****** Bem Vindos ao Site dos Cadetes da Ovarense ****** Welcome to the Ovarense Cadetes Homepage ******Myspace Scrolling Text Creator

segunda-feira, outubro 31, 2011

Cadetes «A»: Cinco atletas da nossa equipa chamados aos treinos da Selecção Distrital

A Ovarense vai estar representada por 5 atletas no 1º treino de observação da Seleção Distrital de Sub16 Masculinos que se realiza amanhã, dia 1 de Novembro.

O treino realiza-se no Pavilhão do Galitos em Aveiro, das 17h00 às 19h00 lembrando aos atletas que deverão comparecer no treino com 15 minutos de antecedência.

Atletas da nossa equipa que irão participar: André Vaz, Gabriel Diaz, Miguel Granja, Ricardo Martins e Rodrigo Soeiro.


André Vaz, Gabriel Diaz, Rodrigo Soeiro, Ricardo Martins e Miguel Granja
Desejamos muita sorte aos nossos atletas, e que a experiência seja gratificante.

Fundamentos Técnicos: O crossover como ferramenta para ganhar espaço para lançar

Cadetes «A»: Estatísticas Acumuladas da Primeira Fase Distrital


Clicar para Ampliar

Clicar para Ampliar

Cadetes «B»: Resumo da Primeira Fase Distrital

Clicar para Ampliar

Clicar para Ampliar



Citações de Grandes Jogadores

"Vai até ao teu limite, uma e outra vez. Não cedas um centímetro até a buzina final soar."


Larry Bird - Mitica estrela dos Boston Celtics

sábado, outubro 29, 2011

Basquetebol Espectáculo: Derrick Rose

Francês Nicolas Batum MVP da semana na Eurolegue

Mudança de Hora

Na noite de hoje, sábado para amanhã domingo entra em vigor a hora de Inverno, pelo que deverás atrasar os relógios uma hora. Assim, às duas horas da madrugada de domingo será uma hora da manhã.

Selecções Distritais: Primeiros Treinos de Observação

Aproveitando a paragem nos Campeonatos Distritais a ABA vão realizar-se no feriado de dia 1 de Novembro (Terça-feira) os primeiros treinos de observação de atletas com vista à formação das suas Selecções Distritais.

Esta 1ª convocatória é da responsabilidade dos Clubes que serão divididos em 2 Grupos (Norte e Sul):

* Clubes do Norte: Brandoense, Sanjoanense, Ovarense, Oliveirense, Cenap, ACR Vale de Cambra, Esgueira, Enesse e BCO.
* Clubes do Sul: AD Vagos, Galitos, GD Gafanha, Gica, Sangalhos, Colégio de Calvão, Illiabum, Beira-Mar e Atómicos.

Os treinos realizam-se como é habitual no Pavilhão do Galitos com o seguinte horário:

• Sub 14 Fem. (Sul) - das 9h às 11h
Sub 16 Fem. (Sul) - das 9h às 11h
• Sub 14 Masc. (Sul) - das 11h às 13h
Sub 16 Masc. (Sul) - das 11h às 13h
• Sub 14 Fem. (Norte) - das 15h às 17h
Sub 16 Fem. (Norte) - das 15h às 17h
• Sub 14 Masc. (Norte) - das 17h às 19h
Sub 16 Masc. (Norte) - das 17h às 19h

Os treinadores dos Clubes estão convidados para assistir aos treinos havendo uma reunião com os treinadores do masculino do Sul às 10.30h e do feminino do Sul às 11.00. Com os treinadores do masculino do Norte a reunião será às 16.30h e do feminino do Norte às 17.00h.

quinta-feira, outubro 27, 2011

O melhor de Tyreke Evans nos torneios de Verão

Fundamentos Tácticos: Defesa do Bloqueio directo

Citações de Grandes Jogadores

"Quando tu dominas os fundamentos, na hora do jogo, tu não precisas de te preocupar com eles. E isso te permite trabalhar mais inteligentemente. Soa fácil, mas não é. Tu tens que constantemente monitorar os teus fundamentos porque a única coisa que te vai permitir ter avanços será a tua atenção neles. Os fundamentos nunca mudarão. Há um jeito certo e um modo errado para fazer coisas. Trabalha nos fundamentos, e o nível de tudo o que tu fazes subirá".

Michael Jordan

quarta-feira, outubro 26, 2011

Aprender com as estrelas da NBA: Euro-Step com Manu Ginobilli

Basquetebol: Um jogo para todos...

Citações de Grandes Jogadores

"A vontade de uma pessoa não se mede pelas vezes que cai, mas sim pelas vezes que se levanta."

Julius Erving - Ex estrela da NBA

Planeta NBA: Curtas

Serge Ibaka assinou pelo Real Madrid. Aproveitando o lockout da NBA, e tentando colmatar a ausência do sérvio Novica Velickovic, o Real Madrid faz chegar mais uma estrela da liga norte-americana. Trata-se de Serge Ibaka, jogador que já brilhou na ACB, que vai construindo uma carreira estável na NBA ao serviço dos Oklahoma City Thunder e que recentemente se sagrou campeão europeu ao serviço da selecção espanhola. Na equipa espanhola vai juntar-se ao também NBA Rudy Fernandez (Dallas Mavericks).

DaJuan Summers (Detroit Pistons), um dos jogadores que chegou a Europa devido ao lockout, foi despedido pelo Montepaschi Siena (Itália) devido ao baixo rendimento que estava a demonstrar. O presidente do clube disse que o jogador estava a ter muitos problemas de adaptação ao basquetebol europeu.   Summers acabava de finalizar o seu primeiro contrato NBA, depois de ser eleito no lugar 35 do Draft de 2009 pelos Pistons. Na sua segunda época na liga tinha feito medias de 3.5 pontos e 0,6 ressaltos em 21 jogos.

A primeira paragem da digressão mundial que estão a planear algumas das principales estrelas da NBA foi confirmada. Porto Rico receberá jogadores da dimensão de Kobe Bryant, LeBron James, Dwyane Wade, Kevin Durant, Derrick Rose, Carmelo Anthony, Amar’e Stoudemire, Chris Paul, Tyson Chandler, Kevin Garnett, Rajon Rondo, Paul Pierce, Blake Griffin, Chris Bosh, Chris Kaman, Russell Westbrook y Kevin Love no próximo domingo, 30 de Outubro, no Coliseu de San Juan. Aguarda-se que a digressão chegue a Londres (Inglaterra – 1 e 3 de Novembro), Macau (China – 5 Nov.) e Melbourne (Australia – 8 e 9 Nov.).
Dentro de pouco tempo, Joakim Noah vai unir-se a lista de grandes jogadores que tem passado pelas mãos do mítico Hakeem Olajuwon. O poste francês dos Chicago Bulls declarou numa entrevista ao site do seu pais, BasketSession.com que treinar com o máximo bloqueador na história da NBA é uma das coisas que quer fazer ao longo da sua carreira. Antes de Noah, jogadores como Dwight Howard, LeBron James o Kobe Bryant passaron pelo ginásio da lenda apodada “The Dream”.

Ainda não é desta que o lock-out na NBA parece ser resolvido. Segundo o "New York Daily News", a liga norte-americana  prepara-se para cancelar mais duas semanas de competição, uma vez que jogadores e proprietários não chegaram ainda a acordo no que diz respeito a um novo contrato geral de trabalho. Recorde-se que no passado dia 10, a NBA já havia cancelado as duas primeiras semanas de competição, que tinha início marcado para 1 de Novembro, prevendo-se agora que a competição não arranque antes de 28 de Novembro.

LPB: Curtas

Depois da saída de Luís Santarino do comando técnico da Académica de Coimbra, o clube já apresentou o novo timoneiro da equipa que compete na Liga Portuguesa de Basquetebol. Orlando Simões é o escolhido, com Santarino a continuar na estrutura do basquetebol dos Estudantes. Ao nível de clubes, Orlando Simões já representou alguns dos principais emblemas do basquetebol nacional, passando depois a integrar os quadros da Federação Portuguesa de Basquetebol onde foi treinador adjunto da principal Selecção, e ainda o responsável pela Selecção Nacional de Sub20 Masculinos.

Nathan Bowie (Terceira Basket), Barry Shetzer (CAB Madeira), Carlos Andrade (FC Porto Ferpinta), Seth Doliboa (SL Benfica) e Cláudio Fonseca (Vitória SC Guimarães) integram o cinco ideal da 2ª jornada da fase regular da Liga. Carlos Andrade foi o MVP Global. Nuno Manarte (Ovarense) partilha com Miguel Minhava do Benfica no capítulo das assistencias e com Jaime Silva (CAB Madeira) nas recuperações de bolas.

terça-feira, outubro 25, 2011

Cadetes «A»: Calendário Provisório da Segunda Fase Distrital

Cadetes «B»: Calendário Provisório da Segunda Fase Distrital

Cadetes Femininas: Calendário Provisório Segunda Fase Distrital

Cadetes «A»: Ovarense fica a conhecer adversários no caminho ao Nacional

Depois de se ter apurado na fase anterior sem nenhuma derrota em quatro jogos, a nossa equipa de Cadetes Masculinos «A» irá ficar enquadrada no Grupo Nacional nesta 2ª Fase do Campeonato Distrital onde irá defrontar as equipas do: Illiabum, Sangalhos, Brandoense, Oliveirense, Sanjoanense, Galitos,  e Esgueira sendo que o primeiro classificado desta fase apurará directamente para o Campeonato Nacional. Da mesma forma as quatro primeiras equipas irão apurar para a Fase Final Distrital a disputar em Janeiro de 2012 de onde sairá o campeão distrital desta época e a outra equipa que irá competir no Nacional. Esta nova fase inicia no fim de semana de 5 e 6 de Novembro.

Cadetes «B»: Ovarense fica enquadrada no Grupo Distrital 1

Após ter finalizado a 1ª fase da competição como a melhor equipa B do Distrito, a nossa jovem equipa de Sub16 Masculinos «B», vai continuar a competir na 2ª Fase do Campeonato Distrital, enquadrada no Grupo Distrital 1, onde vai defrontar: Illiabum «B», Galitos «B», Gica, GD Gafanha e Cenap sendo que estas três últimas equipas são equipas «A» que estiveram a competir num patamar acima durante a primeira fase da época pelo que o nível de exigência para a nossa equipa será agora maior.  Esta nova fase inicia no fim de semana de 5/6 de Novembro.

Cadetes Femininas: Conhecidas adversárias da segunda fase distrital

Depois de se ter apurado na fase anterior com apenas uma derrota em cinco jogos, a nossa equipa de Cadetes Femininas irá ficar enquadrada no Grupo Nacional nesta 2ª Fase do Campeonato Distrital onde irá defrontar as equipas do: GD Gafanha, Illiabum, Galitos, Sanjoanense e Esgueira sendo que a primeira desta fase apurará directamente para o Campeonato Nacional. Da mesma forma as quatro primeiras classificadas irão apurar a Fase Final Distrital a disputar em Janeiro de 2012 de onde sairá o campeão distrital desta época e a outra equipa que irá competir no Nacional. Esta nova fase inicia no fim de semana de 5 de Novembro.

Cadetes «A»: Ovarense soma nova vitoria no fecho da primeira fase distrital

A Ovarense venceu no passado domingo o Brandoense por 23-90 na última jornada da primeira fase distrital numa partida sem grande história e que foi dominada totalmente pela nossa equipa. A equipa vareira terminou assim esta fase competitiva invicta em quatro partidas e sem ter perdido nenhum dos dezasseis períodos disputados.

A nossa equipa encarou o jogo com muita seriedade entrando muito forte e concentrada desde o apito inicial, pressionando muito nas saídas de bola dos locais, reduzindo espaços e cortando bem as linhas de passe. Isto provocou o desnorte no nosso adversário que sem dar por ela levou um parcial 0-8 logo no primeiro minuto de jogo. A situação manteve-se ao longo dos primeiros cinco minutos do jogo com o Brandoense a revelar muitos problemas para chegar ao nosso cesto. Na segunda metade do período perdemos alguma intensidade defensiva o que permitiu aos locais ter mais oportunidades no ataque e no nosso jogo ofensivo, com o passar dos minutos fomos perdendo sentido colectivo e algum discernimento nas selecções de lançamento o que provocou baixas percentagens de finalização e um resultado no período (25-07) que acabou por pecar por escasso.

Nos segundos dez minutos (30-01) estivemos muito melhor a todos os níveis aumentando a intensidade defensiva (9 bolas recuperadas) condicionando totalmente o jogo do adversário dada a agressividade que aplicamos em todas as nossas acções. Controlamos também claramente as tabelas (15-06)  e no ataque funcionamos melhor em termos de bloco, jogando mais colectivamente, com uma circulação da bola mais rápida e objectiva (9 assistências). O recurso ao ataque rápido e ao contra ataque se revelou fundamental para dilatar a vantagem com destaque para as elevadas percentagens de concretização.


Com o jogo resolvido ao intervalo, a equipa partiu então para uma segunda parte onde esteve uns furos abaixo do exibido na primeira metade do desafio. A equipa vareira controlou sempre a partida mas caiu muitas vezes na tentação da resolução individual dos lances forçando muitos tiros e perdendo discernimento na selecção dos lançamentos (principalmente no derradeiro período) mostrando-se também mais estática no ataque organizado o que teve como consequencia uma menor produtividade em termos pontuais.

Está de parabéns a equipa pelo resultado positivo. Agora devemos aproveitar a paragem da competição oficial de quinze dias para trabalhar mais afincadamente nos treinos de forma a continuarmos a evoluir e a melhorar uma vez que com o inicio da nova fase  nos esperam desafios mais difíceis. Vamos por isso continuar a trabalhar bem, porque, só dessa forma podemos continuar a melhorar.  
A equipa agradece o apoio incansável de todos os pais e amigos que estiveram presentes durante o encontro.

Parciais: (25-07) (30-01) (17-09) (18-06)
Marcha: (25-07) (55-08) (72-17) (90-23)

Jogaram: Gabriel Diaz, Nuno Sampaio, Luís Vicente, Sebastião Casaca, André Vaz, Iuri Martins, Rodrigo Soeiro, João Matos, Pedro Pinto, Joaquim Sørås e Ricardo Martins.
Treinador: Tam Ling

Cadetes «B»: Ovarense fecha primeira fase distrital sem derrotas e em primeiro lugar

A equipa de Cadetes Masculinos «B» da Ovarense conclui da melhor forma a sua participação na primeira fase distrital ao vencer na Arena Dolce Vita, no passado sábado a equipa do Illiabum por 67-37, mantendo assim, o seu invicto na actual época.

Num jogo rodeado de alguma expectativa uma vez que frente a frente iriam estar os líderes invictos de cada um dos seus grupos, a equipa vareira soube reagir bem a pressão, partindo para uma exibição sólida durante os quarenta minutos que lhe garantiu uma vitoria mais do que justa pelo que ambas as equipas exibiram durante o desafio.

A quarta vitoria consecutiva dos vareiros na actual época assentou numa boa prestação a nível defensivo, no controlo das tabelas, na excelente entrega e atitude revelada ao longo do encontro pelos atletas e a uma satisfactória dinâmica ofensiva com boa circulação da bola e muita velocidade nas transições.

Uma excelente entrada no jogo permitiu que a nossa equipa conseguisse amealhar uma considerável vantagem ao intervalo (41-18) que praticamente sentenciaram o desfecho da partida. Essa diferença ainda foi dilatada no terceiro período (18-08) onde conseguimos manter a intensidade e ritmo de jogo não permitindo que os visitantes pudessem reagir. No derradeiro quarto (08-11) a equipa perdeu alguma concentração ao jogar menos no colectivo, com pouca assertividade na concretização das oportunidades criadas e com menos fluidez nos processos ofensivos o que somado a constante rotação dos atletas acabou por resultar numa exibição menos conseguida, principalmente nos últimos cinco minutos da partida.

Está de parabéns a equipa por ter alcançado esta nova vitoria mas devemos sempre ter em conta que temos de continuar a trabalhar intensamente nos treinos para melhorar aspectos que ainda não dominamos bem e para ganhar mais rigor e controlo dos nossos movimentos em campo, principalmente em termos ofensivos, uma vez que seguramente teremos desafios mais complicados pela frente na próxima fase competitiva. A equipa agradece o apoio prestado pelos pais e amigos que a acompanham permanentemente.

Parciais: (20-09) (21-09) (18-08) (08-11)
Marcha: (20-09) (41-18) (59-26) (67-37)

Jogaram: Pedro Lamego, Luís Vicente, Nuno Silva, Lucas Leitão, Pedro Pinto, Bernardo Quelhas, Diogo Vinagre, Nuno Marques, José Pedro Fernandes, Joaquim Sørås, Renato Matos e Henrique Barbeta.

Treinador: Luís Iglesias

domingo, outubro 23, 2011

Cadetes »A»: Estatísticas jogo vs Brandoense 23/Outubro

Clicar para Ampliar

Cadetes «A»: Resultados da Quinta Jornada

LPB: Resultados da 2ª Jornada

Cadetes «A»: Ovarense fecha primeira fase invicto

Basquetebol e Música

Cadetes «A»: Ovarense defende hoje o seu invicto no fecho da primeira fase distrital

Cadetes «B»: Resultado do Jogo da Jornada

Cadetes Femininas: Ovarense vence em Águeda e já está na próxima fase

A equipa das Cadetes Femininas da Ovarense venceu ontem o Gica a domicilio por uma diferença de 14 pontos e carimbou dessa forma o seu apuramento para a seguinte fase, onde se disputará o acesso ao Campeonato Nacional e a Fase Final Distrital. A falta da confirmação oficial do resultado as nossas atletas estão de parabéns depois de ter alcançado o seu primeiro objectivo da época. A Ovarense vai juntar-se no Grupo Nacional ao Galitos, GD Gafanha, Illiabum, Sanjoanense e Esgueira.

LPB: Ovarense Dolce Vita vence a Académica e mantém-se no grupo da frente

sábado, outubro 22, 2011

Cadetes Femininas: Ovarense joga hoje futuro da Época

A nossa equipa de Sub16 Femininas, disputa hoje, pelas 18h00, no Pavilhão do Colégio de Albergaria uma partida super importante diante do Gica, com ambas equipas a  lutarem por um lugar no Torneio Nacional e mais em frente pelo Título Distrital. A depender de si próprias a vareiras também deverão estar atentas ao desenrolar do jogo Colégio Calvão-Esgueira que poderá também definir a classificação final das equipas e quais delas se apurarão para a seguinte fase.

Não deixes de apoiar a tua equipa neste difícil desafio neste momento importante da época.

Videos: Motivação

sexta-feira, outubro 21, 2011

Cadetes Ovarense: Antevisão da Jornada

Este fim de semana, as nossas equipas de Cadetes regressam à acção numa jornada que marcará o final da primeira fase distrital. Cada uma das equipas chega a este ponto da temporada com objectivos diferentes. As primeiras a entrar em campo serão as Cadetes Femininas que terão pela frente um jogo importantíssimo para o seu futuro competitivo nesta temporada. A equipa vareira visitará o Gica num jogo que pode decidir o seu apuramento para a seguinte fase que dará a possibilidade de disputar o aceso ao Campeonato Nacional e a Fase Final Distrital pontos altos da época e objectivos traçados para o grupo no inicio da temporada. A equipa de Águeda complicou as suas contas na passada semana ao perder em Esgueira o que agora obriga a nossa equipa a obter um resultado positivo para não ficar fora da próxima ronda. A nossa atitude defensiva, a nossa concentração em campo, o espírito colectivo e a nossa capacidade de poder gerir a pressão inerente ao jogo serão fundamentais para alcançar um resultado que nos permita seguir em frente, tal como todos esperamos.


No sábado a noite (21h00 - Arena Dolce Vita)  será a vez dos Cadetes Masculinos «B» entrarem em campo para defrontarem o Illiabum «B» num jogo em que estarão cara a cara as melhores equipas desta primeira fase distrital. Ambas equipas se encontram já qualificadas para a próxima etapa da competição e esta partida servirá basicamente para a definição da grelha final da classificação e para o enquadramento de ambas equipas no sorteio do calendário da fase seguinte. Evidentemente que o objectivo principal passa pela vitoria e pela manutenção do nosso invicto perante uma equipa que também concluiu a sua participação na fase eliminatoria sem derrotas pelo que teremos de ser uma equipa fiel a sua filosofia de ritmo alto de jogo e defesa pressionante para poder obter um resultado positivo.

Finalmente no Domingo, a equipa de Cadetes Masculinos «A» irá deslocar-se até Paços de Brandão para disputar a última jornada desta primeira fase distrital. Depois de ter folgado na jornada anterior, a equipa vareira procurará manter as boas exibições deste inicio de época perante um adversário que se tem mostrado algo abaixo do que se esperava mas que não deixa de ser uma boa equipa recheada de valores que acumulam uma assinalável carga de experiência competitiva no escalão, uma vez que disputaram o campeonato principal do escalão na temporada passada pelo que teremos de entrar em campo concentrados e conscientes de que temos de dar o máximo se queremos evitar surpresas desagradáveis. O principal objectivo passa por alcançar a vitoria e recuperar a liderança do grupo.

Em todos os desafios serão fundamentais, a concentração, a atitude e o querer aliados ao empenhamento de todos os atletas nas tarefas defensivas e no trabalho colectivo. Serão também importantes, o respeito pelos adversários e a consciência de que temos entrar em campo a acreditar nas nossas potencialidades para superar estes novos testes. Não deixes de apoiar as tuas equipas este fim de semana que estará cheio de basquetebol.