A Ovarense regressou as vitorias no Campeonato Nacional ao vencer este domingo a equipa do Illiabum a domicilio por 33-69 num jogo que ficou marcado pela significativa melhoria mostrada pela equipa em termos exibicionais em contraste com o jogo da véspera e pela consistencia em termos ofensivos ao longo dos 40 minutos.
Entramos muito bem no jogo evitando que os locais anotassem qualquer ponto durante os primeiros 5m40 produto de uma defesa agressiva e pressionante, que reduziu espaço na zona interior e que obrigou aos jogadores do Illiabum a optar por lançamentos de meia e de longa distancia onde se revelaram pouco eficazes. No ataque conseguimos ser rápidos e seguros nas transições criando imenso volume de oportunidades, ora, no ataque em superioridade, ora, no ataque organizado, onde exploramos bem o 1x1. Pena que as nossas baixas percentagens de concretização nos tivessem impedido de alcançar uma vantagem mais dilatada no final dos primeiros dez minutos (16-03).
No segundo período (16-14) não conseguimos evitar que o Illiabum tivesse um maior rendimento ofensivo ao mostrar-nos mais apáticos na defesa das penetrações. Em termos de ataque fomos mais selectivos na hora de lançar (42%) jogando mais em ataque planeado. Tivemos mais discernimento na hora de rodar a bola e de a fazer chegar ao homem melhor posicionado e fomos claramente mais efectivos no jogo interior onde tiramos partido da nossa superioridade física.
A segunda parte (37-16) começou com uma reacção previsível da equipa da casa que chegou a fazer um parcial de 5-0 nos primeiros 4 minutos do terceiro período, mas depois de um atempado desconto de tempo a nossa equipa reagiu e rapidamente reassumiu o controlo do jogo, tirando grande partido do contra ataque e da desesperação dos atletas de casa que começaram a forçar muitos lançamentos exteriores sem grande resultado. Esta situação provocou o avolumar da vantagem até ao final da partida vencendo claramente a melhor equipa em campo.
Vitória justa da nossa equipa numa partida em que recuperamos alguns dos nossos conceitos de jogo: velocidade, agressividade defensiva, contra ataque e colectivismo.
Boa reacção emocional a péssima exibição da véspera; Melhorias na atitude defensiva; Fortaleza do nosso jogo interior e maior aposta no contra ataque; Alto ritmo de jogo durante os quarenta minutos; Controlo das tabelas; Mais colectivo e menos individualismo; Baixo número de bolas perdidas; Respeito pelo adversário.
Preocupantes percentagens de lançamento de meia distancia e exterior (6/37) ; Lapsos de concentração durante alguns momentos da partida tanto em termos ofensivos como defensivos que perante adversários mais fortes podem resultar-nos fatais.
A equipa agradece como sempre o imenso apoio e dedicação de todos aqueles que permanentemente nos acompanham nos seus jogos. No próximo fim de semana (sábado, 17h00, Arena), jogo importante frente ao Ginásio Figueirense, um dos actuais co-lideres do campeonato para o qual partimos com o objectivo claro de vencer.
Parciais: (16-03) (16-14) (14-06) (23-10)
Marcador: (16-03) (32-17) (46-23) (69-33)
Jogaram: Rodrigo Lopes, Nuno Sampaio, Nuno Leite, Ricardo Ribeiro, Pedro Santos, Iuri Martins, Gil Seabra, Rodrigo Soeiro, Rui Sousa, Ricardo Martins e José Soares.
Treinador: Tam Ling
Sem comentários:
Enviar um comentário