****** Bem Vindos ao Site dos Cadetes da Ovarense ****** Welcome to the Ovarense Cadetes Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

quinta-feira, julho 29, 2010

Fundamentos Técnicos: Defesa

Defender ou marcar, é dificultar ou impedir que o adversário construa os seus habituais sistemas ofensivos, que receba a bola e execute seu ataque nas posições preferidas e que faça seus lançamentos, dribles, fintas ou passes correctamente. Para defender bem exige-se determinação, agressividade e trabalho.

Determinação: É a vontade, a satisfação real de marcar. Anular um bom adversário é mais importante do que ser o melhor marcador do jogo. O teu adversário ficará nervoso e até desesperado e não conseguirá atacar bem, principalmente os elementos que são os melhores lançadores da equipa. Entre os titulares de uma equipa grande, sempre há um lugar garantido para um bom marcador.

Agressividade: Não deixes que a tua equipa se acomode na defesa, vibra com ela para que não dê tréguas ao seu adversário. É necessária rapidez mental e física. A antecipação ao adversário deverá ser sempre que possível executada.

Trabalho: Deves trabalhar muito nas posições básicas do corpo, movimentação rápida de braços e pernas; não saltes sem razão ou percas o equilíbrio. Trabalha a tua visão periférica para que possas dar ajuda indispensável aos teus companheiros.

Um bom jogador de defesa deve saber quando e como fazer uma falta; bloquear um driblador, cortar ou antecipar um passe, forçar os adversários para as regiões menos perigosas do campo, anular a mão forte do adversário, observar qual o lado de preferência usado pelo atacante para suas fintas, giros etc..

"Os bons defensores, têm continuidade, estão sempre presentes - ajudam - recuperam - marcam - ressaltam, aí está a qualidade."


Bozidar Maljkovic - Treinador Serbio ganhador de 4 Euroligas


Sem comentários:

Enviar um comentário