São dois movimentos básicos no ataque e, por regra, poderão ser sequência um do outro numa mesma jogada de ataque. Não é fácil explicar por palavras cada um dos movimentos, mas os vídeos mencionados no fim tiram quaisquer dúvidas.
O passe e corte consiste em passar a bola ao colega – pode ser do base para o extremo – e “cortar” (dirigir-se) para o cesto (de preferência fintando antes para tirar o seu defesa da jogada) com a mão levantada a pedir a bola, recebe a bola e concretiza. Nada mais fácil (por isso é um movimento básico).
Antes de ir para o outro movimento, apenas uma nota sobre “a mão levantada a pedir a bola” – ao fazermos este movimento de levantar a mão e mostrá-la ao colega, estamos a dizer-lhe para onde queremos que passe a bola – EXACTAMENTE PARA A NOSSA MÃO. Esta questão é importantíssima, uma vez que os passes têm de ser dirigidos ao colega e não para o espaço vazio, para ele correr. No basket não há “desmarcações em profundidade” para o espaço vazio, todos os passes são feitos directamente para onde o colega pede a bola. “Isto não é futebol” dizia um velho treinador.
Então o bloqueio no ataque consiste em – um qualquer jogador (previamente treinado, obviamente) que não tenha a bola vai bloquear o defesa do jogador com bola - vai-lhe fazer uma cortina, impedindo-o de acompanhar o jogador com bola quando este se deslocar. O jogador com bola consegue, assim, fugir ao defesa e fica livre para:
a) ir para o cesto e marcar 2 pontos (é sempre a 1ª opção!)
b) passar ao colega que fez o bloqueio, que entretanto o tinha desfeito e poderá ficar livre; ou
c) passar a outro colega e continuar a jogada.
Mais simples do que esta conversa é verem os vídeos…
Sem comentários:
Enviar um comentário