****** Bem Vindos ao Site dos Cadetes da Ovarense ****** Welcome to the Ovarense Cadetes Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

domingo, dezembro 26, 2010

Hábitos Vencedores: Disciplina

A palavra disciplina pode ter diversos significados. Aquele que nos interessa mais hoje, está directamente relacionado com a educação, ou seja, do ponto de vista educativo a disciplina pode ser caracterizada como sendo a disposição ou vontade dos alunos/atletas em seguir os ensinamentos e as regras de comportamento.

Apesar de ser uma qualidade, é por vezes mal vista, já que nos faz lembrar sistemas de ensino rígidos, conservadores e que recorrem em demasia aos castigos. No entanto, uma análise mais profunda revela-nos que disciplina é também sinónimo de ambição (no seu bom sentido, por oposição ao conformismo e ao contentamento). Porquê? Porque para sermos disciplinados precisamos de ter e treinar a nossa capacidade de sacrifício e essa capacidade é claramente um sinal de ambição.

Disciplina é sobretudo uma forma de respeito, primeiro pelos outros e de seguida por nós próprios. Quando somos disciplinados, respeitamos valores, regras e mesmo ordens de outras pessoas (ou até mesmo nossas). A pontualidade ou a capacidade de saber ouvir quando alguém fala são, por exemplo, formas de mostrar disciplina. A auto-disciplina é o maior grau de respeito que podemos alcançar para nós próprios.

Disciplina é a capacidade de fazer aquilo deve ser feito, no exacto momento em que deve ser feito. A disciplina ajuda-nos a manter o rumo, impedindo-nos de seguir o caminho menos penoso e de ceder a facilitismos. E é por isso que todas as equipas precisam de disciplina e todos os jogadores precisam de disciplina.

A disciplina, quando adoptada na sua perspectiva positiva, deve ser interpretada como um plano de ataque - um código individual (ou colectivo) que nos ajuda a superar as várias adversidades encontradas no basket e na vida. É uma parte do caminho que nos levará a atingir metas com as quais nem sequer tínhamos sonhado.

Como disse Michael Jordan: "Jogadores que treinam arduamente quando mais ninguém está a prestar atenção, geralmente, jogam bem quando toda a gente está a ver", isto só é possível com uma tremenda auto-disciplina.

O trabalho árduo nem sempre é divertido, mas se queres realmente alcançar os teus sonhos, é um pequeno preço que tens de pagar e para isso precisas de disciplina… sobretudo muita AUTO-DISCIPLINA!

Rui Costa - Treinador Português

Sem comentários:

Enviar um comentário