****** Bem Vindos ao Site dos Cadetes da Ovarense ****** Welcome to the Ovarense Cadetes Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

domingo, novembro 27, 2011

Cadetes «A»: Ovarense vence no duelo de líderes e isola-se no comando do Campeonato

A Ovarense assumiu este sábado a liderança isolada do Campeonato Distrital depois de vencer com total merecimento na recepção à Oliveirense por 65-40 numa partida em que o resultado foi claramente melhor do que a exibição e que esteve dividida em duas partes totalmente diferentes. O resultado também permitiu aos vareiros iniciar da melhor forma um ciclo competitivo complicado de cinco jogos em quinze dias no momento em que estamos a chegar ao primeiro terço da prova.
Duelo de líderes saldou-se com vitória da Ovarense
A primeira parte do desafio esteve marcada pela nossa má entrada, principalmente em termos ofensivos (só 28 pontos), a pouca claridade nas transições (21 turnovers), a escassa mobilidade no ataque, alguma atrapalhação na circulação da bola e más selecções de lançamento o que redundou em parciais equilibrados com varias alternâncias no marcador e numa baixa concretização perante um adversário que se apresentou em Ovar muito motivado e moralizado pela excelente época que vinha realizando.

Na segunda parte, a Ovarense foi melhor em todos os aspectos, cometeu menos erros, teve sempre um leque maior de soluções ofensivas e soube dilatar o marcador impondo o ritmo que mais lhe interessava.

A equipa visitante iniciou o choque apostando numa defesa agressiva sobre o portador da bola reduzindo os espaços e dificultando ao máximo o primeiro e segundo passe na saída para o nosso ataque. Aproveitando alguma apatia e quebras de concentração da nossa parte, a Oliveirense surpreendeu a nossa equipa jogando em contra ataque tirando proveito de alguma falta de equilíbrio defensivo com os locais a ter alguns problemas nas recuperações, conseguindo liderar o marcador 11-6 nos primeiros  6m30s de jogo. Durante este minutos a equipa mostrou-se desorganizada e algo atascada nos seus processos. Depois de um desconto de tempo, a nossa equipa reagiu e com um parcial de 8-3 na ponta final do período alcançou um empate a 14 pontos no final do quarto.

Nos segundos dez minutos (14-10), voltamos a não entrar bem permitindo novamente que a Oliveirense descolasse no marcador com 6 pontos de avanço (16-22) aos 14 minutos de jogo. A partir desse momento, ajustamos as marcações, melhoramos nos processos defensivos permitindo menos espaço e liberdade aos visitantes e controlamos totalmente as tabelas (11-6) e só não conseguimos aumentar os nossos números devido a que continuamos a ser pouco esclarecidos no ataque jogando com muita precipitação e forçando alguns lançamentos. Mesmo assim conseguimos tirar bom aproveitamento do jogo interior e conseguimos sair mais vezes em contra ataque chegando ao intervalo com vantagem de quatro pontos (28-24).

Defesa vareira voltou a revelar-se fundamental para o desfecho positivo do jogo
A segunda parte revelou-se totalmente diferente. Os visitantes ainda conseguiram equilibrar durante  parte do terceiro período (17-11), graças, principalmente ao acerto do seu lançamento exterior mas a nossa equipa tomou conta em definitiva da partida impondo um ritmo mais elevado com uma defesa mais agressiva e uma maior dinâmica nos processos ofensivos tirando bom aproveitamento da nossa maior fortaleza no jogo interior.

Com o jogo ainda em aberto à entrada do derradeiro quarto (45-35) a Ovarense rompeu com o equilíbrio existente fazendo os melhores dez minutos da partida (20-05). Com uma defesa asfixiante que não permitiu nenhum cesto de campo durante o período, um ritmo de jogo vertiginoso, maior segurança nas transições e uma melhor selecção de lançamento, a nossa equipa "cilindrou" a Oliveirense que começou a diluir-se em campo mostrando-se incapaz de reagir o que permitiu que a nossa equipa aumentasse a diferença no marcador até ao final do jogo acabando por obter uma vitoria justa mas muito trabalhada.

Destaque positivo novamente para a nossa prestação defensiva, especialmente na segunda parte (só 16 pontos permitidos), e para a capacidade mental dos atletas para reagir nos momentos menos bons. Superado este desafio não devemos baixar os braços porque vem aí uma fase competitiva complicada com quatro jogos em dez dias, pelo que devemos continuar a trabalhar com humildade, dedicação e concentração para poder continuar a superar os novos desafios. Na próxima jornada, visita a São João da Madeira, quinta feira pelas 11h15 no Pavilhão Paulo Pinto.

A equipa agradece a todos os pais e amigos pelo constante apoio ao grupo assim como também ao Sr Américo pela sua dedicação e ajuda e espera a rápida recuperação do seu atleta Nuno Sampaio a contas com alguns problemas físicos que não lhe permitiram estar presente neste encontro.
 
Parciais: (14-14) (14-10) (17-11) (20-05)
Marcha: (14-14) (28-24) (45-35) (65-40)
 
Jogaram: Ricardo Martins, Gabriel Diaz, João Matos, Sebastião Casaca, André Vaz, Iuri Martins, Rodrigo Soeiro, Luís Vicente, Nuno Marques e Miguel Granja.
 
Treinador: Tam Ling

Sem comentários:

Enviar um comentário