****** Bem Vindos ao Site dos Cadetes da Ovarense ****** Welcome to the Ovarense Cadetes Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

sábado, agosto 21, 2010

Ovarense nas Selecções: Nuno Cortez na primeira vitoria de Portugal na Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa

Com uma excelente e consistente exibição, a Selecção Nacional conseguiu hoje levar de vencida, após prolongamento, e pela primeira vez na história, a forte selecção polaca (85-84), que conta nas suas fileiras com um jogador NBA e dois ex-NBA, importunando um dos mais fortes candidatos à qualificação.

Portugal entrou em campo determinado a apagar a má imagem da última partida e, desde o inicio, demonstrou que queria vencer. Liderados superiormente por Miguel Minhava (duplo-duplo com 13 pts e 11 assist.) os jogadores lusos arrancaram na frente e venciam no final do primeiro período por 19-16. Com excelente atitude defensiva limitando as torres Lampe e Gortat, a equipa portuguesa esteve irrepreensivel também no ataque, procurando e encontrando sempre as melhores soluções ao longo da partida, quer através dos triplos de João Santos, Andrade ou Miguel Miranda ou das penetrações e tiros curtos de Heshimu ou Minhava.

Os polacos não encontravam soluções perante a disciplinada e agressiva defesa do conjunto português e na saída para o intervalo o resultado era o reflexo da boa exibição lusa - 37-28. O inicio da segunda parte não trouxe grandes alterações e Portugal manteve o adversário à distância da dezena de pontos. No entanto, surgiu a reacção da Polónia que a meio do terceiro período conseguiu mesmo passar para a frente. Temeu-se o pior e à entrada dos últimos 10 minutos, os visitantes, depois de um parcial de 10-22 estavam na frente (47-50). Foi sol de pouca dura. Depois de algumas alternâncias no marcador, a nossa selecção obtém um parcial de 10-2 e volta a afastar-se no marcador até cerca de 40 segundos do fim do jogo. Com a vitória na mão, os jogadores portugueses tremeram da linha de lance livre e a Polónia acertou um triplo e mais um lançamento e com 5 segundos para jogar e 2 pontos de desvantagem, conseguem uma penetração e o cesto do empate.

No prolongamento, Portugal foi buscar todas as suas forças e conseguiu, com um lance livre de David Gomes a 1 segundo do terminus, vencer pela primeira vez na história, a forte equipa da Polónia.

André Pinto não jogou devido a lesão que o afasta dos restantes compromissos. Nuno Cortez esteve no cinco inicial fazendo dois pontos. Destaque para o facto de de Jaime Silva e Miguel Minhava  apesar de terem saído "tocados", não sofreram  lesões que impeçam o seu contributo nos próximos jogos.

Portugal viaja no Domingo para Antuérpia onde defrontará, na segunda-feira, a Bélgica.

Sem comentários:

Enviar um comentário