****** Bem Vindos ao Site dos Cadetes da Ovarense ****** Welcome to the Ovarense Cadetes Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

domingo, fevereiro 26, 2012

Cadetes A | Ovarense entra a vencer no Nacional com exibição de raça

A Ovarense venceu este sábado na Arena Dolce Vita a equipa do FC Porto por 42-36 entrando com o  pé direito no Campeonato Nacional. Numa partida equilibrada e nem sempre bem disputada e onde as defesas se impuseram claramente aos ataques, os vareiros estiveram sempre na frente do marcador construindo a vitória na base de uma grande raça e uma excelente atitude defensiva ao longo dos quarenta minutos.


Ambas equipas entraram em campo cientes do valor do adversário e algo ansiosas no ataque pelo que cedo se verificou que a partida não iria ter uma pontuação muito elevada. Mesmo assim, os vareiros tomaram conta do marcador logo no inicio e nos primeiros 7m50 venciam por 6-2. Os locais poderiam ter acumulado uma maior vantagem se não fosse o facto de falharem muitas bolas na zona interior e de mostrarem no geral baixas percentagens de finalização. No lado visitante os portistas tiveram sempre muitos problemas para superar a excelente pressão defensiva imposta pelos locais o que ocasionou muitos lançamentos forçados. No final do período o marcador de 8-4 favorável aos locais era a prova evidente do pouco acerto nos ataques de ambas as equipas.

Nos segundos dez minutos (09-10)  a toada do jogo manteve-se igual embora o FC Porto conseguisse melhorar nos seus processos ofensivos utilizando com algum sucesso o lançamento de meia distancia. Por outro lado, os vareiros continuaram a mostrar alguns problemas na concretização revelando alguma falta de mobilidade e pouco discernimento na selecção de lançamentos. Defensivamente estivemos intensos e não permitimos grandes liberdades ao ataque visitante. Ao intervalo, a Ovarense vencia por 17-14 com o jogo a  manter-se em aberto para a segunda parte.


No reatamento, as equipas entraram mais soltas no ataque com a Ovarense a conseguir explorar com sucesso os duelos 1x1 e 2x2 nas zonas próximas do cesto enquanto que a equipa portista também conseguiu libertar-se melhor nos seus movimentos ofensivos o que se viu reflectido na anotação do período (15-13). A Ovarense conseguiu recuperar agressividade defensiva nos últimos dois minutos do parcial o que  permitiu gerir sempre a vantagem e chegar ao final do quarto em vantagem 32-27.

Nos derradeiros dez minutos (10-09) a Ovarense voltou a entrar melhor, aplicando novamente muita pressão defensiva (permitindo o primeiro cesto de campo a 1m47 do fim)  conseguindo angariar um parcial de 6-0 nos primeiros 3m50s e alcançar nesse lapso a vantagem máxima de 11 pontos (38-27). A equipa portista ainda reagiu fundamentalmente graças aos lances livres e voltou a aproximar-se a 5 pontos (38-33) a 3m13s do final da partida mas a equipa vareira não perdeu o controlo emocional e na parte final conseguiu gerir melhor a pressão do jogo para acabar por vencer com toda justiça uma partida onde o colectivo, o espírito defensivo e a nossa capacidade de sacrifício foram fundamentais para entrar com um resultado positivo na competição perante um adversário complicado e que nunca se deu por vencido.

Depois de este resultado positivo resta-nos continuar a aprender com os erros e trabalharmos nos treinos por forma a optimizar as nossas exibições. Na próxima jornada deslocação ao sempre complicado campo do Gumirães em Viseu, Domingo pelas 17h00.

A equipa agradece o apoio de todos os pais, amigos e público em geral que se deslocou até ao Pavilhão para apoiar a nossa equipa.

Sem comentários:

Enviar um comentário