****** Bem Vindos ao Site dos Cadetes da Ovarense ****** Welcome to the Ovarense Cadetes Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

quarta-feira, setembro 22, 2010

Habitos Vencedores: A importancia da mentalidade

O basquetebol na sua dinâmica de jogo permite desvendar por completo a essência da personalidade do atleta que o pratica, identifica que tipo de atitude ele toma perante os problemas no campo e, sobretudo na vida. Dito isto há dois caminhos a percorrer (dois tipos básicos de pessoas): O primeiro supõe não saber afrontar os problemas, não possui espírito de luta e termina tombando perante eles. O segundo dá o máximo em sua luta diante das situações adversas, e persiste até as superar.

Aspectos a se ter em conta:

- BOA CONSCIÊNCIA: Ao falhar, o jogador não deve buscar desculpas para seus erros, e sim os identificar correctamente, trabalhar as possibilidades de se desenvolver e diminuir suas limitações.

- BOA ORIENTAÇÃO: quando o jogador entende que em basquetebol se trabalha em conjunto, portanto sendo necessário partilhar seu esforço e talento com a equipa que é a verdadeira protagonista, ele fixa seus objectivos a nível individual, sabendo que o seu maior triunfo é contribuir para o crescimento do nível da equipa que ele defende, pois neste jogo não se vence sozinho.

- SACRIFÍCIO: quando o jogador tem o firme propósito de melhorar sua técnica e aperfeiçoar seus conhecimentos, ele se concentra em combinar seus treinos com os estudos e o tempo com a família e amigos. Esta motivação lhe permite dividir sua agenda, atingir seus objectivos na vida e aprender uma importante verdade: sem sacrifício não há conquistas.

- CONCENTRAÇÃO: quando o jogador aprende a escutar e não apenas ouvir, enxergar e não apenas olhar, executar e não apenas fazer. Quando entende que pode ser capaz de fazer quase tudo, coisas simples ou complexas no exacto momento em que o treinador as está explicando, se concentra realmente.

- LEITURA DO JOGO: quando o jogador aprende que é importante transferir o que treina para a hora de jogar, entende que é preciso ser um aluno aplicado, se aprofundar no conhecimento do jogo e entender a sua modalidade.

Naqueles momentos em que se joga basquetebol em alto nível e que uma competição não consegue ser decidida apenas pelo esforço feito na preparação física, técnica e táctica, o confronto chega a uma realidade não palpável: a mentalidade, e esta marcará sempre a diferença entre os jogadores que desejam vencer e os outros.

1 comentário:

  1. eu pratico basquete e acho que o basquete È um tipo de vida que tem que praticar algum esporte pq o esporte muda as vidas das pessoas

    ResponderEliminar