****** Bem Vindos ao Site dos Cadetes da Ovarense ****** Welcome to the Ovarense Cadetes Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

terça-feira, março 29, 2011

Cadetes B: Desconcentração final e péssima arbitragem ditam desfecho negativo

A equipa dos Cadetes B da Ovarense sofreu este domingo uma derrota por 61-58 na sua deslocação a Gafanha da Nazaré numa partida onde claramente foi prejudicada pela "falta" de critério e capacidade do jovem que trabalhou como arbitro no desafio mas onde também pode achacar culpas à algumas desconcentrações na recta final do encontro, que foram fulcrais para perder um jogo que esteve a ganhar durante praticamente 38 minutos.

A equipa estava consciente do valor e força do adversário pelo que surpreendeu os locais ao entrar na partida de uma forma muito agressiva, jogando em altíssima rotação com alta intensidade defensiva e apostando em transições rápidas e nos contra ataques o que a levou a fazer um parcial de 8-0 nos primeiros quatro minutos do período. Este ritmo foi mantido durante todo o período o que levou a nossa equipa a uma vitória de 18-08 no quarto.

Nos segundos dez minutos, perdemos alguma acutilância ofensiva ao perdermos velocidade nas transições não sendo capazes de criar situações de definição tão claras. Jogamos menos em contra ataque e fizemos as transições mais vagarosas e com menos segurança o que nos forçou a jogar em situações de ataque organizado 5x5 onde não fomos tão eficazes na concretização abusando do lançamento exterior. A nível defensivo mantivemos a intensidade e conseguimos através deste quesito manter o resultado equilibrado no parcial (11-13).

Após o intervalo (18-17), voltamos a entrar bem no jogo (melhor a nível ofensivo que defensivo) mas sofremos alguns cestos por algumas desatenções na defesa da zona interior permitindo algumas penetrações fáceis o que possibilitou ao Gafanha manter-se no jogo. A nível ofensivo estivemos bem nas transições saindo bem para o ataque o que nos possibilitou atacar o cesto mais vezes em situações de vantagem numérica.

No derradeiro período (11-23) estivemos bem até metade do período mantendo-nos sempre na frente do marcador com uma margem que nunca baixou dos cinco pontos alternando cestos com os locais. Mas nos últimos cinco minutos perdemos concentração defensiva e sobretudo sucumbimos perante a forte pressão imposta pelos locais nas reposições perdendo duas bolas importantíssimas a dois minutos do fim que se revelaram fundamentais para a reviravolta do Gafanha. No último minuto ainda tentamos reverter a situação mas não fomos já capazes de novamente passar para a frente do marcador.

Fica a sensação amarga pela derrota num jogo que a incapacidade do jovem arbitro que dirigiu a partida (2ª vez que prejudica esta época uma equipa de cadetes da Ovarense) deve ser assinalada (ao menos 6 pontos dos locais se produziram a partir de erros de apreciação: bolas nos pés, bolas fora assinaladas ao contrario e faltas por apitar e algumas sem esclarecer claramente por quem eram cometidas). De salientar também o pouco conhecimento do pessoal que trabalhou na mesa que se distraiu sempre com o tempo do cronómetro sempre em prejuízo da Ovarense (a última reposição de bola da nossa equipa deveria ter sido feita com 3 segundos para jogar e não com 1). Enfim....velhos vícios que continuam a atormentar o basquetebol de formação em Portugal.

A equipa agradece o apoio de todos os pais e amigos que se deslocaram até a Gafanha para acompanhar a nossa equipa. Próximo desafio já este domingo (11h15) em casa, frente ao SC Beira Mar.

Parciais: (18-08) (11-13) (18-17) (11-23)
Marcador: (18-08) (29-21) (47-38) (58-61)

Jogaram:

1 comentário:

  1. Afonso, atleta GD Gafanha29 de março de 2011 às 13:21

    Apesar de o jogo não ter tido uma boa arbitragem, não foi boa nem para um lado, nem para o outro, há que ser franco, muitos erros é certo, mas penso que no geral prejudicou as duas equipas, na primeira parte mais aos da casa e na 2ª à equipa da ADO.
    Apenas gostaria de salientar, que sim, a arbitragem foi péssima, mas as pessoas têm de compreender que, para além de ser a 1ª vez que o rapaz apitava um jogo de basquetebol, apitava-o sozinho, tornando difícil as suas decisões em alguns momentos do jogo.
    Quanto ao pessoal da mesa, tb não tem culpa nenhuma, quando um deles era o seccionista e outro um pai de um atleta de os da casa, que nenhuma formação teve.
    Compreendo as vossa lamentações, mas temos que ver que não havendo árbitros oficiais as coisas serão sempre assim e como aconteceu neste jogo, já aconteceu em muitos à nossa equipa (gdg sub-16) e acredito que tb já tenha acontecido à equipa da ADO.

    ResponderEliminar