Clicar para Ampliar |
segunda-feira, janeiro 31, 2011
Cadetes Masculinos da Ovarense na Selecção Distrital
Aproveitando a paragem das competições antes do inicio do Nacional, a Associação de Basquetebol de Aveiro vai continuar com o trabalho das Selecções Distritais Masculinas. Sendo assim, a Selecção Distrital de Sub16 (Cadetes) Masculinos, orientada nesta época por Tam Ling e João Campos, convocou para esta jornada de trabalhos os seguintes atletas do nosso clube:
Domingos Loureiro (1995), Nuno Leite (1995), Rodolfo Castro (1995) e Rodrigo Soeiro (1996).
Os treinos decorrerão nos próximos dias 5 e 12 de Fevereiro no Pavilhão da Universidade de Aveiro entre as 15h e as 17h.
Desejamos muita sorte aos nossos atletas, e que a experiência seja gratificante.
domingo, janeiro 30, 2011
Ovarense Campeã Distrital de Sub-16 Masculinos
Com a combinação da vitória da nossa equipa frente ao Illiabum 49-43 e da derrota do Sangalhos frente ao Galitos 53-66, a equipa de Cadetes da Ovarense sagrou-se este domingo Campeã Distrital 2010/2011.
Depois de um fim de semana intenso em que as coisas correram menos bem de inicio, os nossos atletas tiveram estofo suficiente para conseguir dar a volta e recuperar para a Ovarense o Campeonato Distrital de Cadetes.
Sagraram-se campeões distritais. André Vaz, Domingos Loureiro, Gabriel Diaz, Gil Seabra, Josué Costa, Nuno Leite, Nuno Monteiro, Nuno Sampaio, Pedro Santos, Ricardo Ribeiro, Ricardo Martins, Rodolfo Castro, Rodrigo Lopes e Rodrigo Soeiro todos baixo a direcção técnica de Tam Ling com o apoio de Luís Iglesias e Nelson Amaral como seccionista e técnico de estatística.
Neste momento de enorme alegria não podemos deixar de lembrar a todos os atletas que conformam a família dos cadetes da Ovarense: Iuri Martins, Rafael Marques, João Matos, José Soares, André Couto, Luís Pinto, Pedro Apolinário, João Leite, Rui Sousa, Paulo Diaz, Diogo Miranda, Pedro Caseiro, Sebastião Casaca, João Martins, João Marques, André Pinho, Dinis Amaral, Xavier Costa, Diogo Duarte, Pedro Oliveira, Pedro Fernandes, Ricardo António, Vasco e João Prijs. Eles também fazem parte desta conquista. Um agradecimento especial a todos os pais, familiares e amigos que tem sido incansaveis no seu apoio permanente ao grupo e a todos aqueles que se deslocaram até Aveiro para apoiar-nos. A todos eles, a Ovarense dedica este título.
Neste momento de enorme alegria não podemos deixar de lembrar a todos os atletas que conformam a família dos cadetes da Ovarense: Iuri Martins, Rafael Marques, João Matos, José Soares, André Couto, Luís Pinto, Pedro Apolinário, João Leite, Rui Sousa, Paulo Diaz, Diogo Miranda, Pedro Caseiro, Sebastião Casaca, João Martins, João Marques, André Pinho, Dinis Amaral, Xavier Costa, Diogo Duarte, Pedro Oliveira, Pedro Fernandes, Ricardo António, Vasco e João Prijs. Eles também fazem parte desta conquista. Um agradecimento especial a todos os pais, familiares e amigos que tem sido incansaveis no seu apoio permanente ao grupo e a todos aqueles que se deslocaram até Aveiro para apoiar-nos. A todos eles, a Ovarense dedica este título.
Parabéns CAMPEÕES !!!!
Parabéns
Feliz Aniversário
A equipa dos Cadetes da AD Ovarense felicita o seu atleta Rui Sousa pelos seus 16 anos e deseja-lhes as maiores felicidades.
sábado, janeiro 29, 2011
Fase Final Distrital: Ovarense vence Galitos e deixa tudo em aberto.
Numa partida muito disputada e com um ambiente escaldante, a nossa equipa esteve praticamente todo o jogo na frente do marcador, embora os anfitriões nunca baixassem os braços mantendo-se sempre na luta pelo resultado. A nossa equipa conseguiu manter durante grande parte do desafio uma boa vantagem mas não conseguiu assegurar a vitória senão até o último lance.
Com a combinação deste resultado mais a derrota do Sangalhos a segunda hora frente ao Illiabum (45-55) todas as contas estão em aberto sendo que quaisquer das equipas participantes poderá chegar ao título mas também quaisquer uma poderá ficar em último lugar e fora do Nacional.
Apoia a tua equipa, este domingo pelas 16h00 no Pavilhão dos Galitos no jogo contra o Illiabum na jornada de todas as decisões.
Fase Final Distrital: Oscilações ditam derrota na estreia
A Ovarense perdeu hoje na sua estreia na Fase Final Distrital de Cadetes Masculinos frente ao Sangalhos por 63-68 numa partida onde não estivemos bem a nível defensivo e onde a nossa oscilação em termos exibicionais foi fulcral para a derrota.
O encontro ficou marcado pela grande paridade que reinou sempre no marcador mas também pela nossa grande irregularidade ofensiva alternando períodos de grande produção atacante com outros de grande seca em que passamos vários minutos sem concretizar nenhum ponto o que se veio a revelar como fatal perante uma equipa que soube aproveitar bem as nossas falhas e que no final da partida esteve mais feliz na concretização.
Não entramos bem na partida sofrendo um parcial de 0-7 nos primeiros três minutos em que parecemos ter entrado muito ansiosos em campo. Depois de alguns ajustes, a equipa reagiu e começou a funcionar melhor em termos defensivos fechando melhor a nossa zona restritiva o que fez com que o Sangalhos não conseguisse manter a mesma produção ofensiva. Isto também nos permitiu soltar-nos mais em ataque onde tivemos a oportunidade de criar boas situações embora com alguma falta de dinâmica no 5x5. Mesmo assim melhoramos ostensivelmente embora sem conseguir vencer o período (13-14).
Nos segundos dez minutos (18-16) perante um cinco adversário mais fraco estivemos melhor em termos de mobilidade ofensiva com melhor aproveitamento nos duelos de 1x1 mostrando boa eficácia na concretização mas durante a primeira metade do quarto nem sempre fomos lúcidos com alguns lançamentos precipitados e pouca produtividade a nível de jogo interior o que somado a uma menor intensidade defensiva (muito espaço) permitiu ao Sangalhos manter o equilíbrio no marcador. Ao intervalo, vencíamos por 31-30.
No reatamento do desafio (17-20), voltamos a entrar desconcentrados sofrendo novamente um parcial de 0-6 nos primeiros três minutos, período no qual estivemos muito permissivos em defesa, sem conseguir fazer as ajudas e sem fechar bem os espaços permitindo ao Sangalhos sucessivas penetrações. Isto levou aos bairradinos a amealhar uma diferença que chegou a estar nos onze pontos durante a primeira metade deste quarto (34-45). Depois de alguns acertos a equipa melhorou, recuperando agressividade e intensidade defensiva e fruto de uma maior dinâmica atacante e do incremento da eficácia no lançamento de meia e longa distancia conseguiu novamente voltar ao jogo embora sem conseguir passar para a frente no final do período (48-50).
No derradeiro quarto, a equipa entrou bem mantendo o elán trazido do período anterior conseguindo passar para a frente com 8 minutos para o fim (54-50). Depois, passou por momentos menos estáveis perdendo alguma segurança nas transições e alguma qualidade na selecção de lançamento o que permitiu ao Sangalhos fazer alguns contra ataques 2x1 e 1x0 que não desperdiçou. Com o jogo igualado a cinco minutos do fim (60-60) assistiu-se a um jogo emocionante nem sempre bem jogado onde pairou a emoção e a incerteza no resultado até aos instantes finais conseguindo o Sangalhos fruto de uma maior tranquilidade e regularidade aproveitar a nossa nova quebra em termos de jogo ofensivo chegando ao fim de desafio com a vitória.
Em conclusão, um resultado justo que premeia a equipa que foi mais regular ao longo dos quarenta minutos e que soube aproveitar melhor os erros do adversário. Este resultado complica as nossas contas mas a Fase Final ainda está em aberto pelo que hoje teremos mais uma final frente ao anfitriões pelas 16 horas em Aveiro.
A equipa agradece o apoio de todos os que a acompanharam durante este desafio.
Parciais: (13-14) (18-16) (17-20) (15-18)
Marcador: (13-14) (31-30) (48-50) (63-68)
sexta-feira, janeiro 28, 2011
quinta-feira, janeiro 27, 2011
Citações de Grandes Treinadores
«A Concentração e a atitude são os fundamentos para o sucesso.»
Bud Wilkinson - Exitoso treinador de football americano
Citações de Grandes Treinadores
"Há sempre a motivação de querer ganhar. Todo mundo tem isso. Mas um campeão necessita, para além de querer ganhar de ter um extra na sua atitude, na sua concentração e no seu espírito combativo em campo".
Pat Riley - Exitoso treinador NBA
quarta-feira, janeiro 26, 2011
Citações de Grandes Treinadores
"Aqueles que trabalham mais duramente são os últimos a se render."
Rick Pitino - Treinador NCAA Basketball
terça-feira, janeiro 25, 2011
Eurochallenge: Benfica derrotado em casa pelos franceses do Gravelines na segunda jornada
O Benfica perdeu esta terça-feira com os franceses do Gravelines por 64-67, na 2.ª jornada do Grupo K da Eurochallenge. Depois do desaire na ronda inaugural na Letónia, frente ao Ventspils (100-65), os encarnados complicaram as contas para o apuramento para a próxima fase, onde só se apuram os primeiros dois classificados.
Na partida disputada no Pavilhão da Luz, a equipa comandada por Henrique Vieira terminou o primeiro período empatado (23-23). No segundo parcial, o Benfica revelou grande eficácia ofensiva, tendo ido para o intervalo a vencer por 7 pontos.
Na etapa complementar, os franceses reagiram e aproximaram-se do resultado, passando para a frente no último período. A poucos segundos do final, e com o Gravelines a vencer por 2 pontos, Ben Reed perdeu a bola e não conseguiu alterar o desfecho negativo da partida.
Com 16 pontos, Élvis Évora foi o melhor marcador do Benfica. O poste português realizou ainda 10 ressaltos e 2 assistências. Em bom plano esteve também Reed, com 15 pontos.
No outro jogo do Grupo K, o Norrkoping recebeu e venceu o Ventspils, por 77-75. O próximo encontro dos encarnados nesta competição está agendado para 1 de Fevereiro, na recepção aos suecos do Norrkoping.
Citações de Grandes Treinadores
"Para ser uma equipa, devemos ser uma familia. O sucesso da equipa consiste em que todos trabalhem duro, trabalhem juntos, sem nunca se preocupar com quem recebe o crédito."
Don Meyer - Coach College Basketball
Hábitos Vencedores: Como tornar-te um jogador especial
Esta é uma lista, feita pelo treinador Kevin Eastman (um dos elementos do staff técnico dos Boston Celtics), sobre as características que os grandes jogadores possuem - o que os distingue da restante maioria e os torna especiais:
- Revelam grande concentração dentro de campo e sempre que um treinador está a falar.
- Querem saber tudo aquilo que o treinador tem para lhes dar e que os ajudará a melhorar o seu jogo; estão sempre dispostos a aprender (com qualquer pessoa).
- Querem fazer o seu trabalho e deixar o seu suor dentro de campo todos os dias.
- Esforçam-se tanto nos treinos, como se esforçam nos jogos.
- Não acabam de treinar, nem acabam um exercício enquanto não forem capazes de o fazer bem.
- Sabem como são as pequenas coisas que, muitas vezes, os separam do resto dos jogadores na liga; prestam atenção aos mais pequenos detalhes.
- Muito raramente falham um treino.
- Não se importam de ser corrigidos e treinados quando sabem que o treinador tem razão e que lhes está a dizer a verdade.
- Querem ouvir a verdade.
- Dedicam-se a todos os aspectos do seu jogo: as capacidades técnicas e tácticas, o corpo, o treino, a condição física, a comida que comem... Tudo!
- Responsabilizam-se a si próprios.
- Também obrigam os seus colegas de equipa a responder pelo seu papel na mesma.
- Desprezam / detestam perder.
- Compreendem que os grandes jogadores precisam de grandes colegas de equipa; apreciam o basquetebol colectivo e o jogo de equipa.
Citações de Grandes Jogadores
"Eu não ponho pressão a mim mesmo. Quando o faço, jogo simplesmente mal. Quando jogo mal, a minha equipa joga mal."
Carmelo Anthony - Estrela dos Denver Nuggets da NBA
Relaxem, concentrem-se mas não se preocupem...e acima de tudo aproveitem o jogo! Divirtam-se! Sempre!
Fundamentos Tácticos: Leitura do "miss match"
Vídeo em que podes ver como o base soube ler perfeitamente a diferencia de altura e velocidade que havia no emparelhamento defensivo:
LPB: Nuno Cortez da Ovarense Dolce Vita MVP Nacional da 12ª Jornada
O norte-americano Tyrone Curnell esteve com a mão quente este fim-de-semana, daí que não tenha surpreendido o facto de ter sido o MVP Global desta jornada. Um pouco mais discreto, mas igualmente a bom nível, esteve Nuno Cortez, que uma vez mais foi o jogador nacional com maior valorização da ronda. O internacional português somou mais um duplo-duplo (23 pontos e 10 ressaltos), tendo sido uma vez mais decisivo num triunfo da Ovarense. Face à ausência de Matthew Webster viu-se obrigado a ter de jogar os 40 minutos, já que não abundam as soluções interiores no plantel vareiro. Somou ainda 2 roubos de bola, 1 assistência e 1 desarme de lançamento.
Cinco Ideal da 12ª Jornada:
Posição 1: João Reveles, Ginásio e Daniel Monteiro, Lusitânia 25 de valorização.
Posição 2: Tyrone Curnell, Barreirense FC, 39,5 de valorização.
Posição 3: Kyle Austin, Vitória Sport Clube, 29.5 de valorização.
Posição 4: Almaad Jackson, Sampaense Basket, 29,5 de valorização.
Posição 5: James Robert, Lusitânia dos Açores, 30 de valorização.
segunda-feira, janeiro 24, 2011
NBA: Denver vence com Carmelo Anthony em grande
No único jogo desta madrugada, os Nuggets receberam e bateram os Pacers, por 121-97, fechando em beleza uma semana em que mudança de Carmelo Anthony para New Jersey ficou oficialmente sem efeito.
Ora, a estrela da equipa de Denver foi o principal protagonista no triunfo sobre os Pacers, revelando especial pontaria para lá da linha de três pontos. Carmelo Anthony terminou o encontro com 36 pontos (6/8 em triplos), aos quais juntou 8 ressaltos e 1 assistência. Nené Hilário (15 pontos e 10 ressaltos) acrescentou mais um duplo-duplo ao seu currículo e Al Harrington (16 pontos) também contribuiu positivamente “saltando” do banco.
No conjunto de Indiana, que somou a quinta derrota consecutiva, Tyler Hansbrough (27 pontos e 10 ressaltos) foi o mais esclarecido. Danny Granger (8 pontos) e Darren Collison (5 pontos), as principais armas ofensivas dos Pacers, estiveram em noite “não”.
Cadetes A: Ensaio positivo antes da Fase Final
A equipa dos Cadetes A da Ovarense ao vencerem no passado sábado o Illiabum a domicilio por 42-63 superaram com êxito o seu último teste antes da Fase Final Distrital do próximo fim de semana em Aveiro. Numa partida em que entramos muito bem amealhando uma boa vantagem no final da primeira parte conseguimos, embora sem manter o mesmo nível nos segundos vinte minutos, gerir o resultado e vencer com alguma facilidade perante um dos nossos adversários em dita competição.
Nos primeiros dez minutos (23-05) entramos muito bem impondo um alto ritmo que os anfitriões não conseguiram acompanhar. Alternando bem o lançamento exterior e o jogo interior, a nossa equipa jogou sempre rápido nas transições defesa ataque. A nível defensivo pressionamos bem as linhas de passe do adversário e obrigamos ao Illiabum a fazer muitos lançamentos forçados o que ajudou a sua baixa produtividade neste período.
Nos segundos dez minutos (15-12) não conseguimos manter os altos índices de eficácia na concretização pelo que não tiramos o devido aproveitamento da nossa superioridade em campo. Defensivamente estivemos menos agressivos nas tabelas cedendo muitos ressaltos defensivos o que permitiu aos locais segundas e terceiras tentativas de lançamento.
Depois do regresso do intervalo, ambas equipas entraram muito mal no jogo (parcial de 0-0 nos primeiros três minutos) com um jogo muito embrulhado, fazendo más selecções de lançamento e com pouca paciência no ataque, não surpreendendo a baixa pontuação do período (10-12). A nossa equipa pareceu entrar menos concentrada e isso reflectiu-se num aumento dos turnovers, em transições menos rápidas e com menos segurança e em baixos níveis de eficácia.
No derradeiro quarto (14-14) conseguimos melhorar em termos de concentração mas continuamos a mostrar-nos pouco seguros nas transições, e sem ser tão eficazes na finalização. Também não conseguimos tirar maior vantagem nos duelos de 1x1 e o equilíbrio acabou por ser a nota dominante embora com a nossa equipa sempre a gerir a vantagem acumulada.
Foi um jogo difícil mas com um resultado final justo. A equipa está de parabéns por ter alcançado o seu primeiro objectivo da época que era o de estar presente na Fase Final Distrital. Agora, devemos durante esta última semana de trabalhos incrementar a nossa concentração e a nossa entrega nos trbalhos de preparação para poder-mos encarar com legítima ambição as próximas metas.
Parciais: (23-05) (15-12) (10-12) (14-14)
Marcador: (23-05) (38-17) (48-29) (62-43)
Jogaram:
Citações de Grandes Treinadores
"O basquetebol é um jogo de percentagens. Para conseguir que o adversário faça más percentagens são básicos a defesa e o ressalto".
Herb Brown - Treinador Basquetebol
Parabéns
Feliz Aniversário
A equipa dos Cadetes da AD Ovarense felicita o seu atleta Rafael Marques pelos seus 14 anos e deseja-lhes as maiores felicidades.
A equipa dos Cadetes da AD Ovarense felicita o seu atleta Rafael Marques pelos seus 14 anos e deseja-lhes as maiores felicidades.
domingo, janeiro 23, 2011
Fases Finais Distritais de Juniores: Femininas vice-campeãs; Masculinos ficam em 4º
As equipas vareiras não tiveram a mesma sorte nas respectivas fases distritais que se jogaram este fim de semana. Afastados da disputa pelo título, os Sub18 masculinos defrontaram a equipa do Brandoense com o objectivo de vencer e alcançar um lugar no Nacional. O objectivo não foi alcançado pois a equipa de Ovar perdeu por 61-73 num jogo que um mau terceiro periodo foi fundamental para a derrota. O Galitos que venceu a Sanjoanense por 71-67 alcançou o título.
Em Vagos, as Sub19 femininas defrontaram as locais com o título Distrital em liça. Num jogo equilibrado, uma má entrada na partida permitiu as anfitriãs alcançar uma boa vantagem que depois conseguiram gerir até ao final vencendo por 54-46. Desta forma, as vareiras alcançaram um honroso vice campeonato e o conseguinte apuramento para o nacional. A Sanjoanense ficou em terceiro depois de vencer a equipa da Gafanha por 61-33.
Cadetes B: Terceiro periodo menos conseguido dita nova derrota em jogo equilibrado
A equipa dos Cadetes B da Ovarense perdeu este sábado na sua deslocação até a Gafanha por 64-75 no último jogo desta segunda fase distrital. Numa partida onde o equilíbrio foi a nota dominante, a maior capacidade física dos locais,a nossa incapacidade para controlar a tabela defensiva e a nossa quebra durante o terceiro período foram as chaves principais para o desfecho final.
Perante um adversário mais experimentado (jogadores com experiência competitiva em Juniores B) e fisicamente mais possante, a nossa equipa entrou bem no jogo (15-17) conseguindo através do lançamento de meia e longa distancia (4/9) manter o jogo nivelado disfarçando algumas fraquezas nos ressaltos, onde permitimos que os anfitriões dispusessem de segundos e terceiros lançamentos, e na defesa onde por vezes não conseguimos fazer as ajudas dando a possibilidade ao Gafanha de concretizar alguns cestos fáceis em penetrações.
No segundo período (22-17), imprimimos maior agressividade na defesa e conseguimos ser mais rápidos nas transições defesa ataque, o que somado a uma boa selecção de lançamento permitiram a nossa equipa passar para a frente do marcador e chegar ao intervalo com vantagem de três pontos: 37-34.
No regresso do intervalo, não entramos bem na partida com falta de concentração defensiva, passividade nas tabelas e com baixo rendimento ofensivo a cometer muitos erros na selecção de lançamento e de passe e com pouca paciência no ataque organizado. Todas estas falhas castigaram a nossa equipa que viu logo os anfitriões a fazer de entrada um parcial de 0-9 nos primeiros 2.50 minutos. Mesmo a nunca baixar os braços a nossa equipa não conseguiu libertar-se e acabou por perder o período por 7-21 resultado que viria a marcar o desfecho final da partida.
Nos derradeiros dez minutos (20-20), a equipa reagiu bem não baixando nunca os braços mas novamente não conseguiu dominar as tabelas e mostrou-se pouco eficiente a defender. Naturalmente, o jogo foi menos colectivo e só não conseguimos aproximar-nos mais no marcador devido a baixa eficácia no lançamento e a um adversário que conseguiu gerir a vantagem sem perder a concentração.
Com este resultado, a equipa finaliza a sua participação na Segunda Fase Distrital com um meritório segundo lugar conseguindo provar que pode bater-se de igual para igual com equipas de um nível competitivo superior. Mesmo assim, devemos continuar a trabalhar para melhorar aspectos menos conseguidos neste jogo, sobretudo no que diz respeito a defesa e trabalho de ressaltos. Uma palavra para a arbitragem, que manteve sempre um critério claramente caseiro castigando a nossa equipa com inúmeras faltas e permitindo o jogo mais físico dos locais.
Por último a equipa agradece o apoio de todos os familiares e amigos que a acompanharam nesta deslocação.
Parciais: (15-17) (22-17) (07-21) (20-20)
Marcador: (15-17) (37-34) (44-55) (64-75)
Jogaram:
sábado, janeiro 22, 2011
Fases Finais Distritais: Sub18 Masculinos
A equipa de Sub18 masculinos da Ovarense perdeu hoje com o Galitos no 1º jogo da 2ª jornada por 59-81. Depois da derrota da véspera frente a Sanjoanense a equipa ainda conseguiu equilibrar a partida durante a primeira parte do desafio chegando ao intervalo empatada. Embora a continuar a equilibrar durante o terceiro período a superioridade dos anfitriões veio ao de cima no derradeiro período, parcial no qual o Galitos fugiu definitivamente no marcador.
No outro jogo da jornada a Sanjoanense venceu o Brandoense por 83-53. Com estes resultados, amanhã a Ovarense e o Brandoense discutirão a última vaga para o Nacional enquanto Galitos e Sanjoanense já apurados decidirão o título distrital.
Fases finais Distritais de Juniores: Sortes Diferentes
Sortes diferentes para as equipas vareiras no primeiro dia de competição das respectivas Fases Finais Distritais:
As Sub19 Femininas que disputam a Fase Final em Vagos venceram na primeira jornada a Sanjoanense por 50-38. No outro jogo, os anfitriões Vagos venceram facilmente a Gafanha por 89-32. Hoje no segundo dia de competição, a nossa equipa defronta o Gafanha enquanto que o Vagos jogará frente a Sanjoanense.
Os Sub18 Masculinos que disputam a fase final em Aveiro, não tiveram sorte e perderam frente a Sanjoanense por 41-60, num jogo em que estiveram sempre atrás no marcador. Hoje pelas 15 horas defrontará o Galitos que na primeira jornada venceu o Brandoense por 86-50. No outro jogo a Sanjoanense jogará frente ao Brandoense.
Subscrever:
Mensagens (Atom)