A equipa dos Cadetes A da Ovarense venceu esta sexta feira na Arena a equipa da Sanjoanense por 49-30 numa partida correspondente a oitava jornada da segunda fase do Campeonato Distrital. O início da 2ª volta não podia começar melhor para a nossa equipa. Sabíamos que um resultado positivo permitia-nos ganhar uma boa vantagem sobre um dos nossos adversários directos para atingir o objectivo de qualificarmos para a Final 4 e acabamos por obter uma vitória fácil mas com alguma irregularidade nos nossos níveis exibicionais. A diferença final no marcador não reflecte algumas das dificuldades que sentimos para levar de vencida ao nosso adversário e os diferentes problemas que eles nos puseram durante algumas passagens da partida.
Entramos bem na partida a nível ofensivo mas com alguma apatia e falta de sincronização defensiva durante os primeiros três minutos concedendo aos visitantes algumas facilidades nas suas penetrações ao cesto. Depois de fazer algumas correcções a equipa reequilibrou-se e conseguiu controlar totalmente o jogo através de uma defesa pressionante e de um bom aproveitamento dos contra ataques impondo um parcial de 10-02 na segunda metade do período e obtendo uma vitória por 16-06 no final dos primeiros dez minutos.
No 2º período (14-08) o ritmo de jogo equilibrado manteve-se durante os primeiros dois minutos em que nenhuma das equipas conseguiu abrir o “score”. No entanto, estivemos suficientemente concentrados na defesa durante a primeira metade do período em que conseguimos “secar” o ataque sanjoanino e conseguimos melhorar em termos de eficácia ofensiva quando fomos mais rápidos nas transições e quando conseguimos fazer rodar a bola com velocidade conseguindo aumentar a vantagem até ao intervalo.
Após o intervalo (12-04) entramos com pouca dinâmica ofensiva, perdendo velocidade nas transições e jogando muito lento no ataque planeado o que permitiu aos visitantes fazer um parcial de 0-4 nos primeiros quatro minutos. Depois de novos acertos, a equipa recuperou o controlo do jogo através de uma defesa coesa e de uma melhor selecção de lançamento que permitiu um parcial de 12-0 nos últimos seis minutos do quarto o que permitiu sentenciar a partida ao atingirmos uma vantagem de 24 pontos.
Nos derradeiros dez minutos e com o jogo praticamente resolvido, permitimos a Sanjoanense jogar de igual para igual ao não colocarmos em campo a mesma atitude e intensidade . Defensivamente fomos mais displicentes permitindo inúmeras situações de penetração na nossa área restritiva, fomos menos combativos nas tabelas e permitimos que os visitantes tivessem mais tempo e espaço para o seu jogo de ataque. A nível ofensivo, perdemos eficácia no nosso lançamento (13%) e não fomos inteligentes nem pacientes a gerir as nossas posses de bola e fomos pouco selectivos nos tiros o que permitiu que a Sanjoanense ganhasse muitos ressaltos e pudesse sair em contra ataques rápidos. Por isso não surpreende o resultado do período (07-12) que permitiu aos nossos adversários disfarçar as contas finais do desafio.
A irregularidade evidenciada nesta partida deverá ser um aspecto muito importante a corrigir nos jogos futuros. O esforço necessário para atingir uma vitória torna-se muito mais elevado quando não conseguimos ser consistentes ao longo dos 40 minutos. A nossa equipa mostrou uma enorme entrega nas tarefas defensivas mas nem sempre defendeu bem e mostrou por vezes alguns sinais de ansiedade ou nervosismo perdendo muitas bolas e optando por fazer algumas más selecções de lançamento ao jogar por vezes com alguma precipitação. Para rever também alguma apatia na tabela ofensiva. No lado positivo, o bom aproveitamento dos contra ataques e a nossa boa capacidade para pressionar defensivamente.
Por último, mais uma vez agradecemos o apoio incondicional dos pais e amigos que nos acompanham incansavelmente e que também marcaram presença nesta partida.
Parciais: (16-06) (14-08) (12-04) (07-12)
Marcador: (16-06) (30-14) (42-18) (49-30)
Jogaram:
Sem comentários:
Enviar um comentário