quarta-feira, novembro 30, 2011
Cadetes Ovarense: Antevisão da Jornada
As equipas de Cadetes da Ovarense entrarão novamente em acção esta quinta feira com a consciência da importância de alcançar resultados positivos que as mantenham na luta pelas posições cimeiras agora que se inicia um ciclo concentrado de jogos em poucos dias.
Os Cadetes «A» Masculinos abrirão a jornada, pelas 11h15 em São João da Madeira, defrontando uma equipa local que tem vindo a encetar uma boa recuperação na tabela de classificação após um arranque menos bom nesta fase. A Sanjoanense apresenta um conjunto de bons jogadores, fortes do ponto de vista físico, mas que tem tido alguns problemas principalmente no aspecto defensivo. Tradicionalmente apresenta alguns problemas de consistencia e tem revelado alguns problemas do ponto de vista da fortaleza mental na medida em que o jogo lhes corre menos bem. Contudo, os vareiros não podem facilitar e se quiserem manter a sua invencibilidade em desafios oficiais esta temporada deverão impor o seu ritmo de jogo, com níveis máximos de concentração, colectivismo e entrega já que se prevê que seja uma partida com um grau alto de dificuldade.
Entretanto, as Cadetes Femininas receberão pelas 17h00 no Pavilhão Raimundo Rodrigues, a visita do Illiabum, actual penúltimo classificado, na última jornada da primeira volta, num jogo de grande importância para ambos conjuntos. A equipa vareira vem de sofrer a sua primeira derrota nesta fase e procura a retoma das boas exibições cimentando um lugar dentro dos quatro primeiros lugares que darão aceso a fase final distrital enquanto que para as ilhavenses pode ser uma oportunidade para não descolar desse grupo da frente. As visitantes constituem uma equipa forte fisicamente formada principalmente pelas atletas que na época passada se sagraram campeãs distritais de sub14. Mesmo sem conseguir bons resultados nesta fase, não deixa de ser uma equipa complicada de bater e perante a qual teremos de ter muito cuidado principalmente no inicio da partida para evitar ser surpreendidos.
Não deixes de acompanhar as nossas equipas esta quinta feira, dia 1 de Dezembro.
Citações de Grandes Treinadores
"O basquetebol não é como a matemática mas sim como a música. O objectivo é conseguir alguma harmonia, a equipa e os jogadores tem que procurar e reconhecer esse objectivo desde o principio."
Ettore Messina - Treinador Italiano
terça-feira, novembro 29, 2011
Cadetes «A»: Resultados da 4ª Jornada
Domínio total das equipas visitadas na quarta jornada do Campeonato Distrital. O duelo de líderes em Ovar, saldou-se com a vitória da Ovarense diante da Oliveirense. Com a derrota, a equipa de Oliveira de Azeméis viu o Illiabum que "cilindrou" o Brandoense apanha-la no segundo lugar em vésperas do confronto directo entre as duas equipas na próxima quinta feira. O Sangalhos alcançou a sua primeira vitória nesta fase a custas do Esgueira, que se mantém como a única equipa sem vitórias no grupo. Por último, num jogo em que se defrontavam os nossos próximos adversários, a Sanjoanense confirmou a sua subida de forma, ao superar sem grandes problemas o Galitos.
Citações de Grandes Jogadores
"A preparação, a concentração e a força mental são as colunas que sustentam uma vitória."
Bill Russell - Ex estrela NBA
Planeta NBA: Temporada Regular vai ter menos jogos
A época regular da Liga norte-americana de basquetebol (NBA) poderá ter 66 encontros e terminar 10 dias mais tarde do que o habitual, caso um acordo entre patrões e jogadores permita o arranque da competição antes do Natal.
Na sua página no Twitter, a organização publicou um esboço de um possível calendário para a nova época, cujo início está a ser atrasado pelo "lock-out", com jogadores e patrões a negociarem um novo contrato coletivo de trabalho e a repartição dos lucros.
Ao contrário dos 82 jogos habituais, a fase regular terá apenas 66 (48 com equipas da mesma conferência e 18 com conjuntos da outra), com o último jogo da final a estar marcado para 26 de junho, duas semanas mais tarde do que inicialmente previsto. O atraso no arranque da temporada poderá obrigar também a que as equipas sejam obrigadas a jogar em três noites consecutivas.
segunda-feira, novembro 28, 2011
Cadetes «B»: Resultados da 4ª Jornada
O Gica isolou-se na liderança da prova depois de bater a Ovarense no jogo grande da quarta jornada do Campeonato Distrital. O Illiabum foi vencer em casa do GD Gafanha e ameaça agora os dois primeiros da classificação. Já o Galitos obteve uma fácil vitória diante do Cenap, claramente a equipa mais fraca do Grupo.
Cadetes Femininas: Má segunda parte leva a derrota pesada
Ovarense: 48 - Galitos: 82
Parciais: (17-18) (15-21) (05-19) (11-24)
Marcha: (17-18) (32-39) (37-58) (48-82)
A Ovarense mostrou a sua pior versão desta época no passado sábado diante da equipa dos Galitos, perdendo o seu invicto ao sofrer uma pesada derrota por 48-82 em jogo a contar para a quarta jornada do Campeonato Distrital de Cadetes Femininas.
Perante uma equipa que chegava a Ovar também invicta e num jogo onde se discutia a liderança da prova, a equipa vareira esteve pouco acertada, com numerosos erros na circulação da bola, na organização defensiva e nos lançamentos diante de uma bem organizada equipa visitante que com o passar dos minutos foi crescendo em campo até alcançar uma vitoria clara e justa.
A primeira parte da partida (32-39), revelou algum equilíbrio no marcador com a nossa equipa a não estar bem em termos defensivos padecendo muitas vezes de alguma falta de intensidade e de organização o que permitiu as visitantes a concretização de muitos cestos fáceis em situações de vantagem. Em termos ofensivos ainda fomos conseguindo manter os nossos níveis embora revelássemos por vezes alguma precipitação no ataque, alguma insegurança nas transições e pouca clarividencia na selecção dos lançamentos.
Com tudo em aberto a segunda parte do jogo não correu bem a equipa. No reinício da partida (05-19), a situação piorou com uma Ovarense a não encontrar o seu lugar no campo, mostrando-se incapaz de superar a defesa visitante, padecendo de alguma falta de ordem e com dificuldades para encontrar as suas referencias no ataque e com um importante abaixamento em termos defensivos o que permitiu ao Galitos disparar no marcador sentenciando o desfecho da partida.
Restava o último quarto (11-24) para tentar emendar os erros e tentar encontrar o caminho da recuperação, mas o Galitos não facilitou e as vareiras também não reagiram, pelo que as diferenças continuaram a aumentar até ao final da partida.
Em jeito de balanço, foi uma vitória justa da melhor equipa em campo, que conseguiu mostrar-se mais homogénea e concentrada ao longo dos quarenta minutos acabando por ser mais forte em todos os aspectos do jogo. O resultado, embora negativo, permite tirar ilações importantes de cara ao nosso futuro na competição. Temos agora de retomar o trabalho durante a semana de forma a corrigir todas as coisas menos boas que fizemos hoje com o objectivo de superarmos os próximos desafios. Segue-se a 5ª Jornada, quinta-feira, feriado do dia 1, com a recepção ao Illiabum no Raimundo Rodrigues, às 17h00.
A equipa agradece a todos os presentes e aos pais e amigos pelo forte apoio, serão sempre uma parte importante no nosso progresso e crescimento como equipa.
Cadetes Femininas: Resultados da 4ª Jornada
O Galitos venceu em Ovar no duelo de líderes invictos e assumiu o primeiro lugar do grupo. A Sanjoanense foi até Ílhavo quebrar uma serie de duas derrotas vencendo com facilidade o Illiabum que começa a ficar atrasado na corrida pelo apuramento para a Fase Final Distrital. No último jogo do grupo, o GD Gafanha venceu como se esperava o Esgueira enterrando ainda mais a equipa de Aveiro no fundo da tabela de classificação.
Citações de Grandes Treinadores
"Aquilo que tu consegues aprender nos jogos que perdes é extremamente importante para a tua evolução como jogador."
Pat Riley - Ex Coach NBA
domingo, novembro 27, 2011
Cadetes «A»: Ovarense vence no duelo de líderes e isola-se no comando do Campeonato
A Ovarense assumiu este sábado a liderança isolada do Campeonato Distrital depois de vencer com total merecimento na recepção à Oliveirense por 65-40 numa partida em que o resultado foi claramente melhor do que a exibição e que esteve dividida em duas partes totalmente diferentes. O resultado também permitiu aos vareiros iniciar da melhor forma um ciclo competitivo complicado de cinco jogos em quinze dias no momento em que estamos a chegar ao primeiro terço da prova.
Duelo de líderes saldou-se com vitória da Ovarense |
A primeira parte do desafio esteve marcada pela nossa má entrada, principalmente em termos ofensivos (só 28 pontos), a pouca claridade nas transições (21 turnovers), a escassa mobilidade no ataque, alguma atrapalhação na circulação da bola e más selecções de lançamento o que redundou em parciais equilibrados com varias alternâncias no marcador e numa baixa concretização perante um adversário que se apresentou em Ovar muito motivado e moralizado pela excelente época que vinha realizando.
Na segunda parte, a Ovarense foi melhor em todos os aspectos, cometeu menos erros, teve sempre um leque maior de soluções ofensivas e soube dilatar o marcador impondo o ritmo que mais lhe interessava.
A equipa visitante iniciou o choque apostando numa defesa agressiva sobre o portador da bola reduzindo os espaços e dificultando ao máximo o primeiro e segundo passe na saída para o nosso ataque. Aproveitando alguma apatia e quebras de concentração da nossa parte, a Oliveirense surpreendeu a nossa equipa jogando em contra ataque tirando proveito de alguma falta de equilíbrio defensivo com os locais a ter alguns problemas nas recuperações, conseguindo liderar o marcador 11-6 nos primeiros 6m30s de jogo. Durante este minutos a equipa mostrou-se desorganizada e algo atascada nos seus processos. Depois de um desconto de tempo, a nossa equipa reagiu e com um parcial de 8-3 na ponta final do período alcançou um empate a 14 pontos no final do quarto.
Nos segundos dez minutos (14-10), voltamos a não entrar bem permitindo novamente que a Oliveirense descolasse no marcador com 6 pontos de avanço (16-22) aos 14 minutos de jogo. A partir desse momento, ajustamos as marcações, melhoramos nos processos defensivos permitindo menos espaço e liberdade aos visitantes e controlamos totalmente as tabelas (11-6) e só não conseguimos aumentar os nossos números devido a que continuamos a ser pouco esclarecidos no ataque jogando com muita precipitação e forçando alguns lançamentos. Mesmo assim conseguimos tirar bom aproveitamento do jogo interior e conseguimos sair mais vezes em contra ataque chegando ao intervalo com vantagem de quatro pontos (28-24).
Defesa vareira voltou a revelar-se fundamental para o desfecho positivo do jogo |
A segunda parte revelou-se totalmente diferente. Os visitantes ainda conseguiram equilibrar durante parte do terceiro período (17-11), graças, principalmente ao acerto do seu lançamento exterior mas a nossa equipa tomou conta em definitiva da partida impondo um ritmo mais elevado com uma defesa mais agressiva e uma maior dinâmica nos processos ofensivos tirando bom aproveitamento da nossa maior fortaleza no jogo interior.
Com o jogo ainda em aberto à entrada do derradeiro quarto (45-35) a Ovarense rompeu com o equilíbrio existente fazendo os melhores dez minutos da partida (20-05). Com uma defesa asfixiante que não permitiu nenhum cesto de campo durante o período, um ritmo de jogo vertiginoso, maior segurança nas transições e uma melhor selecção de lançamento, a nossa equipa "cilindrou" a Oliveirense que começou a diluir-se em campo mostrando-se incapaz de reagir o que permitiu que a nossa equipa aumentasse a diferença no marcador até ao final do jogo acabando por obter uma vitoria justa mas muito trabalhada.
Destaque positivo novamente para a nossa prestação defensiva, especialmente na segunda parte (só 16 pontos permitidos), e para a capacidade mental dos atletas para reagir nos momentos menos bons. Superado este desafio não devemos baixar os braços porque vem aí uma fase competitiva complicada com quatro jogos em dez dias, pelo que devemos continuar a trabalhar com humildade, dedicação e concentração para poder continuar a superar os novos desafios. Na próxima jornada, visita a São João da Madeira, quinta feira pelas 11h15 no Pavilhão Paulo Pinto.
A equipa agradece a todos os pais e amigos pelo constante apoio ao grupo assim como também ao Sr Américo pela sua dedicação e ajuda e espera a rápida recuperação do seu atleta Nuno Sampaio a contas com alguns problemas físicos que não lhe permitiram estar presente neste encontro.
Parciais: (14-14) (14-10) (17-11) (20-05)
Marcha: (14-14) (28-24) (45-35) (65-40)
Jogaram: Ricardo Martins, Gabriel Diaz, João Matos, Sebastião Casaca, André Vaz, Iuri Martins, Rodrigo Soeiro, Luís Vicente, Nuno Marques e Miguel Granja.
Treinador: Tam Ling
Parabéns
Feliz Aniversário
A equipa dos Cadetes da AD Ovarense felicita o seu atleta Renato Matos pelos seus 14 anos e deseja-lhe as maiores felicidades.
sábado, novembro 26, 2011
sexta-feira, novembro 25, 2011
Cadetes «A»: Resultados da 3ª Jornada
Ovarense e Oliveirense mantiveram os seus invictos depois de vencerem com facilidade o Brandoense e o Galitos respectivamente. Amanhã uma das duas equipas isolar-se-á na liderança do grupo quanto ambas se defrontem em Ovar. Quanto ao Illiabum sofreu mais do esperado para bater o Sangalhos enquanto que em duelo de aflitos a Sanjoanense conseguiu alcançar a sua primeira vitória da temporada.
Cadetes Ovarense: Antevisão da Jornada
Sábado de decisões importantes para todas as nossas equipas de cadetes que irão discutir em todas as frentes, as lideranças isoladas nas diferentes provas em que estão inseridas.
No "velhinho" Pavilhão Raimundo Rodrigues, pelas 15h00, a Ovarense irá receber a visita da Oliveirense. Frente a frente duas equipas que ainda não perderam esta época e que se assumem como candidatas ao título distrital, com concepções diferentes de jogo e que assentam o seu jogo principalmente na fortaleza defensiva pelo que se antevê um desafio equilibrado onde a nossa equipa terá que manter níveis altos de intensidade e concentração se quiser manter a sua invencibilidade.
Pelas 18h00, a equipa de Cadetes «B» tentará, em Albergaria a Velha, isolar-se na liderança do seu grupo. Para isso terá de bater o Gica que chega à partida sem conhecer o amargo sabor da derrota nesta fase. Trata-se de um conjunto que já jogou contra equipas «A» na primeira etapa do distrital com alguns resultados equilibrados e que até agora se tem mostrado muito forte nesta segunda fase. Como já é tradicional, os locais são sempre uma equipa complicada de bater em casa e que privilegiam normalmente um basquetebol agressivo e muito físico tendo exibido até os momentos, uma boa capacidade concretizadora pelo que teremos de melhorar substancialmente os nossos níveis exibicionais e a nossa concentração em campo se nos quisermos manter sem derrotas na actual temporada.
Por último, as nossas Cadetes Femininas receberão pelas 19h00 na Arena Dolce Vita a visita do Galitos num jogo que se perspectiva como um verdadeiro duelo entre as duas equipas que se tem revelado como mas mais fortes nesta fase competitiva. Frente a frente estarão a melhor defesa e o melhor ataque da prova com uma equipa visitante que revela muita maturidade a nível táctico e que assenta a sua fortaleza numa defesa muito agressiva e pressionante e na velocidade das suas transições. Para as vareiras será um teste importante de cara ao seu futuro na competição.
Não deixes de acompanhar as tuas equipas durante todo o dia sábado nesta jornada importante que pode marcar o assalto a liderança das nossas equipas de Cadetes em todas as provas.
Citações de Grandes Treinadores
"Sempre digo aos meus jogadores para que não gastem energias em pensar na importância de uma partida. Isso é um erro, porque te esgotas mentalmente. Há que pensar no que está passando no campo porque só assim tens opções de ganhar."
Ettore Messina - Treinador Italiano
quinta-feira, novembro 24, 2011
Aviso Urgente: Nova alteração do local do próximo jogo dos Cadetes «A»
Devido aos treinos da equipa sénior da Ovarense e a sua necessidade de utilizar o pavilhão da Arena Dolce Vita durante a tarde do próximo sábado, o local do jogo da 4ª Jornada do Campeonato Distrital de Sub16 masculinos entre a Ovarense e a Oliveirense que tinha sido alterado voltou a ser marcado em definitivo para o Pavilhão Raimundo Rodrigues mantendo-se a data e a hora originais.
Citações de Grandes Treinadores
"Para defender primeiro tens de ter vontade de defender. Isso pode traduzir-se em defender para roubar bolas ou também procurar forçar os erros nos adversários. Mas antes de tudo.....deves ter motivação e capacidade de sacrifício. O trabalho defensivo é um trabalho COLECTIVO. Qualquer situação táctica que o nosso adversário nos possa apresentar deve ser defendida pelos cinco jogadores que estiverem em campo nesse momento".
Jordi Martí Muntané - Treinador Espanhol
quarta-feira, novembro 23, 2011
Selecções: Conhecidas as Sedes dos Europeus 2012 de Sub16 e Sub18
A FIBA Europa anunciou a lista dos países anfitriões para os Campeonatos da Europa Jovens. São 214 as equipas vão participar em 14 torneios num total de 11 países, da Estónia a Gibraltar.
Os anfitriões do EuroBasket 2011, a Lituânia, vão uma vez mais receber os Campeonatos Europeus Masculinos de Sub-16 e Sub-18. Terão como co-anfitrião os vizinhos da Letónia, que também têm a experiência do EuroBasket Feminino de 2009 e de vários Campeonatos Europeus Jovens.
A Hungria, que está a concorrer para ser o país organizador do EuroBasket Feminino de 2015, vai receber tanto os Campeonatos da Europa de Sub-16 como os Sub-20 femininos, Divisão A.
O Campeonato Europeu de Sub-18 Feminino, Divisão A, vai regressar à Roménia pelo segundo ano consecutivo, após a bem sucedida organização do torneio deste ano.
As várias selecções portuguesas ficaram a conhecer os locais onde vão competir. A selecção feminina Sub-16 disputa a divisão B na Estónia, as Sub-18 disputam também a divisão B mas na Macedónia e as Sub-20 jogam a divisão A, na Hungria.
A selecção masculina Sub-16 vai jogar a divisão B na Roménia, os Sub-18 também disputam a Divisão B mas na Bósnia e os Sub-20 vão até à Bulgária (divisão B).
Cadetes «B»: Resultados da 3ª Jornada
Não houve nenhuma surpresa na 3ª Jornada da segunda fase do Campeonato Distrital -Grupo 1-. As favoritas venceram os seus jogos. O Gica foi vencer facilmente em casa do CENAP e mantém-se invicto ao igual que a nossa equipa que venceu o GD Gafanha. No outro jogo da jornada o Illiabum foi a Aveiro vencer os locais que continuam sem conhecer o sabor da vitória nesta fase.
Aviso Urgente: Alteração de local do jogo da 4ª Jornada Cadetes «A»
O jogo da 4ª Jornada do Campeonato Distrital de Sub16 masculinos entre a Ovarense e a Oliveirense que se iría disputar no próximo sábado, dia 26 de Novembro pelas 15 horas sofreu uma alteração de local.
Assim sendo, a partida que iria ser disputada no Pavilhão Raimundo Rodrigues será agora jogada na Arena Dolce Vita mantendo-se a data e a hora originais.
Citações de Grandes Treinadores
"O ataque garante espectáculo, a defesa ganha jogos e os ressaltos ganham campeonatos."
Pat Head Summit - Treinadora 8 vezes campeã da NCAA com a Universidad de Tennesee
terça-feira, novembro 22, 2011
Selecções: Portugal no pote 3 de qualificação para o Eurobasket 2013
A FIBA Europa anunciou, esta terça-feira no seu site oficial, a composição dos potes para o sorteio da fase de qualificação do EuroBasket’2013, que se vai realizar na Eslovénia.
A selecção portuguesa faz parte do pote 3 e sabe, desde já, que no sorteio de dia 4 de dezembro próximo vai evitar Montenegro, Letónia, Bélgica, Hungria e Suécia, equipas que fazem parte do mesmo agrupamento.
O sorteio vai definir seis grupos de qualificação, cinco com cinco equipas e um com seis. Os dois melhores classificados de cada grupo e os quatro melhores terceiros também viajam para a Eslovénia.
Espanha (campeã europeia), França, Rússia, Macedónia, Lituânia e Grécia já estão apuradas para a fase final, assim como Grã-Bretanha (organizadora dos Jogos Olímpicos) e Eslovénia (anfitriã do EuroBasket).
Os restantes 16 lugares para a fase final da competição (4 a 22 de Setembro de 2013) vão estar em disputa na fase de qualificação que será disputada entre 15 de agosto e 11 setembro do próximo ano, em sistema de duas voltas.
Nos femininos, Portugal é a única equipa que faz parte do sexto e último pote para o sorteio de qualificação para o Eurobasket 2013, que se vai realizar em França. Sendo assim, a seleção nacional tem já confirmada a presença no único grupo composto por seis equipas.
Potes:
Pote 1 - Sérvia, Turquia, Alemanha, Finlândia, Geórgia e Croácia
Pote 2 - Ucrânia, Bulgária, Polónia, Bósnia-Herzegovina, Israel e Itália
Pote 3 – Montenegro, Letónia, Bélgica, Portugal, Hungria e Suécia
Pote 4 – República Checa, Estónia, Holanda, Suíça, Áustria e Azerbaijão
Pote 5 – Bielorrússia, Eslováquia, Roménia, Albânia, Luxemburgo e Chipre
Pote 6 – Islândia
Cadetes Ovarense 2011/2012: Pertences aqui?
"Há um lugar onde o basquetebol ainda significa algo.
Onde o jogo é tudo o que importa.
Neste lugar tomamos conta dos nossos, porque sabemos que não podemos sobreviver uns sem os outros.
Aqui, a reputação conquista-se e a falsa humildade é cortada pela garganta.
Aqui, a ética de trabalho tem estilo.
Aqui, as coisas ficam feias.
E quando assim ficam, é bonito de se ver.
Aqui, independentemente do quão grande tu te tornares, fazes sempre parte de algo maior.
Tu pertences aqui?"
Cadetes Ovarense 2011/2012
Citações de Grandes Treinadores
"Por muito bom que sejas, só poderás chegar a excelência e alcançar os teus objectivos através de outras pessoas, os teus companheiros de equipa".
Doc Rivers - Treinador dos Boston Celtics
Cadetes «B»: Ovarense alcança nova vitória com exibição pouco convincente
A equipa de Cadetes B da Ovarense obteve este sábado na Arena Dolce Vita uma trabalhada vitória por 73-57 diante do GD Gafanha o que lhe permitiu manter a sua invencibilidade durante a presente época e continuar a partilhar o primeiro lugar do seu grupo nesta segunda fase distrital.
A partida dividiu-se em duas partes totalmente diferentes. Nos primeiros vinte minutos, os vareiros entraram muito bem no jogo imprimindo muita intensidade na defesa, velocidade nas transições com boa circulação da bola e boas selecções de lançamento o que lhes permitiu amealhar uma boa vantagem ao intervalo (52-21).
Na segunda parte (21-36), o rendimento da equipa caiu ostensivelmente, perdendo fluidez e dinâmica nos movimentos ofensivos, mostrando-nos muito perdulários na finalização, e com algum relaxamento a nível defensivo o que permitiu aos visitantes chegar com mais facilidade ao nosso cesto. Neste período fomos também menos colectivos exibindo pouca coesão e sofremos alguns cestos em contra ataque ao não conseguir-mos recuperar defensivamente.
Em jeito de balanço podemos concluir que o resultado foi claramente melhor que a exibição. Diante de um adversário claramente acesivel a equipa não conseguiu manter consistencia na sua prestação confirmando que deve trabalhar mais durante os treinos de maneira a poder ultrapassar os difíceis desafios que se avizinham. Temos uma semana para melhorar o que está menos bem e preparar o próximo jogo.
Obrigado a todos os presentes e aos pais e amigos pelo forte apoio, que transmitiram. Na próxima jornada, deslocação até casa do Gica num jogo importante onde estará em discussão a liderança do Grupo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)