fáceis e cometemos poucos erros nas transições defesa-ataque o que nos levou a vencer o período com um contundente parcial de 17-05 podendo dar assim a volta ao jogo e ainda cavar uma boa vantagem de 11 pontos a entrada do derradeiro período.
No último quarto (16-20) mantivemos a dinâmica de jogo mesmo com a rotação de todos os atletas. A equipa esteve sempre a controlar o resultado e soube gerir a pressão dos locais que só conseguiram maquiar o resultado final com a obtenção de dois lançamentos de três pontos nos derradeiros instantes da partida.
Em jeito de balanço foi um resultado positivo num teste com um grau de dificuldade superior ao que tínhamos encontrado nas últimas partidas. Estão de parabéns os 12 jogadores pelo seu contributo, atitude e intensidade colocadas em cada acção. Agora resta-nos continuar a trabalhar durante os treinos semanais para melhorarmos individualmente e colectivamente de forma a podermos superar com êxito os próximos desafios.
A equipa agradece todo o apoio de pais e amigos que a acompanharam neste desafio. Próximo jogo, dia 28 pelas 19h00 na recepção a Oliveirense, outro dos adversários que se apresenta como candidato ao título.
Jogaram: Bernardo Beça, Lucas Leitão, Renato Matos, Henrique Barbeta, José Pedro Fernandes, Joaquim Soras, Diogo Vinagre, Nuno Silva, Pedro Lascasas, Rodrigo Marques, Diogo Costa e Diogo Duarte.
Treinador: Luís Iglesias
Citações de Grandes Treinadores
"Não é o número de vezes que defendemos bem que faz a diferença, é o número de vezes que não o fazemos. A boa defesa permite as melhores oportunidades de ataque".
Dean Smith - Ex-Treinador College
segunda-feira, abril 23, 2012
Cadetes Femininas | Resultados 10ª Jornada Taça Nacional
A décima jornada da Taça Nacional permitiu verificar que só existem três equipas com possibilidades de apuramento para a Fase Final Nacional. O Cad Coimbra manteve o seu invicto embora sofresse mais do que o previsto diante do Soutocico que continua sem vencer na prova e ficou a duas vitórias de garantir o apuramento. A Ovarense manteve o segundo lugar depois de vencer com facilidade o NAD Pombal enquanto que o ED Viana respirou depois de bater duas vezes o CTM Vila Pouca de Aguiar e mantém algumas esperanças de ainda chegar ao apuramento. Estas três equipas decidirão a sua sorte nas últimas três jornadas quando tiverem que jogar entre elas.
domingo, abril 22, 2012
Cadetes A | Resultados Incompletos da 6ª Jornada
A vitória do Ginásio a domicilio sobre o SC Vasco da Gama e o difícil triunfo da Ovarense na recepção ao Académico foram as principais notas da sexta jornada do Campeonato Nacional. Na penúltima ronda da primeira volta ainda se verificou que o Illiabum venceu tal como se esperava e com grande facilidade o Gumirães enquanto que o FC Porto bateu o GDB Leça embora ainda não se conheça o resultado certo.
Cadetes A | Ovarense sofre para vencer o Académico
A equipa de Cadetes Masculinos da Ovarense precisou este sábado de um prolongamento e de muito sofrimento para despachar na Arena Dolce Vita uma batalhadora equipa do Académico do Porto por 66-64 mantendo-se no grupo que partilha a liderança no Campeonato Nacional depois de disputadas as primeiras seis jornadas da competição.
Perante um adversário muito motivado que chegou a Ovar com a intenção clara de manter vivas as suas esperanças de apuramento para a próxima fase da competição, os vareiros controlaram sempre a partida ao longo dos primeiros trinta minutos estando sempre na frente do marcador mesmo sem estar a fazer uma grande exibição. Os vareiros sentiram algumas dificuldades principalmente no aspecto defensivo onde não estiveram tão fortes como é habitual e na circulação da bola onde houve alguma lentidão num jogo bastante agradável de se ver, sempre disputado com muita intensidade e com bons momentos de basquetebol.
Mesmo a revelar pouca eficácia no contra ataque e alguma falta de coesão defensiva os locais conseguiram chegar ao intervalo em vantagem (30-25) aproveitando bem o seu ligeiro ascendente nas tabelas e os bons índices de finalização no jogo interior. Defensivamente a equipa foi algo lenta nas ajudas e na reacção aos movimentos atacantes dos visitantes o que permitiu que estes equilibrassem a partida.
Depois do intervalo (17-15) a equipa entrou melhor a nível ofensivo conseguindo elevar o ritmo de jogo e mesmo a revelar alguma insegurança nas transições (9 turnovers) conseguiu aumentar a sua vantagem no marcador alcançando uma vantagem na casa dos 7-9 pontos que soube conservar ao longo destes dez minutos. No aspecto defensivo continuamos a ter alguns lapsos de concentração no encurtamento dos espaços o que ia permitindo aos visitantes alguns cestos fáceis que mantinham o resultado apertado embora o jogo parecesse estar controlado pelos locais.
O problema foi o derradeiro período (09-16) onde estivemos francamente mal especialmente nos primeiros seis minutos de jogo acumulando erros tácticos e de concentração. Durante esse espaço perdemos claramente o norte, abdicando de defender colectivamente, perdendo discernimento na circulação da bola e na selecção de lançamentos e principalmente desequilibramo-nos no aspecto emocional permitindo que os visitantes encetassem uma boa recuperação que lhes permitiu empatar o marcador a 49 pontos com 5m50s por jogar. Com o jogo novamente em aberto assistiu-se então a uma dramática ponta final com intercâmbios de cestos em ambos lados e com a incerteza quanto ao vencedor a pairar no ar. O Académico nesta ponta final esteve acertado no lançamento exterior conseguindo passar para a frente por duas vezes mas os vareiros souberam reagir sempre e conseguiram sempre repor a igualdade mesmo sem contar com algumas peças que já tinham saído da partida por acumulação de 5 faltas pelo que o jogo chegou ao final dos quarenta minutos com empate a 56 pontos com a nossa equipa a ter que recuperar sempre no marcador.
O prolongamento alastrou a emoção até ao fim. Intercâmbios de cestos foram mantendo o equilíbrio até perto do final da partida quando a equipa portuense com 30s por jogar voltou a dispor duma vantagem de dois pontos 64-62. Se no 4º período tínhamos estado mal defensivamente, esta ponta final do prolongamento foi outra coisa. A equipa vareira apertou o cerco a intensificou as marcações e conseguiu recuperar a bola chegando ao empate através da conversão de dois lances livres. Com seis segundos para jogar e registando-se um empate a 64, os portuenses ainda dispuseram da última posse de bola mas um grande trabalho colectivo de defesa permitiu-nos recuperar a bola e ainda concretizar dentro do tempo para vencer de forma sensacional dando justiça ao acontecido em campo sem desmerecer a grande prestação e a excelente atitude dos visitantes.
Em conclusão obtivemos nova vitória que nos mantém no grupo da liderança antes do "infernal" ciclo que ai vem com a disputa de 5 jogos em 12 dias numa fase que pode ser crucial para o nosso futuro na competição. Teremos que aprender com as situações menos positivas que se verificaram ao longo desta partida e entender que os jogos só se irão ganhar se estivermos 100% concentrados, trabalhando sempre em equipa, tendo respeito para com o adversário, com determinação nas nossas atitudes desde o inicio dos jogos e com muita vontade de dar sempre o nosso melhor. Para isso vamos continuar a trabalhar com determinação e muita dedicação durante os treinos semanais.
A equipa agradece todo o apoio e companhia de pais, familiares e amigos que nos acompanharam durante a partida e dedica a vitória ao seu jogador Iuri Martins afastado da partida por doença. Próximo jogo, quarta feira 25 de Abril no Galamba Marques na Figueira da Foz pelas 16h00 diante do Ginásio Figueirense.
Parabéns
Feliz Aniversário
A equipa dos Cadetes da AD Ovarense felicita a sua atleta Mafalda Silva Tigre pelos seus 15 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.
sábado, abril 21, 2012
LPB | Ovarense Dolce Vita diz adeus ao Campeonato
A Ovarense Dolce Vita disse adeus ao Campeonato da Liga de Basquetebol, este sábado, após somar a terceira derrota consecutiva diante do SC Lusitânia. Depois de terem sido vencidos nos dois primeiros confrontos em Ovar, os vareiros não conseguiram reverter a tendência negativa da eliminatoria sendo arrumados pelos açorianos que se juntaram assim a FC Porto e CAB Madeira no lote de formações apuradas para as meias finais da competição.
Obrigada a vencer os dois jogos deste fim-de-semana, o começo do encontro não foi nada favorável aos vareiros de forma a motivá-los para uma primeira vitória na série. O Lusitânia foi mais forte no 1º quarto (17-9), defendendo bem, numa clara afirmação que quereria repetir o resultado dos dois primeiros jogos. Até ao intervalo a equipa de Ovar melhorou a sua produção ofensiva, embora na sua tabela não se mostrava capaz de travar os movimentos ofensivos da formação da casa. O intervalo chegava com a diferença pontual que separava as duas equipas a subir para a casa das dezenas (35-24).
O recomeço da etapa complementar foi pautado pelo equilíbrio, uma situação que em tudo beneficiava os açorianos, já que o tempo jogava a seu favor. Os vareiros ainda tentaram uma reacção mas foram bem contidos pelos locais que foram para o derradeiro período com uma almofada pontual de nove pontos (54-45).
Nos primeiros minutos do 4º período a Ovarense apostou tudo, e em pouco mais de 4 minutos passava para o comando do marcador (57-56). Um lançamento de Ricky Franklin (58-57) permitiu aos açorianos respirarem um pouco. A partida entrou numa fase de alternâncias no comando marcador, uma situação que se manteria até à entrada do último minuto, altura em que a Ovarense liderava por um ponto (62-61), após um cesto de Nuno Cortez. Brian Mills (13 pontos, 3 ressaltos e 3 roubos de bola) assumia as responsabilidades do ataque açoriano, e com 4 pontos consecutivos, os últimos dois recolocavam o Lusitânia na frente a (65-64) a 5 segundos do termo do encontro. Um turnover comprometeu as hipóteses de Ovarense vencer o jogo, para ser Augusto Sobrinho (16 pontos, 5 assistências e 3 ressaltos) a fazer o resultado final da linha de lance-livre (67-64).
O poste açoriano Marcel Monplaisir (8 pontos, 10 ressaltos, 6 desarmes de lançamento, 2 roubos de bola e 2 assistências) foi o MVP do jogo com 27.5 de valorização. Já na equipa de Ovar, a dupla composta por Chris Lee (10 pontos, 9 ressaltos e 2 roubos de bola) e André Pinto (12 pontos, 9 ressaltos e 2 assistências) foi a mais valiosa com 17.5 de valorização. O melhor marcador dos vareiros foi Austen Powers com 16 pontos, embora com uma eficácia um pouco à imagem do resto da equipa. Podes ver a estatística do jogo em: SC Lusitania - Ovarense Dolce Vita (3º jogo Play Offs).
Com este resultado a equipa vareira é afastada precocemente da prova e desde já começa a preparar a próxima época cheia de muitas incertezas.
Aviso Urgente | Equipamentos para o jogo de hoje
Informa-se a todos os atletas da equipa de Cadetes Masculinos convocados para o jogo de hoje na Arena Dolce Vita diante do Académico do Porto que deverão levar os dois equipamentos. Relembre-se que a concentração será pelas 18h00 e que a partida está marcada para as 19h00.
sexta-feira, abril 20, 2012
Cadetes Ovarense | Antevisão da Jornada
Este fim de semana as equipas de cadetes da Ovarense retomam as competições e todas elas tem importantes compromissos pela frente que podem marcar o seu futuro nas competições onde estão inseridas. As primeiras a entrar em campo serão as Cadetes Femininas que receberão a visita do NAD Pombal em jogo da 10ª jornada da Taça Nacional partida que marca o inicio do último terço da competição. As vareiras, segundas classificadas, tem pela frente um adversário complicado perante o qual não poderão entrar menos concentradas sob pena de ser surpreendidas. A vitória reveste-se de muita importância uma vez que afastará um dos concorrentes directos por uma das vagas de apuramento para a seguinte fase e pode proporcionar uma doses extra de moral antes do difícil ciclo de partidas que vem a seguir.
Mais tarde, pelas 19h00 e também na Arena Dolce Vita será a vez dos Cadetes A Masculinos defenderem a liderança (partilhada) no Campeonato Nacional quando receberem a visita do Académico do Porto em jogo a contar para a sexta jornada da prova. Os visitantes, uma das equipas apontadas como favoritas no inicio da competição não tiveram um bom arranque e chegam a Ovar com a imperiosa obrigação de não perder mais pontos pelo que se prevê que entrem muito fortes na partida. Integrada por vários jogadores que estiveram na Selecção Distrital do Porto, os académicos possuem uma equipa forte fisicamente que podem complicar a vida a qualquer adversário pelo que teremos de entrar muito concentrados e com excelente atitude privilegiando a fortaleza do nosso colectivo e mantendo a nossa filosofia de jogo se quisermos manter-nos na senda dos êxitos.
Já no Domingo, será a vez dos Cadetes B Masculinos na sequência da Taça Distrital defrontarem um adversário directo na luta pelo título. Os vareiros vão até Ílhavo para defrontarem o Illiabum equipa que surpreendentemente foi derrotada em casa na jornada anterior diante da Oliveirense. Isto obrigará aos locais a entrar em campo com maior determinação e vontade de ganhar uma vez que nova derrota poderá comprometer definitivamente as suas aspirações na prova. Nos duelos anteriores entre ambas equipas a Ovarense sempre foi mais forte mas isso não é sinónimo de que teremos facilidades neste desafio. Manter a nossa atitude e intensidade, privilegiar o colectivo sobre o individual e o trabalho defensivo serão novamente a chave para chegar à vitória.
Não deixes de apoiar as nossas equipas este fim de semana.
Subscrever:
Mensagens (Atom)