****** Bem Vindos ao Site dos Cadetes da Ovarense ****** Welcome to the Ovarense Cadetes Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

domingo, março 11, 2012

Cadetes A | Ovarense sofre primeira derrota da Época em jogo muito equilibrado

A Ovarense sofreu este sábado a sua primeira derrota na época após 23 vitórias consecutivas ao perder em casa por 54-55 diante do Illiabum numa partida intensa e não muito bem jogada por ambas as equipas e que ficou marcada pelos baixos índices de concretização e pela superioridade das defesas sobre os ataques.


Esperava-se uma partida equilibrada entre as duas melhores equipas do distrito e as expectativas não ficaram defraudadas. O jogo foi muito igualado ao longo dos quarenta minutos com nenhum dos conjuntos a ter mais de 5 pontos de vantagem no marcador com inúmeros empates e alternâncias na liderança. O jogo ficou decidido nos pequenos detalhes: A equipa visitante esteve mais eficaz só no capítulo do lançamento exterior, mas foi claramente beneficiada pelos árbitros já que numa partida com tanto contacto físico acabaram por dispor de mais 14 lances livres do que nós o que se veio a tornar fundamental para o desfecho da partida. Nesse capítulo, a dupla arbitral foi muito permissiva com os ilhavenses permitindo muitos contactos na nossa zona de finalização que não foram punidos compensando isso depois com faltas espaçadas em zonas do campo longe da área de lançamento. Para além disso num jogo muito físico fomos sempre a primeira equipa a chegar as 5 faltas colectivas e sempre muito cedo em cada um dos períodos condicionando-nos muito no nosso jogo e permitindo aos visitantes respirar graças a concretização desde a linha do lance livre mas enfim... Claro que não perdemos só por esse factor. Podíamos ter ganho na mesma a partida, mas nunca conseguimos matar o jogo quando dispusemos de boas oportunidades para o fazer deixando sempre que o Illiabum voltasse a discussão do resultado. Por exemplo, no segundo período quando fizemos uma boa primeira metade mas depois nos instantes finais sofremos um parcial de 0-4 o que não nos deixou ir para o intervalo em vantagem; no terceiro período quando secamos o Illiabum sem pontos em lançamentos de campo durante 7m40s mas dispondo de uma vantagem de cinco pontos (38-33) e com duas posses de bola a seguir não conseguimos aumentar a diferença permitindo inclusive que na ponta final do período o adversário equilibrasse novamente o marcador ou mesmo no derradeiro quarto quando voltamos a estar muito bem na defesa nos primeiros 4 minutos e novamente não conseguimos descolar por alguma precipitação e más escolhas nas selecções de lançamento ou por último na gestão do último minuto do jogo quando poderíamos ter chegado a vitória ou no mínimo ter forçado um prolongamento.

Entramos algo ansiosos na partida. Mesmo a impor forte agressividade defensiva não conseguimos aproveitar alguma superioridade física na zona da pintura mostrando nos muito perdulários na finalização o que seria uma constante durante todo o jogo e tivemos pouca objectividade na rotação da bola. O Illiabum impôs um ritmo mais lento no jogo sabendo dos problemas que poderia ter se acelerasse o jogo e acabou por chegar a vitória no parcial (12-14) graças ao acerto no lançamento exterior. No segundo quarto (17-16) entramos melhor no aspecto ofensivo melhorando a nossa finalização e estivemos muito bem na intensidade defensiva durante os primeiros oito minutos do período. Depois no final do quarto perdemos alguma concentração em campo e acabamos por sofrer um parcial de 0-4 que permitiu ao Illiabum ir para o intervalo a vencer por um ponto (29-30).

Na segunda parte estivemos muito inconstantes a nível ofensivo. Poucas vezes conseguimos fazer saídas rápidas para contra ataque e estivemos menos bem nas leituras ofensivas forçando alguns lançamentos o que não nos permitiu tirar proveito da nossa boa entrega defensiva. Aqui, também valeu ao Illiabum a tal posição arbitral o que lhes permitiu ir para a linha de lance livre inúmeras vezes (15 lances livres a favor em 20 minutos contra apenas 9 da Ovarense e 9-3 no´derradeiro quarto) permitindo-lhes sempre manter-se colados no marcador. A um minuto do fim o jogo estava em aberto com a nossa equipa ainda a conseguir passar para a frente 54-53 mas depois de o Illiabum empatar desde a linha de lance livre não conseguimos gerir bem a nossa última posse de bola falhando no ataque ao cesto e ainda fazendo uma falta a 2,4 segundos do fim que permitiu aos visitantes ir novamente para a linha de lance livre e vencer a partida.


Fica a sensação de alguma injustiça no resultado, pois pela atitude demonstrada e por nunca se virar a cara à luta merecíamos um pouquinho mais mas temos que levantar a cabeça, aprender com os erros e seguir em frente trabalhando activamente durante os treinos para voltar aos resultados positivos já na próxima ronda quando visitemos o GDB Leça no próximo domingo.

A equipa agradece o apoio de todos os pais, amigos e público em geral que se deslocou até ao Pavilhão para apoiar a nossa equipa.

Sem comentários:

Enviar um comentário